educação

“Tudo o que eles querem é ser rico, famoso e bonito”

Publicado em: 2/06/2021

David J. Bredehoft Ph.D. – Psychology Today – EUA

.

Crianças que valorizam riqueza, fama e imagem enfrentam riscos de ansiedade e depressão.

Happy,Shouting,Self-confident,Rich,Kid,Boy,Millionaire,Sitting,With,Legs

“Demos tudo aos nossos filhos e agora olhe para eles! Basta olhar para eles… as coisas mais importantes para eles são dinheiro, fama e obter o máximo de ‘curtidas’ no Instagram ou o Snapstreak mais longo no Snapchat. Eles só se preocupam com eles próprios. Eles não dão a mínima para os outros. Não é isso que pretendíamos!”

Pais em todo o mundo desejam o melhor para seus filhos. Muitos deram tudo a eles. O tiro saiu pela culatra? Correu mal? Sem saber, os pais podem ter mimado excessivamente os filhos. Acredito que o excesso de indulgência na infância é o processo que os pais empregam involuntariamente para incutir valores materialistas em seus filhos.

O alto preço do materialismo

O livro de Tim Kasser intitulado The High Price of Materialism (O preço alto do materialismo) sugere que existem dois tipos de indivíduos. O primeiro é motivado por aspirações extrínsecas (riqueza, fama, imagem), coisas fora de si mesmas. O segundo tipo de indivíduo é motivado pelo que ele chama de aspirações intrínsecas (relacionamentos significativos, crescimento pessoal, contribuições da comunidade). A pesquisa de Kasser mostra que as aspirações extrínsecas afetam a felicidade diária e a saúde psicológica. Se os filhos valorizam a riqueza, a fama e a imagem, “eles enfrentam um risco maior de infelicidade, incluindo ansiedade, depressão, baixa autoestima e problemas com intimidade”. Além disso, ele diz que “Metas materialistas estão associadas a ser menos empático e cooperativo e mais manipulador e competitivo. Quanto mais as pessoas se preocupam com objetivos materialistas, menos se preocupam com a sustentabilidade ecológica e mais seus estilos de vida tendem a ter um efeito prejudicial sobre o planeta.” No entanto, se os filhos valorizam os relacionamentos, uma vida significativa e a ajuda aos outros, tendem a aumentar o bem-estar, são mais felizes e experimentam níveis menores de depressão e ansiedade.

O que são aspirações extrínsecas?

O desejo de:

• Riqueza (ser muito rico, ter muitas coisas caras, ser rico)

• Fama (ter meu nome conhecido por muitas pessoas, ser admirado por muitas pessoas, ser famoso)

• Imagem (ser atraente, ter uma boa aparência, usar a última moda)

O que são aspirações intrínsecas?

O desejo de:

• Relacionamentos significativos (ter bons amigos fiéis, ter relacionamentos íntimos e compromissados, ter amizades profundas e duradouras)
• Crescimento pessoal (para aprender coisas novas, para viver uma vida significativa, para aceitar a si mesmo)
• Contribuições da comunidade (trabalhar para melhorar a sociedade, ajudar os outros sem receber nada em troca e ajudar os outros a tornar suas vidas melhores)

E a juventude de hoje?

• Riqueza – De acordo com a pesquisa anual da Universidade da Califórnia em Los Angeles, mais calouros (74,6%) dizem que vão para a faculdade para ganhar mais dinheiro.

• Fama - Uma pesquisa recente descobriu que quase três quartos dos jovens de hoje desejam seguir carreira em vídeos online; tornar-se um YouTuber. Os adolescentes postam uma foto no Facebook ou Instagram e esperam o máximo de “curtidas” possível. Um número maior ou igual a 100 curtidas é considerado bom. Menos é uma exibição pobre, até mesmo embaraçosa. Alguns adolescentes dizem que excluirão as fotos que não atingirem 100 ou mais curtidas.

• Imagem - Observe os “bebês vestidos de Gucci” no artigo da Harper Bazaar intitulado “15 crianças que já são blogueiras profissionais de moda. As crianças mais estilosas para seguir no Instagram.”
A ligação entre o excesso de indulgência e o materialismo
Minha teoria é que os pais que mimam excessivamente os filhos correm o risco de transformá-los em adultos com aspirações extrínsecas e que desejam riqueza, fama e imagem; valores materialistas.
Os participantes preencheram dois inventários; um chamado Overindulged e o outro intitulado The Aspiration Index. Descobrimos que as diferentes formas de mimar excessivamente se correlacionam significativamente com o materialismo (a importância da riqueza, fama e imagem). Além disso, a análise do caminho indicou que mimar excessivamente as crianças leva a objetivos de vida “externos” em vez de “internos”.

Principais descobertas

1. Os pais devem estar cientes de que a indulgência exagerada incentiva os filhos a se tornarem:

• Desinteressado na melhoria da sociedade
• Não disposto a ajudar as pessoas necessitadas
• Não querendo tornar o mundo um lugar melhor, e
• Não querendo ajudar as pessoas a melhorar suas vidas, exceto para receber algo em troca.

2. As crianças de hoje são mais indulgentes do que as do passado? Sim. Os participantes mais jovens em nossa amostra foram significativamente mais indulgentes em comparação com os participantes mais velhos.

3. As crianças que crescem em lares com muito mais dinheiro experimentam o excesso de indulgência com mais frequência? Sim. Aqueles que cresceram com mais/muito mais dinheiro foram os que mimaram mais.

4. O excesso de indulgência é o processo que os pais usam para incutir valores materialistas em seus filhos? Sim. A análise sugere que mimar as crianças leva a objetivos de vida “externos” em vez de “internos”.

Dicas para pais

1. Ensine seus filhos sobre nossa cultura de consumo (por exemplo, quem faz os anúncios, como eles funcionam e o que eles querem que você faça).

2. Esclareça seus valores intrínsecos.

3. Focar e modelar comportamento de autocrescimento.

4. Enfatize a proximidade com amigos e familiares.

5. Modele comportamentos e ações que tornam o mundo um lugar melhor.

6. Tome decisões financeiras com base em (a) seus objetivos de crescimento pessoal, (b) coisas que o aproximam de amigos e família e (c) coisas que tornam o mundo um lugar melhor e ajudam os outros.

Comentários

Powered by Facebook Comments