comportamento

Mantendo a vida sexual do casal

Publicado em: 14/12/2020

Harriet Lerner, Ph.D. Psychology Today -EUA

 

MANTER UMA VIDA SEXUAL ATIVA E SAUDÁVEL, MESMO DIANTE DA DESMOTIVAÇÃO, PODE SER COMPENSADOR

Happy long-haired girl gently embracing her smiling boyfriend and going to kiss him. Beautiful young couple cute hugging and laughing, while resting in bed in sunny morning on sea resort.

Não é uma boa ideia se forçar a fazer algo que o repele. Ao mesmo tempo, você pode querer se esforçar para ser atraente, especialmente se tiver um parceiro amoroso e generoso. Muitas pessoas precisam se esforçar para começar, mas uma vez que começam a fazer amor, aproveitam e se sentem mais conectadas. Isso é especialmente verdadeiro se elas puderem tirar toda a pressão de si mesmas e de seu parceiro e assumir uma atitude de “vamos relaxar e ver o que acontece”.

Se você esperar para fazer sexo até que um ou os dois realmente queira fazer sexo, você vai esperar muito tempo. O desejo por sexo facilmente entra em hibernação após o casamento, especialmente para mulheres depois de filhos. Quanto mais tempo você deixar passar antes de fazer sexo, mais difícil será recomeçar.

Ter uma parceria verdadeiramente amorosa não garante que ambas as partes queiram fazer sexo. O sexo tem vontade própria. Uma boa intimidade emocional em casais não garante um bom sexo. Mas as coisas vão por água abaixo se o parceiro “Não” assumir que está tudo bem viver em um casamento sem sexo, mesmo se ele ou ela for alguém para quem o sexo é uma força essencial e estimulante, e um meio de conexão.

Decidir que você não será um parceiro sexualmente ativo porque não se sente como, é como se seu parceiro decidisse que não haverá mais conversa no casamento porque ele ou ela não fala. Frente ao sexo, provavelmente, há algo que você pode fazer que não seria tão terrivelmente difícil.

Graceful long-haired young lady with tanned skin and pink flower in hand gently kissing her sleepy husband. Handsome boy lying in bed with his charming girlfriend in blouse and panties.

Se você não quer fazer sexo porque seu cônjuge não curou uma traição grave, ou não é um parceiro justo e respeitoso, você obviamente precisa resolver isso. Não estou sugerindo que você faça sexo com alguém que o trata de maneira humilhante ou desrespeitosa.

Mas se seu parceiro for uma boa pessoa e um cidadão responsável no relacionamento, esforçar-se para fazer sexo de vez em quando pode evitar que sua libido congele profundamente, especialmente se houver filhos. Frequentemente, há pelo menos uma pessoa em um casal que não sente um “impulso natural” de iniciar o sexo, mas pode ser capaz de fazê-lo quando realmente tentar. Se você não está excitado, ainda há algo a ser dito sobre fazer algo para o prazer do seu parceiro e estar aberto para desfrutar da proximidade física.

Se você realmente acredita que seu relacionamento pode funcionar como uma amizade platônica durante meses, anos e décadas, você pode ignorar esse conselho. Mas se você sabe em seu coração que algum tipo de vida sexual é necessária para que seu relacionamento prospere com o tempo, siga esse conselho e siga em frente.

Comentários

Powered by Facebook Comments