Good News

Good News

Publicado em: 3/04/2020

COMBINAÇÃO DE MOLÉCULAS REALMENTE INVERTE ARTRITE EM CARTILAGEM

GN9_Fev

Pessoas com osteoartrite – artrite com “desgaste” – tinham, no passado, opções bem limitadas de tratamento, como analgésicos ou cirurgia de substituição articular. Agora, pesquisadores de Salk, nos Estados Unidos, descobriram que uma poderosa combinação de dois tratamentos experimentais reverte os sinais celulares e moleculares da osteoartrite em ratos e em células isoladas da cartilagem humana. Seus resultados foram publicados na revista Protein & Cell. “Esta é uma terapia que pode ser trazida para a clínica com bastante facilidade”, explicou o cientista Juan Carlos Izpisua Belmonte, principal autor da pesquisa.

 

PREPARAR UMA “BOLSA DE ACADEMIA” AUMENTA SUAS CHANCES DE SE EXERCITAR MELHOR

GN10_Fev
Tendo problemas para ir à academia? Nesse caso, você não está sozinho – uma em cada cinco pessoas já mentiu sobre malhar. Uma nova pesquisa com 2 mil americanos mostrou que, se você arrumar todos os seus itens essenciais com antecedência, é muito mais provável que você vá ao treino. A pesquisa constatou que mais de um terço (37%) dos entrevistados admitiu que é mais provável que concluam um treino mais cedo porque se esqueceram de algo; e 3 em 10 pularam todo o treino porque não tinham um item “essencial”. Entre os itens mais importantes, foram levantados: tênis apropriados, água, shorts, elásticos e desodorates.

MORADORES DAS FILIPINAS USAM CINZAS VULCÂNICAS PARA REPARAR PRÉDIOS

GN11_Fev

Embora uma erupção vulcânica não traga muitas razões para comemorações, os moradores de Binan, nas Filipinas, utilizaram o imenso poder destrutivo da natureza e o transformaram em uma oportunidade. Dezenas de milhares de tijolos cinza, produzidos com as próprias cinzas da recente erupção, além de cimento e plástico descartado, foram feitos com o objetivo de reparar as partes da cidade danificadas pela erupção em janeiro, proporcionando um curto estímulo econômico, e até mesmo uma redução da quantidade de plástico nos aterros da cidade.

 

MULHER ENCONTRA PAI “PERDIDO” HÁ 56 ANOS APÓS SUGESTÃO DE AMIZADE NO FACEBOOK

GN12_Fev

Uma mulher encontrou o pai há muito perdido após 56 anos de diferença – e tudo porque ele foi “sugerido” como amigo no Facebook. Karen Harris foi adotada no início dos anos 1960, depois de nascer fora do casamento de seus pais adolescentes. Quando ela completou 18 anos, procurou uma agência de adoção que procurava rastrear seus pais biológicos, mas por não saber praticamente nada sobre sua família biológica, ela conseguiu encontrar sua mãe, mas não o pai. Graças às redes sociais, no entanto, pai e filha foram reunidos este ano.

 

MOLÉCULA COLHE ENERGIA DE LUZ – E PODE TRANSFORMÁ-LA EM COMBUSTÍVEL

GN13_Fev

Cientistas desenvolveram, pela primeira vez na história, uma molécula única que pode absorver energia de todo o espectro visível da luz, o que significa que ela pode aproveitar 50% mais energia solar do que as células solares atuais. Além disso, também pode atuar como um catalisador para transformar essa energia solar em hidrogênio – uma alternativa limpa ao combustível para coisas como veículos movidos a gás. A descoberta, publicada na revista Nature Chemistry, pode ajudar as pessoas a se afastarem dos combustíveis fósseis em direção a fontes de energia mais sustentáveis.

 

ADOLESCENTES RESTAURAM “FÉ NA HUMANIDADE” DE GARÇONETE NOS EUA

GN14_Fev

Um grupo de adolescentes restaurou a fé de uma mulher na humanidade depois que eles mostraram um cuidado e uma cortesia especiais em relação a ela no trabalho. Nicole Marie, que trabalha como garçonete no Red Dog Saloon em Milford, Michigan, nos EUA, ficou surpresa ao servir uma mesa de sete alunos do ensino médio. “Primeiro, eles me perguntaram se tinham dinheiro o suficiente para cobrir o que queriam”, lembrou Marie em um post no Facebook. “Eles falaram por favor e obrigado para tudo, depois me deram uma gorjeta e separaram tudo quando terminaram de comer”, narrou ela.

 

NEUROLOGISTAS LANÇAM JOGOS QUE COMPROVADAMENTE TREINAM O CÉREBRO

GN15_Fev

Embora alguns jogos digitais afirmem falsamente melhorar as habilidades cognitivas, três novos jogos criados por um grupo de neurologistas foram efetivamente comprovados como realmente úteis em otimizar o funcionamento do cérebro. Evidenciados por meio de uma série de estudos, eles podem ajudar os usuários a aumentar a memória, a inibição e a flexibilidade cognitiva. Os jogos foram criados por uma equipe de professores universitários de Nova York e da Califórnia, nos EUA.

 

DESCOBERTA ACIDENTAL DE CÉLULA PODE AJUDAR EM TRATAMENTOS CONTRA O CÂNCER

GN16_Fev

Pesquisadores da Universidade de Cardiff no País de Gales, no Reino Unido, descobriram um novo tipo de célula T que representa esperança de uma possibilidade de tratamento contra o câncer. A terapia com células T – na qual as células imunes são removidas, modificadas e devolvidas ao sangue do paciente para procurar e destruir as células cancerígenas – é uma das mais recentes descobertas nos tratamentos contra o câncer em todo o mundo. Mais informações estão no site da Universidade de Cardiff.

 

PESQUISADORES DESCOBREM NOVA ABORDAGEM PARA EDIFÍCIOS SUSTENTÁVEIS

GN1_Marco

Pesquisadores nos EUA desenvolveram uma nova abordagem para projetar edifícios sustentáveis ​​- e estão fazendo isso com a ajuda de pequenos empreiteiros. Em um estudo publicado na revista Matter, o engenheiro Wil Srubar e seus colegas da Universidade do Colorado Boulder descrevem a estratégia de usar bactérias para desenvolver materiais de construção que vivem, se multiplicam, entre outras vantagens. “Já usamos materiais biológicos em nossos edifícios, como a madeira, mas esses materiais não estão mais vivos. Por que não mantê-los vivos se for benéfico?” questionou Srubar, professor assistente do Departamento de Engenharia Civil.

 

PLÁSTICO COMPOSTÁVEL MUDA DE COR QUANDO COMIDA ESTRAGA – E PODE EVITAR DESPERDÍCIO

GN2_Marco

Qualquer pessoa que tenha trabalhado no setor de serviços de alimentação entende que as datas de validade costumam ser bem antes do produto realmente estragar, causando imenso disperdício. Mas e se a embalagem que contém produtos frescos pudesse detectar e avisar quando ocorrer deterioração? Atualmente, uma organização sem fins lucrativos sediada em São Francisco, nos EUA, está desenvolvendo embalagens que incorporam um material sensível que mudará de cor ou dará um sinal de alguma forma quando detectar a presença de bactérias ou fungos na comida.

 

SEMENTES DE MAÇÃ E PERA PODEM VIRAR ADOÇANTE SEM CONSERVANTES

GN3_Marco

Uma empresa holandesa chamada Fooditive está transformando núcleos de pera e maçã, além de outras frutas machucadas e descartadas de produtores e fornecedores diversos, em um substituto de adoçante sem produtos químicos e sem calorias. Adoçantes artificiais como sucralose e aspartame, embora usados em alimentos e bebidas há décadas, estão emergindo como uma genotoxina em potencial (substância venenosa que danifica o DNA), além de poluentes ambientais.

 

CIDADÃOS BRASILEIROS PODEM REDUZIR IMPOSTOS CUIDANDO DA COMUNIDADE

GN4_Marco

Cidades brasileiras estão no processo de aprovar leis que oferecem deduções ou isenções de impostos para os cidadãos que desejam contribuir para restaurar suas comunidades. Seja aumentando o turismo, adotando animais de rua, restaurando os centros históricos da cidade ou plantando árvores e mantendo seus gramados bem cuidados, existem várias maneiras pelas quais os residentes de Goiânia, Belo Horizonte, Quinta do Sol ou Sabará podem reduzir seu IPTU em valores entre 30 e 100%.

 

TRIBO INDÍGENA AMERICANA CONTRIBUI PARA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL EM ILHA

GN9_Marco

Com quase 1 milhão de amostras de quase todos os países do mundo, o Svalbard Global Seed Vault, na remota ilha de Svalbard, entre a Noruega e o Ártico, contém a maior coleção de sementes e outras amostras de plantas do mundo. E a nação Cherokee se tornou a primeira tribo indígena americana a receber um convite para contribuir com sementes de suas próprias colheitas, deixadas como herança, e se juntar ao esforço para garantir a biodiversidade e a segurança alimentar nos incertos séculos à frente. “Esta é uma história em construção”, disse um comunicado de imprensa da Cherokee Nation.

 

ABELHAS SE BENEFICIAM DO PÓLEN DO CÂNHAMO EM PLANTAÇÕES LEGAIS DE MACONHA

GN10_Marco

Desde que o Projeto de Lei Agrícola do Departamento de Agricultura legalizou o cânhamo industrial nos Estados Unidos, cientistas descobriram um benefício inesperado para os novos campos da sativa verde: ela está ajudando as populações cada vez menores de abelhas. A cannabis sativa é uma planta exclusivamente polinizada por vento e, assim, cria uma abundância de pólen para uma variedade de espécies de abelhas. No ano passado, desde que a legislação foi aprovada, as plantas industriais de cânhamo são cada vez mais cultivadas ao ar livre, em vez dos armários e porões dos anos anteriores.

 

CIENTISTAS CULTIVAM LEGUMES NO DESERTO USANDO COLCHÕES DESCARTADOS

GN11_Marco

Cientistas britânicos conseguiram cultivar tomates, pimentões, beringelas e ervas no deserto usando colchões descartados e destinados a aterros sanitários. O sistema inovador, testado em um campo de refugiados na Jordânia, poderá ser implantado em todos os abrigos do mundo, ajudando milhões de pessoas a prosperar em paisagens áridas, já que trabalhadores humanitários geralmente descartam milhares de colchões de espuma usados ​​em campos de refugiados em todo o mundo.

 

61% DOS AMERICANOS DIZEM QUE SALVARAM RELACIONAMENTOS EM FÉRIAS ROMÂNTICAS

GN12_Marco

Quase três em cada cinco americanos disseram que férias românticas já salvaram seus relacionamentos, de acordo com uma pesquisa feita no Dia dos Namorados norte-americano, em fevereiro, com milhares de casais. A pesquisa levantou que 61% já saíram de férias com seus parceiros em um esforço para reacender o romance. E não é de admirar: 6 em cada 10 casais dizem que tendem a experimentar muito mais romance durante as férias, em comparação com a vida cotidiana.

 

ORQUESTRA PERMITE QUE DEFICIENTES APRECIEM MÚSICA DE FORMA DIFERENTE

GN5_Marco

Graças à Danubia Symphony Orchestra, de Budapeste, pessoas surdas agora são capazes de apreciar clássicos da música de uma forma diferente. O maestro da orquestra planejou diversas apresentações inclusivas para pessoas com deficiência auditiva, trazendo música para aqueles que de outra forma não teriam acesso a ela. Na hora de tocar, os artistas ficam posicionados de forma a permitir que os membros da audiência com as mais graves deficiências auditivas se sentem entre eles, colocando as mãos nos instrumentos para sentir as vibrações e apreciando a música por meio do toque, como fez Beethoven.

 

MONGES NA TAILÂNDIA CRIAM MANTAS LARANJA FEITAS COM PLÁSTICO RECICLADO

GN6_Marco

Ajudar a aliviar o sofrimento no mundo é um dos objetivos dos ensinamentos budistas que orientam os seguidores em sua jornada, desde o nascimento até a morte. E para um templo budista na Tailândia, não são apenas alimentos, dinheiro e roupas que os peregrinos doam para a causa: eles trazem resíduos de plástico para reciclar e produzir mantas. Atualmente, apesar de, em termos de tamanho, ser uma fração da China, Índia ou Estados Unidos, a Tailândia ainda é um dos cinco maiores poluidores por plásticos em todo o planeta – mas este cenário pode mudar.

 

LAGARTO GIGANTE ARRECADA DINHEIRO “PINTANDO” OBRAS DE ARTE COM AS PATAS

GN7_Marco

Pequenas obras-primas artísticas foram criadas por um enorme lagarto – e estão levantando dinheiro para beneficiar animais e humanos afetados pelos incêndios florestais australianos. Winston, um lagarto argentino de tegu, cria as pinturas mergulhando suas garras e rabo em diferentes tintas antes de passear contra as telas. A dona de Winston é uma designer gráfica de Michigan chamada Sarah Curry, que colocou em leilão os trabalhos de seu animal – que foram vendidos por valores a partir de US$ 30.

 

CHEIRO DAS ROUPAS DA PESSOA AMADA MELHORA O SONO ASSIM COMO REMÉDIOS

GN8_Marco

O cheiro de uma pessoa amada pode melhorar muito o sono, segundo novas pesquisas em psicologia da Universidade da Colúmbia, nos EUA. Pesquisadores descobriram que os participantes do estudo que foram expostos ao perfume de seu parceiro durante a noite experimentaram uma melhor qualidade do sono, mesmo que tal parceiro não estivesse fisicamente presente. O efeito é o mesmo do relatado ao tomar suplementos orais de melatonina, que são frequentemnete usados ​​como auxílio para dormir.

Comentários

Powered by Facebook Comments