educação

18 DICAS PARA ATINGIR SEUS OBJETIVOS

Publicado em: 14/02/2020

Steven C. Hayes Ph.D. –  Verificada pela Psychology Today – Canada

 

Ferramentas comprovadas e técnicas que você pode aplicar imediatamente

Business strategy success target goals.

 

Manter seus compromissos pode ser difícil, especialmente com distrações diárias que surgem em seu caminho. Felizmente, há ferramentas e técnicas que você pode usar para fortalecer suas resoluções e construir hábitos que sejam sólidos como rocha. Abaixo você encontra uma lista de algumas das minhas técnicas favoritas para estabelecer objetivos melhores e gerar uma mudança positiva em seu comportamento. Por isso, sem mais delongas, aqui estão as 18 dicas para manter seus compromissos.

 

Dica # 1 Escolha uma Recompensa

Toda ação nova é mais divertida quando há uma recompensa esperando por você. Você pode recompensar a si próprio quando alcança um marco, por exemplo, comprando ingressos para um show assim que você terminar seu projeto mais recente no trabalho. Essa é uma estratégia especialmente eficaz se compartilhada com alguém que tiver algum tipo de controle sobre a recompensa (por exemplo, entregue a um amigo os ingressos do show e peça que devolva apenas se sua meta for cumprida). Independente de qual recompensa você tiver escolhido, garanta que seja algo que você realmente aproveitará.

 

Dica # 2 Estabeleça uma Pequena Punição

Ao invés de recompensar a si mesmo, você pode escolher o caminho contrário. Escolha uma punição para o caso de você não atingir seu objetivo. Por exemplo, você pode se comprometer a doar alguma quantia de dinheiro no caso de retomar antigos maus hábitos. Você pode, inclusive, ser mais duro, fazendo a doação para uma causa que seja contrária às suas crenças e seus valores. De novo, independente da punição que você escolher, garanta que seja algo que você realmente não goste. Torne pública sua escolha – compartilhe com algum amigo de confiança, assim não será possível escapar da punição.

 

Dica # 3 Encontre um Profissional

Essa é outra candidata ao posto de melhor dica da lista. Qualquer que seja o objetivo que você deseje alcançar, procure um profissional habilitado. Você quer uma barriga chapada? Procure um educador físico! Você quer melhorar sua saúde mental? Procure um psicólogo! Você quer melhorar sua habilidade de escrita? Procure um coach de escrita! Sim, isso pode ser caro, mas também pode ajudar você a alcançar seu objetivo de forma mais rápida e melhor do que se você fizesse por conta própria.

 

Dica # 4 Equipe-se

Você pode investir mais em seu recém-nascido hábito investindo, literalmente, nele. Encontre equipamentos adequados para avançar em seu objetivo. Se você quer começar a meditar, consiga um tapete de meditação. Se você quer começar a escrever registros sobre seus dias, arranje uma caneta chique e um diário. Investindo em seu objetivo, você fortalece seu compromisso – você pode, também, realizar pequenas melhorias em sua atividade como recompensa.

 

Dica # 5 Participe de Aulas

Qualquer que seja o objetivo que você tem em mente, é provável que tenham cursos sobre o assunto. Procure em sua região e encontre um para você participar. Isso não só te colocará em contato com professores experientes, como também permitirá que você conheça outras pessoas que compartilham objetivos e desejos com você. Cercar-se de pessoas que estejam percorrendo o mesmo caminho que você é um dos passos mais efetivos que você pode dar rumo ao seu objetivo.

 

Dica #6 Participe de Grupos Online

Se você não pode participar de cursos presenciais, experimente a próxima dica: participe de um grupo online voltado para seu objetivo. Quer estejamos falando de dieta, exercícios físicos, leitura, escrita, meditação, questões financeiras, roer unhas ou qualquer outro tópico, haverá um fórum online dedicado inteiramente ao seu objetivo. Participar de um grupo desses permitirá que você, novamente, encontre pessoas com objetivos parecidos, além de oferecer um espaço para questionamentos, feedbacks, novas ideias e suporte.

 

Dica #7 Leia um Livro Baseado em Evidências

Há um fato incrível sobre o mundo: no momento, existem milhares de pessoas em todo o planeta que são especialistas no que você deseja realizar. E melhor ainda, muitos deles dedicaram um tempo para destilar suas sabedorias em palavras escritas que você pode comprar. Pesquise sobre suas escolhas e tenha certeza de que são baseadas em bons dados. Agora depende de você sair e ler esse livro! Livros bem escolhidos não apenas o tornarão mais instruído, mas também o ajudarão a fortalecer seus compromissos gerais.

 

597753-PMTBS4-370

 

Dica #8 Escreva um Contrato de Compromisso

Tudo se torna mais oficial quando está escrito. Por esse motivo, escreva um contrato sobre seu compromisso. Você pode especificá-lo e como começará novas ações. Você pode até incluir uma seção sobre por que esse objetivo é importante para você. Depois de escrever tudo, certifique-se de assiná-lo com seu nome completo (afinal, este é um contrato). Agora você pode exibi-lo para que ele atue como um lembrete frequente de sua resolução.

 

Dica #9 Escreva um Diário de Compromisso

Quando você começar uma nova ação, você terá bons e maus dias. E durante estes altos e baixos, escrever um diário de compromisso pode ajudar. Isso significa que todo dia você escreve um pouco sobre sua resolução: como foi hoje? O que deu certo? O que foi difícil? E o que você aprendeu? Tirar um tempo para responder a essas questões pode fortalecer seu compromisso e, também, fornecer lições valiosas e insights.

 

Dica #10 Escreva Frases para Serem Completadas

Frases para serem completadas é uma das ferramentas mais eficazes para incrementar sua motivação e encontrar soluções criativas para problemas complexos. Por essa razão, reserve um tempo para escrever cinco frases para serem completadas por dia. Tudo o que você tem que fazer é encontrar um final para a seguinte frase: “Se eu realmente levar a sério X, eu vou…” (substitua o X pelo seu objetivo). Tente encontrar uma resposta o mais rápido que você puder. Não importa se estiver errada, ou se você for repetitivo. Faça isso diariamente, e você logo perceberá que você tem muitas ideias de como alcançar seu objetivo.

 

Dica #11 Pratique a Paciência

Essa pode ser a dica que você não quer, mas definitivamente precisa. Ao tentar mudar, é importante praticar a paciência. Sue objetivo pode ser muito difícil de alcançar. Pode ser um longo caminho. E pode ser necessário começar mais de uma vez, com muitas falhas e contratempos. Tudo bem. Não desanime. Em vez disso, pratique a paciência e saiba que as dificuldades e a dor fazem parte da jronada.

 

Dica #12 Fuja de Conversas com Você Mesmo

Sua mente pode ser seu pior inimigo. Ela constantemente lança pensamentos difíceis, por exemplo como você é um fracasso, porque você nunca alcançará seu objetivo e que você não tem o que é preciso. E quando sua mente ameaçar assumir o controle, desista dessa conversa inútil. Existem muitas e diferentes técnicas que você pode utilizar, e a explicação de todas elas iria para além do escopo deste artigo. Por isso, você pode consultar outros artigos sobre o assunto e aprender como neutralizar efetivamente o diálogo interno negativo.

 

Dica #13 Observe, Aceite e Descreva o Desconforto

Muitas vezes abandonamos nossas boas intenções na tentativa de parar de nos sentirmos desconfortáveis. Não deixe que esse seja você. Ao contrário, você pode aprender a observar seu desconforto de forma consciente, atenta e aberto a ele e capaz de identificar onde o que você sente. Como é a dor? Como isso muda? E você pode se permitir se sentir um pouco mais desconfortável? Quanto mais você se abrir ao desconforto, mais você se tornará livre para fazer o que importa. Para mais ideias sobre como lidar com o desconforto, procure por artigos sobre o tema.

 

Dica #14 Se Deslizar, Deslize Conscientemente

Quando cometemos deslizes e voltamos aos maus hábitos, geralmente não fazemos de um lugar consciente, mas de um lugar de desatenção. Nós quase esquecemos o que estávamos fazendo enquanto cometíamos o deslize. Se você for cometer um deslize, faça questão de deslizar conscientemente. Sim, roa as unhas, mas somente se você fizer isso com calma, de forma aberta, consciente e atenta. Nada além de foco total em seu mau hábito. Você pode se surpreender ao descobrir que dificilmente esse mau hábito produza o grande prazer que sua mente afirma ser.Sinta-se livre para parar a qualquer momento.

 

Dica #15 Experimente

Todas as dicas desta lista funcionam para algumas pessoas e provavelmente nenhuma funciona para todas as pessoas. Cabe a você descobrir qual funciona melhor para você. Experimente diferentes técnicas e estratégias. Mantenha o que funciona e jogue fora o que não funciona. Este é um processo contínuo, e somente pelas experiências contínuas você encontrará uma abordagem que realmente funcione para você.

 

Dica #16 Planeje a Falha

A triste realidade é que você experimentará reveses. Um plano não irá de acordo com o planejado. E uma intenção se desfaz. Essa é a vida. Ao invés de sofrer pela sua próxima falha, planeje-a com antecedência! O que você fará quando errar? Como você pode se recuperar rapidamente e se comprometer novamente com seu objetivo? Quanto melhor você planejar a falha, melhor poderá se recuperar e aprender com seu próximo passo em falso.

 

Dica #17 Faça uma pausa

Algumas vezes, mudar não é a melhor ideia. Às vezes suas circunstâncias estão contra você e você se vê lutando contra moinhos de vento. Nesses casos, o melhor é fazer uma pausa. Você não precisa se esforçar constantemente. Descanse. E então, depois de ter tido algum tempo para se recuperar, com energia renovada, tente novamente e siga em frente.

 

Dica #18 Comece

Uma das dicas mais simples, porém mais efetiva é essa: apenas comece. Não importa como. Apenas faça algo. Não espere o momento perfeito de ir para a academia, mas deite e faça cinco flexões agora. Não espera pela oportunidade perfeito para começar a meditar, mas feche seus olhos e medite por 60 segundos agora. Você nunca vai magicamente se sentir fazendo algo a não se que você faça. Então comece aqui e agora.
Se você está procurando por mais ferramentas e estratégias comprovadas, fique atento para o próximo artigo sobre 18 Dicas para Fazer Resoluções que Ficam.

 

Excited colleagues giving high five reaching goal

 

Você também pode encontrar no meu novo livro A Liberated Mind.

Sobre o autor
Steven C. Hayes, Ph.D., é Professor da Fundação Nevada no Departamento de Psicologia da Universidade de Nevada Reno.
Disponível em: <https://www.psychologytoday.com/ca/blog/get-out-your-mind/202001/18-tips-build-rock-solid-commitments>.

Comentários

Powered by Facebook Comments