motor

LANÇADO O EVIJA DA LOTUS O MAIS PODEROSO DO MUNDO

Publicado em: 4/09/2019

Carlos Abeleira

 

O inspirador das novas linhas da Lotus é 100% ELÉTRICO, tem quase 2000 CV e foi projetado para estradas, não só pistas.

lotus-evija-2

A Lotus revelou o Evija, o hipercarro totalmente elétrico que afirma ser “o carro de produção mais poderoso do mundo”. Seus quatro motores elétricos capazes de entregar uma potência combinada de 1.973 cv e 173,5 kgfm de torque indicam que assim que chegar às rodovias no ano que vem realmente superará todos concorrentes. Não serão construídos mais que 130 destes hipercarros de dois lugares, cada um com um preço de R$ 8 milhões. Chegará a 100km/h em menos de 3 segundos e a 320 km/h em menos de 9 segundos. Já pode ser reservado mediante um depósito reembolsável de £ 250.000.

lotus-evija-6
Mas ele vai além: Com um estilo único, o EVIJA, repleto de vincos e reentrâncias e diferente dos demais modelos da Lotus, atuará como inspirador dos novos carros de desempenho da Lotus que estão por vir.
Segundo a Lotus, o Evija terá uma bateria de 70kWh capaz de carregar até 350kW, permitindo uma carga em 18 minutos com um alcance WLTP de cerca de 400 km e em apenas 12 minutos recarrega 80%.
Para dar o máximo em leveza, tanto o chassi como o corpo são de fibra de carbono, e mesmo assim, atinge 1680 kg, principalmente pelo aporte da bateria. Apesar disso, a Lótus, por meio de seu diretor, Russell Carr, declarou a Autocar da Inglaterra que “o modelo estabelecerá um novo padrão para o desempenho de direção da Lotus” e será “o carro de estrada mais dinamicamente realizado na história da Lotus”.
Acrescentou Carr. “Há um certo luxo no espaço quebrando a sensação claustrofóbica que existe nesses tipos de carros. Pode parecer ridículo, mas queremos que ele seja um hipercarro realmente utilizável. O Evija é muito mais um carro de estrada, mas obviamente as credenciais de desempenho o atestam para as pistas”.

lotus-evija-7
O sistema de vetorização de torque auto ajustável pode distribuir a potência em qualquer combinação para duas, três ou quatro rodas, dependendo da necessidade, em frações de segundo.
Por dentro, a cabine é bem futurista, com console central flutuante, painel de instrumentos digital que lembra o de carros de Fórmula 1, repleto de comandos como o botão giratório seletor dos modos de condução.

Comentários

Powered by Facebook Comments