educação

PESQUISA: CRIANÇAS APRENDEM MELHOR APÓS ATIVIDADE FÍSICA

Publicado em: 26/08/2019

Education Today – Inglaterra

 

Um novo estudo do Super Movers (BBC) demonstrou o efeito positivo que o exercício físico tem sobre o poder de aprendizagem das crianças da faixa etária escolar primária. O estudo analisou o impacto da atividade física no comportamento e desempenho em sala de aula. Das escolas participantes, 77% apresentaram uma notável melhora na função cerebral e aprendizado de seus alunos após os exercícios.

635399-POCUWW-879

O Super Movers é uma iniciativa da BBC e da Premier League que ajuda os professores a inspirarem as crianças da escola primária a se tornar mais ativas e impulsionarem seu aprendizado durante todo o dia escolar.
A pesquisa foi liderada pela equipe Super Movers e pelo professor Eef Hogervorst, professor de psicologia biológica na Escola de Esporte, Exercício e Ciências da Saúde da Loughborough University. O estudo testou o impacto da atividade física e seus efeitos na aprendizagem com mais de 1.000 alunos de 17 escolas primárias de todo o Reino Unido.
As crianças da escola foram divididas em dois grupos – um grupo que se exercitou e um grupo que não o fez. O grupo que realizou os exercícios completou 50 minutos de atividade física – incluindo treinamento com circuitos e coreografia retirado dos recursos ativos da sala de aula do Super Movers – e então executou uma série de tarefas cognitivas para determinar se o exercício ajudou a aumentar a atenção e melhorar o aprendizado, comparado aos seus colegas que não fizeram atividade física.

635434-POCUZ0-930
Os resultados do estudo indicaram que a velocidade do cérebro, a capacidade de processar informações e aplicá-las às tarefas, aumentou em até 19% após o exercício. A atividade física também melhorou significativamente o humor em todas as crianças que se exercitaram, sendo que o dobro dos meninos do grupo de exercícios mostrou uma ligação clara entre a melhoria do humor e o aumento da velocidade do cérebro em comparação ao grupo sem exercícios.
O professor Eef Hogervorst disse: “O experimento nacional produziu alguns resultados realmente promissores e mostra que, com menos de uma hora de exercícios físicos prazerosos em um dia, podemos ver algumas melhorias reais no aprendizado das crianças. Há muito tempo foi estabelecido que o exercício possa melhorar a função cerebral, mas ao observar resultados tão significativos em sua grande totalidade confirma que exercícios divertidos, como os recursos do Super Movers, podem fazer uma grande diferença”.

Comentários

Powered by Facebook Comments