adega

A DOQ Priorat introduz “Os nomes da terra”, a nova qualificação para os vinhos dessa apelação

Publicado em: 16/06/2019

Arthur Azevedo

 

Esse projeto, pioneiro na Espanha, posiciona os vinhos da DOQ Priorat entre os melhores vinhos europeus, seguindo o mesmo caminho das maiores regiões vinícolas do Velho Mundo.

Los nombres de la tierra - DOCa Priorat (1)

Álvaro Palacios, viticultor e produtor da DOCa Priorat, e Sallustià Álvarez, presidente da DOCa Priorat, apresentam a membros nacionais e internacionais do setor vinícola “Os nomes da terra”.

Um grande vinho é um fruto estrito e puro de um lugar privilegiado. Quanto mais tentamos focalizá-lo, mais precisa fica sua identidade, o que é vital para definir um grande vinho. Neste contexto, a DOQ Priorat está promovendo essa nova qualificação de vinhos produzidos em suas vinícolas, além de enfatizar três valores principais: transparência, humildade e a recuperação de algo que havia desaparecido.
“É hora de respeitar uma origem mais específica. Trata-se de nomear determinado vinho como deveria ser feito, segundo o lugar de onde ele vem. Quanto maior a responsabilidade que temos para com a terra, maior a credibilidade, a confiança e o rigor que conquistamos no mundo dos grandes vinhos”, disse Álvaro Palacios, produtor da DOQ Priorat, durante a apresentação mundial da nova qualificação feita hoje em Cartoixa d’Escaladei diante de mais de 55 profissionais renomados do mundo todo.
“Este projeto está atribuindo valor à singularidade de uma terra, a DOQ Priorat, realçando suas 459 localidades, além das videiras singulares e antigas”, disse Sallustià Àlvarez, presidente da DOQ Priorat.

“Os nomes da terra” introduz a seguinte classificação:

Vinho DOQ Priorat
Eles refletem a personalidade genérica da vitivinicultura e tipicidade da DOQ.

Vins de Vila
Eles transmitem a identidade exclusive do mosaic de paisagens de uma aldeia, a soma da diversidade de seus locais de cutlvio.

Vinhos de Paratge
Mostram uma essência ainda mais pura, um caráter ligado à orografia, à geologia e a um microclima delimitado.

Vinya Classificada
Esses vinhos nascem de uma produção individual de vinhos de virtudes excepcionais, que precisam ser engarrafados separadamente.

Gran vinya classificada
Esses são exemplos muito raros de talento natural e histórico: uma aliança móvel, resultante do puro capricho da natureza e da tradição que foi capaz de interpretar e preservar as joias vinícolas mais exclusivas até nossos dias, sem sofrer a alteração do tempo.

Rastreabilidade
O Consell Regulador DOQ Priorat identificou todas as parcelas viníferas do Priorat. A razão foi assegurar a origem de cada uva de cada vinhedo e de cada vinho segundo uma qualificação específica. Com isso, os técnicos da DOQ Priorat podem garantir, graças a um controle estrito de rastreabilidade, que a origem e as regras estabelecidas na classificação atual aplicam-se a todos os vinhos.

Hoje, a DOQ Priorat tem pouco mais de 2.000 hectares de vinhedos, cultivados por 575 viticultores e 109 vinícolas. O cultivo da videira e a produção de vinhos são as principais atividades econômicas das aldeias dessa apelação.

Comentários

Powered by Facebook Comments