Good News

Good News

Publicado em: 6/05/2019

PESQUISADORES DESCOBREM NOVA MANEIRA DE ARMAZENAR ENERGIA SOLAR

 

9 - SOLAR ENERGY

Após décadas de pesquisas, o primeiro sistema sustentável de armazenamento movido a energia solar estará pronto para o lançamento comercial nos próximos 10 anos. Um grupo de pesquisa da Chalmers University of Technology, na Suécia, apresentou um tipo especial de molécula capaz de reter a energia de painéis solares. Agora, a equipe desenvolveu um sistema para usar essa molécula em sua forma líquida para aquecer casas, operar aparelhos e, inclusive, reduzir ou até eliminar a utilização de combustíveis fósseis.

 

 

FLÓRIDA ESTÁ PARA TORNAR LÍDER MUNDIAL EM ENERGIA RENOVÁVEL

 

10 - FLORIDA PANNELS

Uma prestadora de serviços na Flórida anunciou um plano arrojado para instalar mais de 30 milhões de painéis solares até 2030 e tornar o estado um “líder mundial na produção de energia solar”. A Florida Power & Light e sua empresa irmã, NextEra Energy, já são umas das maiores produtoras mundiais de energia renovável. Além de embarcar em uma das maiores expansões solares do país nos últimos dois anos, ela também fará investimentos em tecnologia avançada para o armazenamento de baterias movidas a energia solar.

 

 

FAZENDAS SOLARES PODEM RECUPERAR POPULAÇÕES DE ABELHAS

 

12 - SOLAR FARMS

As fazendas solares estão se tornando cada vez mais uma fonte de alimento e habitat para populações de abelhas. Uma equipe de pesquisa do laboratório Argonne do Departamento de Energia dos EUA começou a examinar os benefícios em gerar esses habitats para polinizadores em instalações de energia solar para ajudar a conservar os insetos. Ao analisar cerca de 2.800 dessas instalações, a equipe descobriu que a área ao redor dos painéis solares poderá se tornar o ambiente ideal para que as plantas atraiam os polinizadores.

 

 

NEPAL SERÁ O PRIMEIRO PAÍS A DOBRAR SUA POPULAÇÃO DE TIGRES SELVAGENS

 

13 - NEPAL TIGERS

As populações de tigres estão se recuperando em todo o mundo, mas os conservacionistas estão animados com a rápida recuperação dos felinos no Nepal. Em homenagem ao Dia Nacional da Conservação, o Nepal anunciou que há atualmente cerca de 235 tigres selvagens no país, quase o dobro dos 121 tigres que havia em 2009. Se a tendência continuar, o Nepal poderá se tornar o primeiro de 14 países a dobrar sua população nacional de tigres desde do lançamento do objetivo TX2 na Cúpula do Tigre de San Petersburgo, em 2010.

 

 

SUPERMERCADO TAILANDÊS SUBSTITUI EMBALAGENS DE PLÁSTICO POR ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL

 

GN00

Um supermercado na Tailândia encontrou uma alternativa ecológica para colocar fim ao uso de embalagens de plástico: agora, passaram a embalar frutas e legumes com folhas de bananeira e bambu flexível. Embora essa técnica já seja comumente usada por fornecedores de produtos em países tropicais, raramente é vista nas prateleiras de supermercados internacionais – mas o mercado “Perfect Homes Chiangmai” é um dos primeiros do mundo a priorizar exclusivamente embalagens sustentáveis.

 

 

NOVA ZELÂNDIA APROVA EXPANSÃO E PROTEÇÃO À PARQUE NACIONAL DE KAHURANGI

 

WTA0552365370

As fronteiras de um belo parque ma Nova Zelândia foram ampliadas em 64.000 hectares tornando-o a maior adição de terras a um parque nacional na história do país. O Parque Nacional de Kahurangi está localizado na costa noroeste da Nova Zelândia e é conhecido por suas diversas paisagens de planaltos altos, pântanos de água doce e florestas costeiras. A notícia da expansão do parque nacional foi elogiada por grupos nacionais de conservação que vêm defendendo que o parque nacional inclua a bacia do rio Mokkinui.

 

 

BBC Grava e Lança áudio de belezas naturais em podcast inédito

 

GN11

A Living With Nature, série de 4 partes de um podcast do BBC World Service, “The Compass”, prova que existe, na natureza, alguns ambientes onde as coisas que se pode ouvir são mais importantes do que o que se pode ver. Além de capturar os belos tons da água corrente e do vento, o Living With Nature oferece paisagens sonoras incríveis das quais, a grande maioria, nunca se ouviu falar. Como é ouvir os sons íntimos de um tigre ou ouvir antigos cânticos noruegueses berrados do topo de uma montanha ártica? Tudo isso e muito mais pode ser descoberto na série.

 

 

Adidas produz mais de cinco milhões de pares de calçados de Plástico reciclado

 

GN12

A Adidas passou os últimos quatro anos reduzindo a poluição dos oceanos reciclando resíduos de praia de plástico em calçados – e, já que seus clientes estão tão ansiosos pelo produto, a empresa está aumentando o ritmo. Passaram a produzir mais de cinco milhões de pares de calçados de plástico reciclado em 2018 e planeja incorporar os resíduos em pelo menos 11 milhões este ano. Os resíduos plásticos reciclados são transformados em um fio que desde então se tornou um componente chave do material superior dos calçados.

 

 

TELESCÓPIO CÓSMICO CAPTURA A LUZ DO INÍCIO DOS TEMPOS

 

14 - DAWN OF TIME

A luz do objeto mais brilhante já descoberto chegou à Terra – e está sendo “emitida desde o início dos tempos”. Os quasares distantes – jatos de energia movidos por buracos negros supermassivos – têm o brilho combinado de cerca de 600 trilhões de sóis, dizem os astrônomos. Sua jornada começou logo após o Big Bang ter criado o universo há quase 12,8 bilhões de anos – o que foi quase 8 bilhões de anos antes mesmo de nosso sistema solar ter se formado.

 

 

ESPONJAS MINÚSCULAS PODEM REDUZIR EFEITOS COLATERAIS DO TRATAMENTO DO CÂNCER

 

15 - TINY SPONGES

Cientistas desenvolveram esponjas que podem reduzir drasticamente os efeitos colaterais induzidos pela quimioterapia contra cânceres letais. Ao inserir as minúsculas esponjas na corrente sanguínea, os dispositivos podem ajudar a evitar os efeitos colaterais perigosos dos agentes quimioterápicos ao absorver o excesso de substâncias químicas. Os médicos também esperam que as esponjas lhes permitam administrar doses mais altas, a fim de eliminar tumores, como o câncer de fígado.

 

 

EMPRESA SUÍÇA INTRODUZIRÁ CO2 DA ATMOSFERA EM ÁGUA COM GÁS

 

16 - CO2 VALSER

A Climeworks, uma empresa especializada em tecnologia de captura de carbono, utilizará suas máquinas de filtragem de ar para sugar CO2 para uso na criação de água com gás. A empresa fez uma parceria com a marca de bebidas suíça Valser, que pertence à Coca-Cola HBC, e uma das líderes do setor de bebidas em sustentabilidade. As bebidas feitas com o carbono capturado estarão nas prateleiras dos supermercados da Europa nos próximos três meses.

 

 

REFUGIADO DA NIGÉRIA DE 8 ANOS VIRA CAMPEÃO de Xadrez em Nova York

 

Tanitoluwa Adewumi https://www.gofundme.com/f/just-tani Credit: GoFundMe

Um refugiado africano de 8 anos usou sua inteligência para marcar um xeque-mate no jogo da vida nos Estados Unidos. Apesar de só ter sido apresentado ao jogo de xadrez há pouco mais de um ano, o pequeno Tanitoluwa Adewumi – mais conhecido por seu apelido de “Tani” – acaba de ser coroado campeão estadual de xadrez de Nova York em sua faixa etária. Com isso, ele conseguiu se tornar um campeão de xadrez e ganhar milhares de dólares em doação para ele e sua família de refugiados nigerianos, que viviam em um abrigo para sem-tetos.

 

Comentários

Powered by Facebook Comments