arquitetura

União do antigo e do novo no mesmo ambiente é tema de palestra na Mostra + Sustentável

Publicado em: 27/09/2018

O curador Sergio Zobaran fala sobre estilo Mix & Match utilizado na concepção do espaço Galeria, realizado com apoio da LOCK Engenharia

O escritor Sergio Zobaran, curador de exposições de decoração em todo o País, tem um bate papo marcado em Campinas no dia 26 de setembro, às 18h, na Mostra + Sustentável, em cartaz no Serviço de Saúde Cândido Ferreira, prédio tombado como patrimônio histórico municipal. Jornalista especializado em design e arquitetura, Zobaran é o autor da “Galeria”, ambiente número 13 da Mostra, com a revitalização inteira assinada pela LOCK Engenharia.

O debate faz parte da programação do “SustenTalks”, rodas de conversa sobre sustentabilidade na arquitetura, gastronomia e questões comportamentais que o evento promove semanalmente ao longo da temporada, que vai até 7 de outubro. A inscrição não tem custo adicional e deve ser realizada por meio do site da Mostra.

“Decoração Mix & Match”

Zobaran vai falar sobre “Decoração Mix & Match”, expressão atual que aborda a união do antigo e do novo num mesmo ambiente. O especialista, que usou o estilo no espaço Galeria, vai explicar como diferentes itens se completam e conversam entre si. “A mistura e combinação dos diversos elementos, sejam eles caros ou baratos ou de uma ou outra década ou século, criam essa décor que considero a mais contemporânea. Ela privilegia a naturalidade de ser e de viver, a estética levando em conta o consumo consciente, preserva e incentiva o compartilhamento”, adianta o expositor.

A Galeria é marcada por tecidos sustentáveis, telas, esculturas e fotografias em contraponto a peças de mobiliário de design contemporâneo de madeira sustentável ou certificada. O conjunto forma uma exposição eclética que convida à contemplação da arte.

O ambiente Galeria é a ala que envolve o pátio central quadrangular do casarão do Cândido Ferreira. A sede da Mostra é um prédio de 1924, tombado como Patrimônio Histórico Municipal pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (CONDEPACC), e que funcionou como hospital psiquiátrico até a década de 1990.

O ambiente Galeria está dividido em quatro exposições:

Poltronas de madeira harmonizadas com elementos retirados de barcos antigos. As peças são obras do designer catarinense Elias Lanzarini (Elaya Woodworks), com fotocolagens de troncos de Cristina Schleder;

Esculturas em ferro do artista plástico Luiz Hermano, da Galeria Lume;

3 Telas figurativas de Denilson Fragoso que, apesar de ser destro, exercita seu cérebro ao pintar com a mão esquerda;

4 Série de obras do acervo atual do Instituto Iadebianchi, que funcionou entre os anos 1950 e 1980, em São Paulo, com peças dos Armarinhos Teixeira e Juliana Vasconcellos.

De acordo com Zobaran, a revitalização do espaço só foi possível com o apoio da LOCK Engenharia, que se dispôs a fazer a gestão e gerenciamento da obra, alinhando prazos e execução dos fornecedores envolvidos.

Sobre a LOCK Engenharia

A LOCK Engenharia constrói, desde 1987, as sedes de grandes empresas nacionais e internacionais, lojas de grifes mundialmente conhecidas, residências dos sonhos e prédios de alto padrão.

São mais de 2 mil obras entregues em todo o País, que tornaram a empresa uma referência na construção de alta complexidade.

Arquitetos como Marcio Kogan, Isay Weinfeld, João Armentano, Claudio Bernardes, Paulo Jacobsen, Patricia Anastassiadis e Fernanda Marques estão entre os parceiros.

Em abril de 2017, a LOCK inaugurou uma filial em Campinas a fim de se aproximar dos clientes do interior de São Paulo.

Mais informações: http://lock.com.br

Sobre Sergio Zobaran

Curador pioneiro em mostras de decoração no Brasil, na MostraBlack (2011 a 2015, SP), é também Relações Públicas, organizador de eventos, autor de cinco livros sobre o segmento, jornalista setorizado em decoração, design e arquitetura, contribuindo periodicamente com artigos para a revistas Casa Vogue e Ela/O Globo. Sócio fundador da mostra Modernos Eternos (2014 a 2018, SP), participa pela primeira vez de uma mostra como expositor, fazendo a concepção do espaço Galeria, na Mostra + Sustentável, de Campinas.

Serviço

Mostra+Sustentável 2018

SustenTalk – Sergio Zobaran “Decoração Mix & Match”
Quando: 26 de setembro, às 18h
Onde: Serviço de Saúde Cândido Ferreira – R. Antônio Prado, 430 – Sousas – Campinas/SP
Ingresso da Mostra: R$ 32,00 (inteira)
Inscrição para o “SustenTalk” e mais informações pelo site www.mostra.com.br

Comentários

Powered by Facebook Comments