Expo Ensino

Clubes TED-Ed na Expo Ensino

Publicado em: 2/08/2018

Programa gratuito para escolas chega ao Brasil com o objetivo de preparar alunos para expor ideias em apresentações no estilo TED
Lançamento regional em Campinas acontecerá no dia 15 de agosto, às 15h, na Expo Ensino

 

Contexto:
A Expo Ensino, feira de Educação gratuita e aberta ao público, que reúne instituições de ensino da região de Campinas, receberá no dia 15 de agosto, às 15h, o lançamento regional da iniciativa Clubes TED-Ed, a ser apresentado por Elena Crescia, fundadora, curadora e organizadora do TEDxSãoPaulo e responsável pela implementação da iniciativa Clubes TED-Ed no Brasil.
A plataforma de conhecimento TED Talks e TEDx Talks, disponível gratuitamente no Youtube, é reconhecida mundialmente pelos vídeos de palestras compactas no formato TED com conteúdo inovador de temas das mais diversas áreas de conhecimento.
A iniciativa Clubes TED-Ed possibilita que as escolas utilizem gratuitamente a metodologia desenvolvida pelo TED, trabalhando a individualidade de cada aluno, estimulando a construção de ideias inspiradoras e impactantes, e incentivando a apresentação de ideias no formato das palestras TED. Neste programa, as escolas desenvolvem nos alunos a capacidade de falar em público e de desenvolver novas ideias.
Informações e como funciona:
Clubes TED-Ed é uma iniciativa de educação sem fins lucrativos do TED para estimular as ideias da juventude em ambiente escolar, na fase do ensino fundamental e ensino médio. A proposta é estimular os adolescentes a desenvolver ideias inspiradoras e possibilitar o compartilhamento de conteúdo ao redor do mundo.
Qualquer professor do Brasil pode se inscrever para liderar um Clube TED-Ed junto com um grupo de alunos. O grupo realizará 13 encontros com o professor para discutir ideias criativas de cada um a partir de um material de apoio preparado pelo TED exclusivamente para inspirá-los.
Ao final dos encontros, o líder e a escola são responsáveis por fazerem um evento de encerramento para proporcionar aos alunos a oportunidade de compartilharem as palestras construídas. O formato do evento é de livre escolha da instituição, mas é imprescindível que as palestras sejam filmadas e enviadas para a equipe TED para compartilharem no canal Clubes TED-Ed no Youtube.

 

Tópicos:

- Como o programa pode ser implementado pela escola? O que a escola precisa fazer?

Para uma escola implementar um Clube TED-Ed é necessário que o professor que liderará o grupo de alunos (20 alunos em média) se inscreva no site www.clubesteded.com
Em uma escola é possível ter mais de 1 grupo, e nestes casos, é necessário ter 1 professor para cada grupo de 20 alunos (em média), e cada professor deve se inscrever no site para liderar seu grupo de alunos.
- Como a iniciativa Clubes TED-Ed pode trabalhar de forma intradisciplinar com as disciplinas da escola?

A iniciativa Clubes TED-Ed tem como objetivo o desenvolvimento individual de cada aluno, estimulando os potenciais e interesses de cada um. Os alunos terão interesse em temas diversos de áreas de conhecimento diversas, e o líder deve estimular estes interesses sem tentar direcionar e enviesar os temas pelo olhar do líder. Portanto, a iniciativa trabalhará com temáticas variadas, e muitas delas não estão dentro da grade curricular escolar básica. A interdisciplinariedade dos temas de interesse dos alunos possibilitará que o grupo conheça sobre diferentes assuntos e se conecte com o universo de interesses de cada pessoa participante do grupo.
- Quais competências e habilidades são ensinadas aos alunos ao falar de novas ideias?

Os alunos participantes do programa Clubes TED-Ed se conectam com assuntos que são de interesse de cada indivíduo participante, são estimulados a trocarem opiniões construtivas em grupo, vivenciam a percepção dos temas que mais os interessam e aprendem a construir uma fala e se comunicar de forma clara, interessante e inspiradora sobre os temas de interesse pessoal.
- Por que é tão importante os alunos serem preparados desde cedo para falarem em público?

As pessoas têm visões diversificadas e para se relacionarem em sociedade, precisam aprender a se comunicar de forma respeitosa, compreender as diferenças, saber dialogar e expor suas ideias de maneira inspiradora e que respeite a todos. A proposta da iniciativa Clubes TED-Ed oferece essa vivência de troca de ideias entre os alunos participantes e construção de falas para expor temas diversos.

 

Entrevistada: Elena Crescia, fundadora, curadora e organizadora do TEDxSãoPaulo e responsável pela iniciativa Clubes TED-Ed no Brasil.

 

 
Sobre a Expo Ensino:

A Expo Ensino 2018 reunirá mais de 50 instituições de ensino infantil, médio e superior, no Shopping Iguatemi. Com temáticas atrativas, o evento gratuito e aberto ao público – que já faz parte do calendário de Campinas – traz como novidade para esse ano uma programação repleta de entretenimento, diversão, interatividade, espaço kids e atividades que colocam o jovem como protagonista da ação. Em sua quinta edição, a feira de Educação será dividida em duas semanas para atender de forma exclusiva públicos diferentes.

Entre os dias 15 e 19 de agosto, a Expo Ensino Primeiros Passos contará com mais de 20 expositores voltados para a Educação Básica. Instituições de ensino renomadas estarão em um único espaço para facilitar o acesso dos pais a informações importantes e decisivas que influenciam significativamente na hora de efetuar a matrícula. Dentre os temas que serão abordados na primeira semana do evento de forma gratuita, teremos o Lançamento regional da iniciativa Clubes TED-Ed, a plataforma do Google Education, Neurociência e Bilinguismo, Construção de Valores, Alimentação Orgânica e Parto Humanizado. A abertura do evento será no dia 15/8 às 13h.

De 23 a 26 de agosto é a vez dos jovens terem acesso a instituições de Ensino Superior e a conteúdos que vão auxiliá-los a aliviar a pressão na hora de escolher um curso ou mesmo o local onde irão estudar. Com o tema “O Fantástico Mundo das Decisões”, os estudantes poderão tirar suas dúvidas com professores da Unicamp, ITA, Puc-Campinas, Mackenzie, Unisal, Unità Faculdade, Metrocamp e outras instituições conceituadas da cidade.

 

Contatos para imprensa
Focale Comunicação Estratégica

Ayala Moitinho
ayala@focalecomunicacao.com.br
(19) 9.9374-1377

Larissa Canova
larissa@focalecomunicacao.com.br
(19) 9.9377-8616

Comentários

Powered by Facebook Comments