Educação

Pós-graduação em Filosofia da UFSCar abre seleção para mestrado e doutorado

Publicado em: 3/08/2018

Inscrições poderão ser feitas entre 6 de agosto e 14 de setembro

 

Entre os dias 6 de agosto e 14 de setembro, o Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFil) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) estará com inscrições abertas para mestrado acadêmico e doutorado, com ingresso no primeiro semestre de 2019. São oferecidas 10 vagas para mestrado e o processo seletivo consiste em três etapas eliminatórias e classificatórias: análise do projeto de pesquisa; exame escrito sobre temática filosófica, seguido de exame de proficiência em Língua estrangeira; e arguição do projeto de pesquisa. Para o doutorado, também são ofertadas 10 vagas e o processo de seleção engloba três fases, eliminatórias e classificatórias: análise do projeto de pesquisa; exame de proficiência em duas Línguas estrangeiras (Inglês, Francês, Italiano ou Alemão); e, por fim, arguição do projeto de pesquisa. O candidato que obtiver pontuação inferior a sete em qualquer uma das fases de mestrado ou doutorado será desclassificado.
A inscrição para o processo seletivo deve ser feita com a entrega da documentação, detalhada nos editais de mestrado e doutorado (disponíveis em www.dfil.ufscar.br), na Secretaria do PPGFil, área Sul do Campus São Carlos da UFSCar, de segunda a sexta-feira, das 14h30 às 17h30. Também é possível enviar os documentos via Correios, com data de postagem até o dia 14 de setembro. Não há cobrança de taxa de inscrição. O cronograma completo da seleção, bem como o detalhamento das etapas, docentes participantes e demais informações podem ser acessados no site do Programa.
O PPGFil constituiu-se historicamente em torno da reflexão, de caráter interdisciplinar e em diversas dimensões da História da Filosofia, sobre a estrutura e a gênese do conceito de subjetividade, em que consiste a sua atual área de concentração. O Programa conta com quatro linhas de pesquisa, distintas e complementares: “A questão da subjetividade na História da Filosofia”; “A subjetividade na Filosofia da Psicologia e da Psicanálise”; “Ética e Filosofia Política”; e “Filosofia da Linguagem”. Mais informações estão em www.dfil.ufscar.br.

 

Ana Arruda

Comentários

Powered by Facebook Comments