educação

Colégio Presbiteriano Mackenzie e Escola Judiciária Eleitoral Paulista propiciam vivência de eleições para 760 alunos

Publicado em: 28/08/2018

 

Os alunos do Ensino Fundamental II participam de ação de formação de cidadania, que conta com apoio e presença do presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, Carlos Eduardo Cauduro Padin

 

Começa amanhã, no Colégio Presbiteriano Mackenzie São Paulo, campus Higienópolis, a ação de formação de cidadania junto à Escola Judiciária Eleitoral Paulista (EJEP-SP), voltada para a instituição e o bem comum.

Os alunos que compõem as sete turmas de 9°ano do colégio montaram partidos políticos e elegeram um representante de cada turma, que disputarão as eleições para todos os alunos do Ensino Fundamental II, envolvendo cerca de 760 alunos de 26 turmas. A diplomação, que acontece no dia 30 de agosto, contará com a presença do presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Carlos Eduardo Cauduro Padin.

As equipes moldaram a estrutura de um partido, fizeram uma prévia de eleição com os pré-candidatos e estão na fase de elaborar as propostas nas pautas a serem trabalhadas pelos partidos. Serão quatro: melhorias no tempo de intervalo; estrutura da cantina; projeto social para o Mackenzie a ser desenvolvido por eles e melhoria do colégio em sua pluralidade; e uma última proposta sugerida pelos próprios partidos.

A ideia surgiu a partir do debate sobre as fraudes eleitorais e a corrupção no início da República brasileira, estudadas em sala de aula, e a percepção da continuidade desta prática por todo esse processo político que o país está vivendo. “Daqui a dois anos, esses alunos serão os eleitores, precisamos falar sobre a formação política brasileira e os impactos nos dias de hoje”, afirma o professor de história, Ricardo Peres. A atividade está vinculada a um projeto integrador que envolve as disciplinas de Português, Matemática, História e Artes. ”É um projeto de interdisciplinaridade, com pesquisa de intenção de votos, gráficos, aceitação de propostas, campanhas e outras ações. A ideia é ser um simulado de eleições completo”.

Durante as aulas, o professor ensinou os alunos sobre campanhas políticas e os instruiu a atuar com propagandas, jingles e toda a estrutura que envolve um partido. Cada equipe terá uma pessoa responsável pela campanha com assessoria de informática, marketing, redator, etc., envolvendo toda a turma. Nessa campanha, eles têm a missão de convencer os eleitores por meio de saídas programadas, corpo a corpo, publicidade e programa de rádio do colégio para todos os alunos no horário do intervalo.

O final da campanha será marcado por um debate com transmissão ao vivo entre todos os eleitores e os candidatos, amanhã, 28 de agosto, no auditório Ruy Barbosa. Os eleitores enviarão perguntas a um mediador que as repassará ao debatedor por meio de um app e eles terão liberdade para exporem suas ideias de forma democrática.

O último estágio do projeto será o dia de vivência de eleições com as urnas do TRE, e acontecerá na quarta-feira, 29 de agosto. Na data, o título de eleitor será substituído pelo TIA (Terminal Informativo do Aluno) e o pátio se tornará a seção eleitoral.

Um dia após as eleições e a apuração, em 30 de agosto, acontece a diplomação do eleito com a presença do presidente do TRE, que fará uma comunicação com todos os alunos participantes. A diplomação também será transmitida ao vivo para que as famílias possam acompanhar.

 

Sobre o Colégio Presbiteriano Mackenzie

 

Os Colégios Presbiterianos Mackenzie são reconhecidos hoje pela qualidade de ensino e educação que oferecem a seus alunos, e que está enraizada na antiga Escola Americana, fundada em 1870 por George e Mary Chamberlain, em São Paulo. A instituição dispõe de unidades em São Paulo, Tamboré (campus Alphaville, em Barueri- SP), Brasília e Palmas (TO). Com todos os segmentos da Educação Básica – Educação Infantil (Maternal, Jardim I e II), Ensino Fundamental e Ensino Médio, procura o desenvolvimento das habilidades integrais do aluno e a formação de valores e da consciência crítica, despertando o compromisso com a sociedade e formando um indivíduo capaz de servir ao próximo e à comunidade. No percurso da história, o Mackenzie se tornou reconhecido pela tradição, pioneirismo e inovação na educação, o que permitiu alcançar o posto de uma das renomadas instituições de ensino que mais contribuem para o desenvolvimento científico e acadêmico do País.

Comentários

Powered by Facebook Comments