educação

Arquitetura e Urbanismo do Mackenzie apresenta o “Banco de Praça Sonoro” de Jorge Wilheim

Publicado em: 29/08/2018

 

A confecção do banco pretende homenagear o arquiteto e urbanista com o encontro de memórias, evento ocorre hoje (28), às 17h30, no saguão da FAU

 

Acontece hoje (28), às 17h30, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Presbiteriana Mackenzie, a apresentação do curso de extensão da FAU, o “Banco de Praça Sonoro: Jorge Wilheim”, que compreenderá a execução da obra numa realização conjunta dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design, Comunicação e Diretório Acadêmico da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie (DAFAM), com a família e amigos do arquiteto e urbanista Wilheim.

A confecção do Banco pretende homenagear o arquiteto com o encontro de memórias de um cidadão ilustre com uma árvore da cidade, gerando um objeto urbano que semeará novos conhecimentos de forma inspiracional para as novas e diversificadas gerações. Jorge Wilheim foi aluno da primeira turma da rquitetura Mackenzie, em 1952. Não desenvolveu carreira acadêmica, mas queria muito passar sua experiência aos alunos de Arquitetura e Urbanismo. Faleceu antes de realizar este sonho. O profissional completaria 90 anos neste ano.

Dentre as atividades previstas para a participação dos alunos, destacam-se a criação da obra sonora junto ao artista e designer Hugo França; registro do processo de concepção e realização do banco em suporte audiovisual; oficina sobre resíduo lenhoso no Parque do Ibirapuera; pesquisas sobre o arquiteto e urbanista Jorge Wilheim; elaboração de áudio para a instalação e acompanhamento do projeto em todas suas etapas em conjunto com estudantes da pós-graduação e professores.

De acordo Ana Maria Wilheim, filha do urbanista Jorge Wilheim, o projeto está sendo desenvolvido com grande colaboração do artista plástico Hugo França, que tem transformado resíduos lenhosos da cidade em obras de arte. “Vamos transformar um tronco num belíssimo banco de praça que será colocado nos jardins do Mackenzie. Queremos fazer deste projeto uma atividade de extensão e integração de saberes, dos conhecimentos produzidos pelo profissional na arquitetura, urbanismo, políticas públicas, planos diretores, criação de cidades, assim como nas artes plásticas e na tecnologia de áudio a ser colocada dentro do banco”, ressalta Ana Maria.

As oficinas com o designer Hugo Franca acontecerão fora do campus. Também haverá visita ao seu ateliê e a transformação do tronco no Parque Ibirapuera. Os alunos da pós-graduação, que no primeiro semestre de 2018 se dedicaram ao estudo da obra de Jorge Wilheim, agora auxiliarão os estudantes da graduação na seleção dos áudios que serão editados em colaboração de alunos do curso de comunicação.

Esse projeto de extensão tem como objetivo de integrar alunos entorno do conhecimento produzido por Jorge Wilheim e, ao mesmo tempo, como resultado, obter uma obra coletiva reunindo diversas gerações e habilidades.

 

SERVIÇO

Tema: Banco de Praça Sonoro: Jorge Wilheim

Dia: 28/08

Horário: 17h30

Local: Rua Itambé, 135, Higienópolis, São Paulo – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie – Saguão Prédio 09.

 

Sobre o Mackenzie
A Universidade Presbiteriana Mackenzie está entre as 100 melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.

Comentários

Powered by Facebook Comments