Entrevista Exclusiva

Beleza estimula criatividade e é autoestima e empoderamento

Publicado em: 13/06/2018

Apontada pela Forbes como uma das jovens mais promissoras abaixo dos 30 no País, a youtuber Niina Secrets inventou seu negócio milionário aos 16 anos

niina-secrets-2

Isadora Gimenes

Pouca gente sabe disso, mas o nome verdadeiro da maior youtuber de beleza do Brasil, Niina Secrets, é Bruna. A jovem de apenas 24 anos criou o canal aos 16, quando começou a postar vídeos com tutoriais de automaquiagem na internet, e o batizou com o apelido que já tinha desde a infância. Mas ela foi pioneira: em 2010, o mercado de youtubers de beleza não era saturado como hoje – pelo contrário. Na época, ainda nem existia a profissão “youtuber”. O canal que começou apenas como hobbie de uma adolescente que amava se maquiar virou, em menos de dez anos, uma profissão milionária: em 2016, Bruna foi indicada pela Forbes como um dos jovens mais promissores do país abaixo dos 30 anos.
Hoje, oito anos depois, a jovem do interior de São Paulo acumula mais de 3 milhões de seguidores no Youtube, outros 3 milhões no Instagram e 400 mil no Twitter. O canal rendeu fama inesperada à Bruna – que já recebeu convites até mesmo para participar de novelas. “Não sou atriz”, afirmou ela. “Mas faria no máximo por diversão”. Hoje, Bruna tem a própria linha de cosméticos comercializada na internet com ajuda de seu Instagram, além de parcerias com multinacionais como a MAC Cosmetics, com sede em Nova York, a Sephora, gigante francesa de cosméticos, e diversas outras.
Carismática, Bruna foi desenvolvendo uma relação de amizade com os seguidores e fãs. Foram-se somando tantos que ela fez outro canal no Youtube só sobre sua vida; com vídeos que acompanham o cotidiano pessoal e de trabalho. Ela posta, pelo menos, 3 vídeos por semana: se trata de um trabalho full time pelo qual a youtuber optou por investir, adiando o ingresso à uma faculdade. Os seguidores têm acesso aos bastidores do cotidiano atribulado do trabalho Bruna e se inspiram nas ideias da youtuber sobre beleza, maquiagem e estilo.
Mas o sucesso profissional não a impediu de investir, também, na vida pessoal: no fim do mês passado, ela se casou com o administrador de empresas Guilherme Santos de Oliveira, em uma cerimônia no interior de São Paulo. Ela fez a própria maquiagem no grande dia – assim como Kate Middleton, no casamento real com o príncipe William – pelo prazer de poder fazer o que ama na data tão importante. Nas redes sociais, compartilhou o processo de preparação para o casamento, que também teve ampla exposição midiática. Na data, ela também trabalho, usando um batom criado em parceria com a MAC Cosmetics especialmente para a cerimônia, que, em alguns meses, passará a ser comercializado para o grande público – e que, assim como os outros produtos lançados em parceria com Bruna, deve esgotar em poucas semanas.
Aqui, ela bate um papo com a Residenciais sobre decisões de carreira, dicas e o significado de beleza.

Residenciais: como surgiu seu interesse por beleza e como foi o processo que te levou a ter a carreira que tem hoje?
Meu interesse pela beleza vem desde bem criança, quando via minha mãe se maquiar todos os dias. Ela sempre foi muito vaidosa e eu também. Depois que descobri o universo na maquiagem na internet, isso se tornou a minha maior paixão. Comecei a pesquisar conteúdo e fui descobrindo dicas que podiam ser compartilhadas, foi assim que criei meu canal. Neste ano, eu também tive o orgulho de lançar meu nécessaire personalizado em parceria com a Sephora, trazendo meus produtos preferidos e indispensáveis para o uso no dia a dia de Sephora Collection – o Demaquilante WTP Eye MakeUp Remover, a máscara para cílios Outrageous Volume e o batom líquido Color Lip Last.

Residenciais: como rolou essa parceria? E você planeja mais parcerias para o futuro?
O convite para a parceria veio por meio da marca, acredito que pelo fato de eu ser consumidora de Sephora desde sempre, super fã dos produtos e também por ter certa expertise no assunto. Tivemos essa sinergia. Fiz muita questão de dar a minha cara para os produtos. É importante contar um pouco da minha história.
Residenciais: qual seu envolvimento no processo de criação de suas parcerias de beleza e maquiagem?
Desenvolvemos tudo juntos, desde as embalagens, até cores, texturas, eventos de lançamento… Gosto de fazer parte de todos os processos! Desenhei a nécessaire que criei com eles com todo o carinho, inspirada na rosa vermelha. Escolhi esta porque é uma flor feminina, delicada, romântica ao mesmo tempo que muito imponente, forte e marcante. Esta é a essência que vejo em mim e que gostaria de passar a quem me segue e me acompanha por meio dos cosméticos.

Residenciais: quais são os 5 itens que não podem faltar na necessaire de amantes de maquiagem de jeito nenhum?
Recomendo ter sempre em mãos algum corretivo, blush, pó, máscara de cílios (de preferência a Outrageous Volume) e batom líquido Color Lip Last. Ah, e claro, o Demaquilante WTP Eye MakeUp Remover. (Estes últimos são da Sephora Collection).

Residenciais: quais são as suas inspirações para seus vídeos?
As minhas inspirações são as coisas que vão acontecendo na minha vida, no meu dia a dia, nos grandes lançamentos das marcas, nas novidades do mercado e também nas minhas seguidoras.

Residenciais: com relação à sua profissão, quais são as youtubers que mais te inspiram?
Com certeza a Nick Tutorials, a Bruna Tavares e a Tati.

Residenciais: por último, queremos saber… O que é beleza para você?
A beleza, além de estimular a criatividade e o senso estético, é, principalmente, aquilo que faz você se sentir bem consigo mesma, que faz você se sentir feliz. Cuidar da beleza aumenta a autoestima e empodera!

Comentários

Powered by Facebook Comments