destaques

Alunos de colégio privado doam figurinhas da Copa para instituição carente de Campinas

Publicado em: 29/05/2018

Ação voluntária de professor de colégio privado faz a alegria de crianças carentes do Jardim São Pedro de Viracopos, na véspera da realização da Copa do Mundo da Rússia

728x485 (1)

A realização da Copa do Mundo da Rússia se aproxima cada vez mais e, como já é tradicional no Brasil, as crianças, adolescentes e até adultos, se empolgam com a chegada às bancas do álbum de figurinhas oficial do torneio. No entanto, não são todas as crianças que podem se divertir com a descoberta dos craques do futebol atual nas embalagens dos cromos. Pensando nisso, os estudantes do Colégio Sagrado Coração de Jesus, novamente arrecadaram os adesivos para proporcionar momentos de harmonia às crianças do Núcleo Comunitário Calvariano, localizado no bairro São Pedro de Viracopos, em Campinas.

Como já foi realizado na edição de 2014, quando a Copa do Mundo foi disputada em terras brasileiras, os estudantes realizaram a campanha com o apoio do professor de Ciências do colégio, Sérgio Tarelho, e, na ocasião, doaram 800 figurinhas para as crianças carentes do bairro Vila Formosa. Neste ano de 2018, os alunos arrecadaram 400 figurinhas a mais, para a distribuição na instituição carente.

A entrega dos álbuns e figurinhas para as crianças do Núcleo Comunitário Calvariano aconteceu na última quinta-feira (17). Os estudantes proporcionaram, assim, momentos de solidariedade e união junto às crianças atendidas pela instituição.

Sérgio Tarelho conta que solicitou aos alunos, para quem ministra aulas no colégio particular, para que os cromos que seriam trocados ou descartados, por já serem repetidos nos seus álbuns, fossem entregues a ele, e assim, serem doados para as crianças de baixa renda da instituição.

“A ideia surgiu na Copa do Mundo de 2014, quando arrecadamos aqui no colégio as figurinhas para doar às crianças carentes do bairro Vila Formosa. Na Copa passada mobilizamos os alunos e arrecadamos 800 figurinhas. Em 2018, tivemos a ideia novamente e decidimos entregar ao Núcleo Comunitário Calvariano. A ação envolveu novamente todo o colégio e superou as nossas expectativas”.

A ação solidária foi divulgada em todo o colégio e os alunos participaram ativamente da campanha, porém uma sala, o 6º ano do período da manhã, se destacou com a arrecadação de 738 figurinhas, em um total de aproximadamente 1.200 cards. Com este número expressivo de solidariedade, os alunos desta classe foram escolhidos para fazer a entrega da arrecadação e representar o colégio na ação solidária.

Para, Lucca Alves Lourencetti, de 11 anos, o professor foi o grande incentivador no projeto: “A ideia foi muito legal e todos os alunos toparam fazer a arrecadação porque vários amigos da escola colecionavam o álbum e sempre tinha muita figurinha repetida. O professor Sérgio nos ajudou a incentivar as outras classes e eu fiquei muito feliz em saber que podemos ajudar muitas crianças, que não tem condições de brincarem com o álbum da Copa, como a gente”. disse.

Para a colega, Mariana Tortelli Ribeiro, de 11 anos, a doação foi mais importante do que completar o próprio álbum: “Eu preferi doar as minhas figurinhas repetidas, do que trocá-las para completar o meu álbum. Por isso, ainda não completei e estou muito feliz em ajudar. Pedi para meus amigos e família para arrecadar as figurinhas também. O álbum, com certeza, será uma brincadeira para as crianças no Nucleo”, comenta.

Além dos cards, o Colégio Sagrado Coração de Jesus, recebeu a visita de integrantes da Panini, empresa responsável pela impressão dos álbuns da Copa do Mundo, que fez a entrega de alguns álbuns aos alunos. Porém, as crianças destinaram os álbuns recebidos também para a ação social. Ao todo foram doados 164 álbuns da Copa do Mundo 2018 para a instituição.

A entrega das figurinhas na institução.

Os alunos do Colégio Sagrado Coração de Jesus visitaram o Núcleo Comunitário Calvariano nesta última quinta-feira (17), para distribuir a arrecadação e compartilhar o momento de preencher os álbuns com as crianças da instituição. Além disso, puderam conhecer um pouco mais sobre as ações que são realizadas no Núcleo, com as 120 crianças e adolescentes atendidos no local.

Lara Rodrigues Martins, de 11 anos, foi uma das alunas que presenciou a felicidade das crianças ao receberem os presentes. ” A sensação de representar a minha escola nesta ação e vir até aqui para entregar as figurinhas é muito legal.  Estamos ajudando com o maior carinho e estou torcendo para que as crianças fiquem muito felizes. Esta ação e todas as outras de solidariedade é o começo de um mundo melhor”. comentou.

Para o professor que organizou toda a ação, foi emocionante ver a expectativa das crianças em receber os álbuns e as figurinhas: “Ver a felicidade deles em receberem as doações e a ansiedade dos nossos alunos de compartilhar esse momento, trás uma alegria ímpar para nós professores e me faz acreditar cada vez mais na educação de forma diferenciada, envolvendo não somente o pedagógico, mas o social. A educação humanizada é recompensadora. As palavras não expressam o que vivemos nesse dia, recebemos muito carinho das crianças”. comenta.

Ainda para Sérgio Tarelho, foi um projeto que começou de forma despretenciosa em 2014 e foi retomado para o ano atual, porém os alunos que puderam compartilhar esses momentos com as crianças da instituição tiveram novas ideias de solidariedade: “O projeto tomou uma proporção que eu não imaginava. Os alunos  continuarão a arrecadar as figurinhas, para irmos novamente a instituição e já surgiram novas ideias de campanhas de arrecadação de roupas e brinquedos, por exemplo. As figurinhas arrecadadas foram poucas, diante da quantidade necessária para completar o álbum, mas iremos continuar com a campanha. Mostrar a solidariedade, que seja com tão pouco, é muito marcante para eles e para nós. A porta da solidariedade foi aberta para as crianças que não conheciam essa realidade carente. O ato de se doar é nobre.”, comenta.

A integração entre a instituição de ensino e o Núcleo Comunitário Calvariano, insituição criada e dirigida pelas Irmãs Nossa Senhora do Calvário,  já faz parte de um projeto fixo no Colégio Sagrado Coração de Jesus, nomeado como “Família Coração” e tem a participação de alunos de várias faixas etárias, que promovem ações sociais destinadas à instituição, que conta com ações na esfera sócio-educativas, protetoras e preventivas para crianças, adolescentes e familiares.

Comentários

Powered by Facebook Comments