malas prontas

Washington, o epicentro das controvérsias mundiais

Publicado em: 9/10/2017

 A instigante guardiã da açodada democracia também é capital

do entretenimento cultural e da diversidade

 

National Mall atrai muitos turistas do mundo todo

 

Thais Gargantini

O momento no Brasil e mesmo no mundo é de discussão política, está no ar uma polarização entre forças de pensamentos divergentes que golpeiam e testam a democracia. O mega combate a corrupção no Brasil e o questionamento ao papel dos políticos botam lenha na fogueira dos embates entre opiniões conservadoras e progressistas. Mas sem dúvida, a arena mundial destas contendas é a Washington de Obama e Trump. Por isso, pautamos lá nossa matéria de turismo desta edição, criando o “Turismo Político”. As pessoas estão ávidas para entender o que está acontecendo neste mundo de tantas propostas e críticas. Afinal esta democracia está evoluindo ou sucumbindo? Para que lado vamos? Quem é quem? Onde estão as respostas? Conhecer e respirar ares da Capital e guardiã da democracia mundial, Washington D.C, é capital do entretenimento cultural e da diversidade e pode ser muito instigante e educativo. Uma amostra disso tive logo nos meus primeiros dias que cheguei lá, ao conhecer e conversar longamente, de forma descontraída nos parques, com um assessor aposentado de senadores e um jovem diplomata. Ambos me fizeram revelações surpreendentes da política mundial que me deram diferentes perspectivas e entendimentos. Estes relacionamentos muitas vezes são o ponto alto das viagens turísticas. Bem-vindo ao “Turismo Político”, ao culto a democracia, mas com muita cultura. Pois a mais poderosa cidade mundo, também está entre as três que mais tem bons entretenimentos.

Washington D.C é uma cidade construída de memórias, não somente para os estadunidenses como também para todas as outras nações vinculadas ao sistema americano. Palco das maiores decisões políticas mundiais, a cidade também possui aspectos importantes na cultura e

na gastronomia.

Os famosos clubes de Jazz e Blues dividem espaço com as belezas arquitetônicas construídas como símbolo do poder político da capital. As diferentes culturas dos habitantes e turistas dão vida aos grandes museus e parques espalhados pela cidade do poder. Você pode contemplar de graça obras-primas de Leonardo Da Vinci e Pablo Picasso enquanto aprende na prática sobre história, cultura e política.

SANTUÁRIO DAS ARTES

Capital da maior economia do mundo, D.C tem uma rica vida cultural. Museus e monumentos históricos são alguns dos principais lugares para se conhecer quando estiver visitando a capital Norte Americana. Por estarem localizados na capital do país, muitos dos museus são de instituições federais e por isso são gratuitos. O Smithsonian Institute também se destaca com as 17 instituições entre museus, galerias de arte e até um zoológico. Os temas são os mais variados, e agradam a todos os gostos.

Os museus do Smithsonian Institute possuem ao todo 140 milhões de objetos e obras de arte e contemplam diferentes momentos históricos vividos pelo homem. Destacamos cinco museus importantes de Washington D.C que valem a pena serem visitados:

• National Museum of American History

Localizado na Constitution Avenue NW, o museu possui mais de três milhões de artefatos sobre a história americana.

• National Air and Space Museum

Localizado na Independence Avenue, o local contém a maior coleção da história da aviação e do espaço.

• Smithsonian American Art Museum

Possui a maior coleção de obrasprimas americanas do século XVII e XVIII. Ao visitar este museu você terá uma grande aula sobre a história da arte americana.

• National Gallery of Art

O espaço que contém os maiores nomes da pintura mundial. O National Gallery of Art possui obras conhecidas, como de Van Gogh e Leonardo da Vinci.

• National Museum of Natural History

Um dos mais famosos do mundo, com mais de 126 milhões de espécies naturais, com certeza é referência em história natural.

MEMORIAL E MONUMENTOS HISTÓRICOS

Em Washington, a maioria dos memoriais e monumentos históricos estão abertos 24 horas por dia e 365 dias por ano. São acessíveis e fáceis de visitar. Muitas dessas atrações se encontram no National Mall, parque que se estende do Capitólio até o monumento de Lincoln, que fica ao lado da Constitution Avenue, famosa avenida da cidade. No local fica também a Casa Branca, residência oficial do presidente dos Estados Unidos e sede do poder executivo. O National Mall é o mais visitado parque nacional dos EUA. O local honra a memória e figuras importantes da história do país, e faz referência a nomes desde a independência Norte Americana até o líder do movimento negro Martin Luther King.

Outros memoriais importantes para a história dos Estados Unidos podem ser encontrados em Washington, como os dedicados aos soldados mortos em guerras. O Marine Corps War Memorial constitui a estátua mais conhecida dentre os memoriais de guerra dos EUA. Ela foi baseada em uma icônica foto do fotógrafo da Associated Press, Joe Rosenthal, que clicou seis soldados levantando a segunda bandeira americana na Batalha de Iwo Jima, nas ilhas japonesas, no contexto da Segunda Guerra Mundial.

Outro memorial icônico da cidade do poder é o American Veterans Disabled for Life Memorial. Localizado perto do prédio do Capitólio e do Jardim Botânico, esse memorial é designado aos soldados que defenderam os Estados Unidos da América. O Franklin Delano Roosevelt Memorial também vale a pena ser visitado. O monumento relembra os momentos de tristeza vivido pelo povo americano durante a grande depressão. O memorial é dedicado ao 32º Presidente dos EUA e é composto por quatro quartos que representam cada um dos quatro mandatos do presidente Roosevelt. As esculturas de bronze do presidente e da primeira dama são misturadas com citações famosas.

A maioria dos lugares são gratuitos para visitação, e alguns oferecem programações especiais e tours pelo local. Há também os passeios que necessitam de ticket para entrada. Para consultar a programação local e fazer reservas entre no site do National Park Service: www.nps.gov.

TOUR PELA CASA BRANCA

Qualquer um que visite Washington pode vivenciar a experiência de realizar um tour pela Casa Branca de forma gratuita. O passeio está disponível de terça a quinta-feira das 7h30 as 11h30. Na sexta-feira e sábado o tour está disponível das 7h30 as 13h30. As datas e horários de visita estão sujeitas a mudanças de acordo com o cronograma oficial da Casa Branca. Para realizar o tour é precis é preciso entrar em contato com a embaixada brasileira em Washington D.C para encaminhar um pedido de agendamento para o Congresso dos Estados Unidos. O pedido deve ser enviado com, no mínimo, 21 dias de antecedência. É importante enviar o pedido com um certo espaço de tempo, pois as vagas são limitadas. Na lista dos itens proibidos nas visitas estão desde bolsas até produtos feitos de tabaco.

DESTAQUE NA MÚSICA

Qual o seu passatempo favorito? Se você está procurando teatro, jazz, dança, cinema, cabaré, comédia ou algo clássico, tenho certeza que irá encontrar em Washington. A cidade cosmopolita agrega diferentes culturas e estilos de vida e, por isso, sabe entreter tanto a população local quanto turistas. Desde artistas locais até internacionais se apresentam nas dependências da cidade. Os amantes da música e teatro podem encontrar o melhor da arte em diferentes restaurantes, teatros e clubes, como:

• The Hamilton Live

Restaurante e hotel que recebe os maiores nomes do jazz e funk.

The Lincoln Theatre

Importante local da difusão da cultura negra e que recebe grandes nomes da música.

The Howard Theatre

O favorito de Franklin D. Roosevelt existe desde 1910 e é palco de diversos gêneros musicais.

 • Blues Alley

O santuário de Georgetown volta ao início da era do jazz todos os finais de semana com muita música de qualidade.

DIVERSIDADE NA VIDA NOTURNA

Washington é fruto da mistura de diferentes culturas, por isso se tornou um ótimo lugar para visitantes do mundo todo. Mesmo com a falta de bairros étnicos, lá você pode encontrar uma grande variedade de cozinhas, da salvadorenha ao etíope. Recentemente, D.C recebeu a sua primeira estrela Michelin e foi nomeada a melhor cidade de restaurantes do ano pela Bon Appétit e a cidade com a comida mais gostosa pela Zagat Survey. Isso significa que você pode esperar de cada experiência algo diferente, com pratos deliciosos e chefs de primeira linha.

A maioria dos bairros não tem uma culinária única, mas cada área da cidade tem seu próprio estilo. Chinatown, por exemplo, é conhecida por pequenos pratos de varias origens. É possível encontrar macarrão japonês ao lado de tacos mexicanos e bistrôs indianos. Vale a pena dar umavolta pela rua para ver o que há de novo. O centro da cidade é também o centro econômico local, por isso é possível encontrar restaurantesluxuosos, lounges elegantes, brewpubs e restaurantes de luxo que surgiram para servir as multidões que frequentam jogosno Verizon Center.

A noite, a capital é movimentada. As atrações são agrupadas em bairros chave, facilitando o deslocamento. No bairro de Georgetown a vida noturna se espalha a partir do cruzamento das ruas Winsconcin e M. O local atende a todos os gostos, tendo desde restaurantes a bares. Para quem procura local mais jovem, a recomendação é o bairro Adams Morgan, que oferece uma grande variedade de lugares para dançar, beber e comer. A melhor parte de Adams Morgan é que há tantos bares e clubes em torno da 18ª Rua que, se você não gosta de um, há outro logo ao lado. À noite, as ruas costumam ficar tão lotadas que você terá problemas para abrir caminho através da multidão.

Comentários

Powered by Facebook Comments