destaques

Primeira parada da Expo nos EUA: conceituada Princeton University

Publicado em: 6/10/2017

 

 

A CEO da Expo Ensino está nos Estados Unidos visitando instituições renomadas para pesquisas de novas tecnologias e tendências da educação

 

unnamed (13)

 

A primeira parada foi na conceituada Princeton University que possui um grande e lindo campus contrastando modernas instalações com prédios clássicos, em meio a grandes parques e jardins.

Princeton é uma disputadíssima universidade que recebe anualmente 60 mil inscrições aprovando menos de 10%.

Durante visita a Expo Ensino descobriu diferenciais da Universidade que poderão servir de inspiração para as universidades brasileiras. Um exemplo que pode ser citado é a evasão de estudantes que, no caso de Princeton, é mínima. Sua porcentagem de evasão é menor do que 2%, enquanto no Brasil estes índices variam de 30% a 50%, as vezes mais. A Expo Ensino foi entender como eles conseguiram praticamente erradicar a evasão. Foram constatados 4 prováveis razões para isso.

1 - A primeira coisa a se destacar é que eles possuem um sistema de grade curricular extremamente flexível. O estudante consegue escolher as matérias que ele quer fazer e que mais se enquadram em seu perfil. Existem algumas restrições e regras a serem seguidas, mas são maleáveis. Isso faz com que os alunos acabem tendo uma grande motivação para estudar. Ao escolher suas matérias eles ficam mais envolvidos com a disciplina, se aplicam mais e conseguem atingir os níveis de exigência da universidade mais facilmente.

2 – A universidade dispõe de um programa de adaptação para os ingressantes. O estudante vai direto para um programa intenso, bem montado, que dará as condições para a adaptação à universidade, à rotina, aos estudos e ao sistema. O apoio é dado ao aluno por um longo período.

3 – Existe um clima organizacional e motivacional enorme entre os jovens e seus professores. Uma energia positiva que contribui para que todos queiram permanecer na universidade. A Expo Ensino pôde comprovar esse clima durante a visita, experienciando na prática o dia a dia de Princeton.

4 – O espaço e a paisagem são belíssimos. As instalações são modernas e dinâmicas. De forma geral é um ambiente que traz paz, tranquilidade e favorece o conforto e a concentração dos alunos durante os estudos.

 

Princeton University

Princeton foi fundada em 1746 e tem atualmente 5.232 alunos de graduação e 2.747 alunos de pós-graduação.

Segundo lista divulgada pelo Center for World Univesity Rankings (CWUR), Princeton está na posição 9 do mundo e 7 dos EUA.

Comentários

Powered by Facebook Comments