fashion

Moda Nacional

Publicado em: 2/12/2016

São Paulo Fashion Week

 

Por Letícia Semeghini e Vivian Ono

Crédito das fotos: divulgação das marcas

 

A Residenciais mais uma vez cobriu a principal semana de moda da América Latina, o São Paulo Fashion Week, e, por meio da curadoria das nossas consultoras de imagem, mostraremos as tendências que influenciarão a moda brasileira. Nesta edição, nomeada como SPFWTRANSN42, chama a atenção para o cenário de mudanças, colocando o prefixo trans que traduz a ideia de ir além. Ela se transforma e se torna a primeira semana de moda a adotar o conceito “see now, buy now”, tendência que vem revolucionando o varejo mundial, aonde as marcas vendem as peças logo após o desfile.

 

MEMO

O lineup do SPFW trouxe uma novidade ao incluir em seu calendário o primeiro desfile de uma marca esportiva, a MEMO, da empresária Patricia Birman – herdeira da Arezzo. A coleção capsula foi assinada pela estilista Lolita Hannud, da marca Lolitta, uma união que agregou informação de moda diferenciada a roupas esportivas. As peças apresentadas vestem mulheres criativas, que apreciam cortes impecáveis somados ao mix de tecidos tecnológicos e trabalhos manuais únicos, detalhes que valorizam as formas da mulher. O brilho do metalizado e a delicadeza dos tons pastéis imprimem a sofisticação feminina.

 

1

 

COCA COLA JEANS

A Coca Cola Jeans nos levou a uma viagem ao oriente, e a coleção apresentou elementos inspirados em peculiaridades dessa região; sua arquitetura, paisagem, lugares e tecnologia. As peças tinham modelagens amplas, recortes assimétricos e formas envelopadas; inspirados no origami. O jeans foi o protagonista, apresentado em diferentes versões como as peças destroyed com desgastes e rasgos, rígido e bruto – respeitando a essência original das cores blue e black, além das aplicações em grafite com o nome da marca que imprimem o street style. O desfile foi um dos mais badalados com a participação especial de Sasha Meneghel e o cantor e compositor Di Ferrero dentre os modelos.

 

2

 

JOÃO PIMENTA
A marca João Pimenta, essencialmente masculina, embarca em um período de transição e assimila em sua coleção as tendências globais de moda, criando peças sem pensar em gêneros. O minimalismo e alfaiataria impecável, identidades da marca, imperam entre as peças oversized, jaquetas bomber, camisas, calças jogging e pantalonas, até mesmo peças plissadas foram desenvolvidas, reforçando a questão genderless. A coloração pastel mostra uma coleção clean e propõe uma leveza, seja nas roupas bem como nos calçados, que se destacaram pelo conforto dos tênis de cano alto e baixo.
3
Experimento Nohda
Nohda é o nome da holding da talentosa Patrícia Bonaldi que engloba sua própria marca, bem como Lucas Magalhães e Apartamento 03 de Luiz Cláudio. O nome tem origem no ideal noh em japonês, que simboliza a união da habilidade, forma e função. O desfile “Experimento Nohda”, que aconteceu no Teatro Oficina, enfatizou exatamente a essência dessaunião em uma alfaiataria contemporânea de silhueta oversized, ora assimétrica. A mensagem era de união, simbolizada por cordões, nós, amarrações e laços, em uma mescla dos bordados da Patbo, a alfaiataria de Apartamento03 e o tricô de Lucas Magalhães. Em meio ao clássico Branco & Preto, vimos a ousadia das cores primárias, cada uma simbolizando uma marca; amarelo de Lucas Magalhães, azul de Apartamento03 e vermelho da Patbo.
4
Lilly Sarti
“Eu fecho os meus olhos, eu respiro. O ar fresco de verão preenche meu corpo que se expande em luz. Como o ar, eu me movimento com leveza. Eu expiro, eu saio de mim e assim eu deslizo pelas superfícies de uma paisagem pintada em tons suaves, pulsante de vida e espiritualidade…” Seguindo essa inspiração, Lilly e Renata desfilaram uma coleção Resort 2017 madura, extremamente feminina, fluída e cheia de leveza. A feminilidade é desenhada pelos tons claros, a fluidez dos tecidos – como o chiffon de seda e o crepe -, os decotes e recortes e a cintura bem marcada. Uma elegância que se mostra despretensiosa, autêntica e desejável! A dupla aproveitou para comemorar os 10 anos da marca e o lançamento do e-commerce, na tendência do “see now, buy now”, que na tradução literal significa veja agora, compre agora com as peças recém desfiladas.
5

Comentários

Powered by Facebook Comments