viagem

RIOJA: A ESPANHA DOS VINHOS E DOS CAMPOS

Publicado em: 29/08/2016

Respirar aromas dos campos europeus, brindar com simpáticos vinicultores, saborear a comida campesina espanhola, tudo isso dentro de vilas históricas

 

Logrono city view

Por Marc Szeligowski

A região de RIOJA, na Espanha, é tipicamente campesina. Nosso espírito tem que estar alinhado para aguçar nossos sentidos, o olfato, para respirar os aromas do campo, a audição, para captar o sossego das vilas históricas, e acima de tudo, o paladar, para se inebriar dos grandes e infinitos vinhos acompanhados da culinária artesã e campestre.

Em Rioja, você irá descobrir que estes maravilhosos vinhos, vem quase sempre acompanhados de gente amigável, resultando todo dia em inúmeros brindes, repletos de sorrisos. Precisamos muito mais que isso?!

La Rioja é a menor região da Espanha Continental, delimitada não apenas por Navarra, mas também por Castela e Aragão. A região se estende ao longo do Rio Ebro e sua capital é Logroño. La Rioja, apesar do tamanho, tem uma gigantesca influência, pois é um dos distritos de vinícolas mais importantes da Europa.

A região é dividida em Rioja Alta e Rioja Baja. A Rioja Alta apresenta uma clima ameno e recebe uma vasta quantidade de chuva, por isso, possui solo mais fértil e os melhores vinhedos e agicultura. Outras atrações se destacam: impressionantes castelos e mosteiros e a vantagem de estar perto dos Caminhos de Santiago. Já a Rioja Baja, conta com clima mais quente e semiárido com vinhedos plantados em zonas de menor altura.

A região possui mais de quinhentas vinícolas com reputação internacional de qualidade, onde além de degustar vinhos, é comum realizar diversas atividades como passeios de balão e a cavalo. Além dos vinhos esplêndidos, La Rioja conta com uma natureza surpreendente: belíssimas florestas mediterrânicas, serras de alta montanha e paisagens de lunares.

 CENTRO HISTÓRICO

Conheça La cuna del castellano em los monasterios de Suso y Yuso,  em San Millán de la Cogolla. O local é considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO muito famoso, pois aqui encontram-se as primeiras palavras escritas em espanhol.

Visite também uma das cidades de La Rioja que são marcadas pelo caminho de Santiago: Santo Domingo de la Calzada. A cidade apresenta ruas medievais, destacando-se suas casas e seus amuralhados, declarados conjunto de interesse histórico nacional. Não deixe de visitar ainda a Catedral e o antigo Hospital de Peregrinos.

VINHOS

La Rioja, norte da Espanha, é sinônimo de vinho. São vinhos requintados de tradição centenária e de grande nome, que cativa todos que provam, carregando uma cultura muito enraizada. A produção média anual de Rioja é de 250 milhões de litros, dos quais 85% é o vinho tinto e o resto branco e rosa.

Se você viajar para a região, além de prová-los, é possível desfrutar de várias atividades com este tema. Voar de balão é uma das atrações que valem a pena. As saídas são de madrugada e o passeio geralmente dura uma hora. No final você é recompensado com um diploma personalizado e uma degustação do famoso vinho de Rioja.

Outra comum é montar a cavalo, em que é possível conhecer a natureza da região. O passeio é recomentado para todas as idades. A canoagem entre as videiras é ótima para conhecer melhor as águas de Rioja. Atravesse as águas calmas do Rio Ebro e passe ainda por La Rioja Alta.

Para os amantes de vinhos e vinícolas e aqueles que querem ir além da observação e degustação, a atração recomendada é ser vinicultor por um dia. É ensinado sobre a colheita, o ato de podar, desfolhar o fruto, tudo em uma adega tradicional. É possível ainda se inscrever para um curso de iniciação à degustação.

Caminhadas, ciclismo, andar de bicicleta, pode ser outra experiência interessante. Estas atrações são acompanhadas por uma explicação do processo de vinificação e uma visita as vinícolas para ver como funciona a colheita, o esmagamento e prensagem das uvas.

Por fim, para aqueles que tem um tempinho extra, passeios como “ Ruta de las Mil y una Viñas “ ou “ Ruta de Viñas, Robles y Hayas “ são indicados para que seja possível sentir a emoção de atravessar vales e montanhas ou contornar o Caminho de Santiago. Esta atividade pode durar de meio dia a um dia inteiro com a opção de fazer um ensaio fotográfico na rota.

GASTRONOMIA

La Rioja possui uma grande relação com as cidades vizinhas, que refletem em certos costumes e cultura, a gastronomia, no entanto, não fica de fora. Além dos excelentes vinhos, a cozinha é marcada pela simplicidade requintada e qualidade dos produtos.

A região é conhecida pela tradição agrícola popular, que acaba se incorporando nos produtos locais frescos: pimentas, alhos, cebolas, alcachofras, espargos, alfaces, acelgas, entre outros. Destaques da culinária incluem o feijão branco e o Caparrones, um dos pratos mais importantes e tradicionais de La Rioja. É um tipo de feijão vermelho com linguiça picante de chouriço.

O porco também é outro prato muito consumido na região espanhola, pois é um símbolo da cultura cristã. O bacalhau também se torna famoso por aqui.

Caparrones

Caparrones: um dos pratos mais importantes e tradicionais

EVENTO 5 SENTIDOS

O evento “Rioja y los 5 sentidos”é um projeto cuja intenção é celebrar a cultura do vinho. Ele foi realizado devido a uma iniciativa do Governo de La Rioja “La Rioja Capital” e está sendo realizado este ano, durante cinco meses, a partir de fevereiro até o final, em novembro.

Este mês de setembro vai ser dedicado ao sentido da audição, com espetáculos em vinícolas e apresentações tradicionais em adegas. As atrações ocorrerão no Tren del Vino nos dias 8 e16 de setembro.  Já em novembro, o programa será terá como foco o sentido da visão e acontecerá nos dias 3, 10 e 17, onde serão exibidos filmes relacionados com o mundo do vinho.

Comentários

Powered by Facebook Comments