viagem

SANTIAGO DE COMPOSTELA E SEUS CAMINHOS MÁGICOS

Publicado em: 14/07/2016

Encerramos a nossa série de reportagens da Espanha com um “gran finale”: a icônica chegada em Santiago de Compostela depois de 800 km pedalados

 

Kathedrale Santiago de Compostela

Por Sara Pedrazo Royo

Encerramos a nossa série de três reportagens da Espanha com um “Gran final” : a icônica chegada em Santiago de Compostela, a terceira cidade mais importante no mundo cristão, sepulcro do apóstolo Tiago. Na verdade os caminhos de Compostela (tombados como patrimônio da Humanidade) vão além do significado religioso, pois por 800 anos, provocaram a miscigenação, troca de culturas e comércio de todos os povos da Europa.

Surpreendentemente, este fenômeno está mais atual que nunca e não para de crescer, apesar de toda a modernidade. A cada ano, transitam, convivem, meditam e trocam experiências, 4,5 milhões de caminhantes de todas as idades e todas as nacionalidades. Pode-se arriscar a dizer que nos próximos quinze anos quase 100 milhões de pessoas, lá se encontrarão e compartilharão, aflições, desafios e solidariedade. Talvez você seja um deles e sinta o que eu senti e descrevo agora:

“Minhas últimas pedaladas chegaram, era o final da mais longa jornada da minha vida, não só pelos 800 km que duraram mais de um mês, mas pelo mais longo tempo que tive na minha vida comigo mesma. A ansiedade invadiu todo o meu ser quando deparei com a Praça do Obradoiro e a imponente Catedral, cujos sinos convidavam para a minha missa, a nossa missa dos peregrinos. Parei para observar aquele cenário magnífico, muitas pessoas comemorando sua conquista, feita a pé, de bicicleta, com partidas de tantos lugares e de tantas culturas. E mesmo sem as conhecer, algo me ligava a todas elas. Havíamos passado pelo mesmo caminho, interno e externo, buscávamos respostas similares que se esclareciam a cada símbolo de concha encontrado durante o percurso. A Catedral agora era nosso remanso, nossa casa e  suados, cansados nos cumprimentávamos e nos saudávamos. Me emocionei e soube naquele momento o motivo pelo qual iniciei meu caminho e o mais importante, que alí era um começo”.

CAMINHOS DE SANTIAGO DE COMPOSTELA

São vários caminhos localizados entre a Espanha e a França, tendo ramificações em Portugal, todos se dirigem ao Santuário Santiago de Compostela. O mais conhecido deles é o Caminho Francês inicia-se em Roncesvalles (Navarra) ou Somport (Aragão).  Ambas as rotas encontram-se em Puente la Reina, depois de atravessar o território de La Rioja e Castilla y Leon em direção a Galicia percorrendo 800 km na Espanha.

Existem opções de caminhadas para todos os gostos, começando desde pequenos trechos com apoio de ônibos, para se fazer a pé, de bicicleta ou a cavalo com duração a partir de 4 dias por até 2 meses. Pode-se encontrar excursões que agregam, gastronomia, história e até vinhos. Existem acomodações ao longo do trajeto com mais ou com menos conforto. Vários sites oficiais, incluindo o do governo espanhol, discriminam inúmeras excursões. Leiam no nosso portal a seção de serviços www.residenciais.org

Importante ressaltar que esta é uma proposta de viagem muito mais ampla, onde se pode incorporar quase todas as seduções turísticas, como gastronomia, vinhos, arquitetura, festas, arte e  história, mas terá mais, fará muitas amizades, verá o tempo passar, curtirá ar livre e muita atividade aeróbica. E talvez, poderá fechá-la com chave de ouro fazendo uma reflexão decisiva sobre sua vida e sobre você independentemente de sua fé.  

The Way of Saint James shell sign and arrow

CIDADE SANTIAGO DE COMPOSTELA

Esta icônica antiga cidade conta com diversas igrejas, santuários e é considerado um das mais românticas e históricas cidades da Espanha. Passeie pelas ruas de paralelepípedos e admire a mistura única de estilos românicos, góticos e construcões barrocas de Santiago de Compostela.

O destaque da cidade com certeza é a Catedral construída no século XI, ela reflete vários estilos. O Maestro Mateo Pórtico de la Gloria, esculpida no ano de 1188, está entre os melhores produzidos na Europa na época. Além disso, os três arcos do pórtico são decoradas com figuras do Juízo Final.

A catedral tem ainda três naves em forma de cruz e várias capelas e conventos. O altar apresenta uma mistura de gótica e decoração barroca. Na cripta é possível notar uma urna de prata em que lembram os restos do apóstolo São Tiago. A Catedral conta também com um museu com tapeçarias e fragmentos arqueológicos. Ao lado nota-se o Palacio de Gelmírez construído durante o século XII com uma belíssima arquitetura românica .

Não deixe de visitar o Centro Galego de Arte Contemporánea, em que o arquiteto português Álvaro Siza Vieira, criou uma construção moderna e elegante, que foi inaugurado no inicio de 1990 e apresenta uma coleção permanente de trabalhos de artistas espanhóis, portugueses e latino-americanos.

Passe pela Colexiata de Santa Maria do Sar que é uma igreja que representa uma das joias arquitetônicas de estilo românico na Galiza. Para aprender mais sobre o crescimento de Santiago de Compostela como um local de peregrinação visite também o Museo das Peregrinacións.

 Plaza del Obradoiro, Santiago de Compostela

 

ALIMENTAÇÃO

Selecionamos os melhores e mais famosos restaurantes desta histórica cidade. Começando pela Casa Marcelo, em que o criador evoluiu um gastropub com uma cozinha exposta com pratos excepcionais e famosos vinhos. Há também influência japonesa na apresentação e uso de cores brilhantes que compõe o prato. Por exemplo, uma das especialidades: mackerel da Coruña num cuscus com creme der ervilhas e pedaços crocantes de presunto da Ibéria.  Outro excelente é o El Mercadito em que você pode apreciar a vista das torres da Catedral das janelas do restaurante. A comida é galega modernizada com um toque criativo e foco em produtos frescos e locais.  Experiemente também o tradicional Don Gaiferos que fica ao lado da Igreja de Santa Maria Salomé. Aprecie deliciosos frutos do mar que chegam por caminhão do lonja em A Coruña.    

ACOMODAÇÕES

O Hostal de los Reyes Católicos é um dos hotéis mais famosos da cidade do século XV. Antigamente foi uma pousada real e hospital para peregrinos doentes. O hotel conta com mobília tradicional de madeiras, colchões macios e roupas de cama de luxo nos quartos, que são decorados com antiguidades. Aqui você consegue explorar um pouco mais da história de Santiago de Compostela, observando e andando pelos corredores antigos.  Outro excelente é o San Francisco Hotel Monumento, que era um antigo convento do século XVIII. Ele se localiza perto da Catedral. As áreas públicas apresentam ricos detalhes arquitetônicos e os quartos possuem uma mobília mais tradicional e piso de madeira. Da janela é possível observar uma belíssima vista para a Catedral ou para os jardins.  Acomode-se ainda no Los Abetos Hotel que fica cerca de cinco minutos de carro do centro de Santiago. Moderno, ele aparenta ser um resort e inclui uma piscina exterior, campos de tênis e lindos jardins com caminhos de pedra. A mobília é no estilo clássico e os quartos mais familiares com duas camas queen size.

 

 

Comentários

Powered by Facebook Comments