viagem

GRANADA: POR QUE A MELHOR CIDADE TURÍSTICA?

Publicado em: 14/07/2016

Ela é completa: porte médio, exuberante arquitetura e história, rica em sabores e festas típicas

 

Ancient arabic fortress Alhambra at the beautiful evening

Por Sara Pedrazo Royo

Para muitos a melhor cidade da Espanha para se visitar, pois possui o icônico castelo Alhambra, um formoso centro histórico. Ao fundo a cordilheira mais alta da Espanha e uma vida noturna e gastronômica exuberante. De maio a julho festas populares invadem as praças, com cores, músicas, danças, comidas e bebidas. A maior de todas é a Feria del Corpus, vale destacar a La Tarasca (desfile de bonecos gigantes) e as tradicionais festas com os toros.

Em 1482 no território da cidade de Granada, os Reis Católicos Isabel de Castela e Fernando de Aragão colocaram fim aos 781 anos de domínio islâmico na Península Ibérica, mas foi mantido o enorme legado mouro, inclusive arquitetônico. Conseguindo o selo de Patrimônio da Humanidade pela Unesco para a fortaleza de Alhambra e o bairro de Albaicín. 

ATRAÇÕES

Conheça o magnífico centro histórico de Granada a pé, começando no bairro Albaicín pela Plaza Nueva, seguindo até El Bañuelo, depois para o Museu Arqueológico e posteriormente para a Plaza San Nicolas, em que é possível observar a icônica fortaleza de Alhambra.

A fortaleza Alhambra -também Patrimônio da Humanidade- é um dos prédios históricos mais atraentes da Europa que revela o apogeu da arquitetura muçulmana na Espanha, uma vez ocupada pelo príncipe Nasrid. Quando se vê pela primeira vez Alhambra, seu exterior com muralhas vermelhas pode surpreender, entretanto, as verdadeiras maravilhas do palácio estão em seu interior. 

Alhambra palace, Granada, Spain

O Pátio dos Leões é um dos seus belíssimos pontos, construído em 1377 por Mohamed V, é rodeado por uma galeria com 124 colunas de mármore branco de Almería. Não deixe de visitar também o Pátio de Arrayanes, com interiores coloridos que contam com painéis e azulejos.

Visite ainda o Pátio del Mexuar ou quarto dourado decorado com pinturas góticas, escudos e emblemas dos Reis Católicos. A Sala de los Abencerrajes apresenta paredes ricamente decoradas. 

Passe também no Salão dos Embaixadores, que possui a sala mais ampla e elevada de todo o palácio, com 18 metros de altura. É um local com conteúdo poético rico, onde encontra-se alguns fragmentos do Corão e o teto em que são representados os sete céus da cultura muçulmana.

Os Baños Arabes escaparam da destruição durante o reinado do Reis Católicos Fernando e Isabel. Estão entre as construções mais antigas ainda em pé na cidade de Granada e entre os banhos muçulmanos mais bem preservados na Espanha. Materiais de estilo visigótico e romanos poderiam ter sido usados para a sua construção.

ranada 2

A Catedral de Granada é outra atração interessante com um ar renascentista e conceito original de estilo gótico. Seu ponto focal é a adjacente Capela Real, em que é possível encontrar os sepulcros de Fernando de Aragão e Isabel de Castela.

Durante o inverno e na primavera é possível observar neve nos picos das montanhas de Sierra Nevada, onde está situada outra atração imperdível, o Parque Nacional de mesmo nome. O topo da Península Ibérica, Pico Mulhacén, fica neste local, seu principal atrativo é a estação de esqui.

COMPRAS

A Alcaicería ao lado da catedral é o local ideal para compras típicas. Lá encontram-se lotes de joias espanholas comparados aos melhores trabalhos da cidade de Toledo.As ruas estão cheias de lojas e vendedores de artes e ofícios da província de Granada. As lojas da Cuesta de Elvira também são ótimas para comprar antiguidades e artesanatos.  

GASTRONOMIA

Um excelente restaurante na cidade é o Botánico localizado em uma pequena praça a oeste da catedral, perto da escola de direito da universidade. Na maioria das vezes é um café-bar iluminado e alegre, onde é possível obter tapas e uma cerveja ou um café. Serve ainda um cardápio de jantar completo da cozinha mediterrâneo e indiana. As 23h nos finais de semana as luzes se apagam e explosões de músicas começam, em que as pessoas dançam e se divertem.  Outro é o Cunini Restaurante & Marisquería que possui excelentes frutos do mar. Visite também o restaurante Chikito, em que Chef Antonio Torres faz um delicioso prato de bacalhau assado com hortelã e especiarias quentes do Norte de África. Você ainda pode experimentar deliciosas sobremesas que apresentam massa folheada, nozes e mel.

ACOMODAÇÕES

O hotel AC Palacio de Santa Paula é uma adaptação do século XVI do Convento de Santa Paula e de um palácio mouro do século XII. Suas estruturas históricas contam com um revestimento de aço.O ambiente das construções anteriores é mantido em algumas das áreas públicas. Os quartos são frescos e modernos, contendo amplo espaço. Os quartos superiores têm vista para o pátio mourisco e algumas acomodações de luxo proporcionam a vista para Alhambra (por este motivo o hotel é considerado o mais luxuoso de Granada).

 

 

 

 

 

 

Comentários

Powered by Facebook Comments