viagem

Vejer De La Frontera

Publicado em: 6/06/2016

Por séculos impenetrável, hoje uma aconchegante e linda vila histórica

 

vistas del municipio de Vejer de la frontera en la provincia de

Trezentas casas brancas tombadas e edificadas com páteo vicino

Passeando pelas lindas vielas íngremes, vão se sucedendo as antigas casas brancas, -mais de 300 e todas tombadas- edificadas em torno dos tradicionais pátios dos vizinhos (patio de vecinos), simbologia de uma vida de portas abertas e comunitária: típico da arquitetura tradicional de Andaluzia. Este é o diferencial de Vejer para o turista ávido de contato com a cultura local e que quer uma parada no tempo. Sem hordas de turistas estrangeiros, mas com simpáticos moradores artistas e aposentados intelectuais, restaurantes cujos proprietários gostam de um papo, balconistas que lhes confidenciam boas dicas, ou seja, a amizade “rola” com o povo.

Vejer de la Frontera é uma pitoresca cidadezinha ao sul da Espanha próxima ao oceano atlântico, na província de Cádiz, comunidade autônoma da Andaluzia, com história milenar. O vilarejo é um dos mais deslumbrantes dos vários Pueblos Blancos. Seu sucesso turístico é devido a localização, que está a menos de oito quilômetros de Cádiz (com praias muito frequentadas), e empostada exatamente em cima de um morro de quase 200 metros de altura, com um belo e preservado amurallado, contendo as pitorescas ruas estreitas em todo seu perímetro, que por séculos foi inexpugnável.

ATRAÇÕES

O local que mais atrai é a Plaza de Espanha, aconchegante, acomodada num pequeno espaço arredondado, com uma lúdica fonte de azulejos decorados formando o cenário de um presépio de bom gosto, o palco perfeito para relaxar.

O ponto alto da Vila mais que seus monumentos é ela em si, no entanto destacamos a Igreja Parroquial del Divino Salvador, que possui estilo gótico e foi construída sobre uma antiga mesquita. O Castillo localizado na parte mais alta e possivelmente, a mais antiga área habitada de Vejer, que do seu pátio é possível observar a arquitetura militar medieval que a cidade abriga e ainda avistar todo o povoado.

Outra atração é o Convento de las Monjas Concepcionistas – fundado por D. Juan de Amaya em 1552- em que é possível notar seu estilo renascentista na entrada principal. Ao lado dele fica a rua mais emblemática da cidade, o Arco de las Monjas.

A Casa del Mayorazgo é outra dica para apreciar a parte histórica, já que conta com estilo barroco datado do século XVIII. O seu interior é composto por dois pátios, através do quais ele se comunica com a Torre del Mayorazgo.

The main square in Vejer de la Frontera, featuring a beautiful f

Plaza da España: forma o cenário de um presépio

GASTRONOMIA

Uma das surpresas oferecidas pela cidade é o grande número de bares e restaurantes escondidos nos cantos mais incomuns. Andar a pé, papear e comer é uma experiência envolvente na cidade, devido à fusão entre o ambiente arquitetônico e a boa cozinha de Vejer.

Um restaurante ótimo na cidade é a Casa Leonor (Receitas da avó), que tem como especialidade carnes de retinto e atum de almadraba marinado.

Outro é a Casa Varo (cozinha de mercado), que proporciona para os amantes de peixe um delicioso atum de almadraba.

Para quem gosta de cozinha marroquina e do Oriente Médio, o El Jardín del Califa é uma boa. E você ainda pode saborear tapas, carnes e peixe no intimista Restaurante El Arriate.

HOSPEDAGEM

Ficar na charmosa e cinematográfica vila, ou nos arredores rurais ou praianos. Há opções ótimas em todos os locais. O hotel Ailama é uma boa dica para quem pretende visitar as praias do Atlântico, pois fica apenas a 20 minutos de carro. O hotel apresenta uma fachada branca tradicional e as acomodações contam inclusive com máquina de lavar e microondas. Há uma variedade de bares e restaurantes tradicionais que servem cozinha andaluza dentro de uma caminhada de 5 minutos.

Outro excelente é o Alojamiento Rural el Cubillo localizado no campo a 3 km de Vejer de la Frontera. Apresenta excelentes vistas para as montanhas e à paisagem, pisos em azulejos, quartos aquecidos e vista para um pátio rústico. O diferencial deste do alojamento é que ele oferece uma loja orgânica com legumes cultivados em seu jardim.

Ficamos e recomendamos o Hotel Convento San Francisco bem no miolo de Vejer, um prédio histórico com conforto básico e que nos faz voltar no tempo. Na praça a sua frente é onde tudo acontece e passagem de todos, vale então sentar enfrente ao café e degustar boas conversas com o “Pueblo”.

Comentários

Powered by Facebook Comments