viagem

Toledo

Publicado em: 6/06/2016

A cidade da arma branca, do magnífico centro histórico e antiga capital da Espanha

 

beautiful sunset over old Toledo, Spain

Bem-vindo a Toledo, antiga capital da Espanha.

Tomando um café na Biblioteca Regional de Castilla La Mancha localizada no alto da Torre Sul de Alcazar, você descortinará o deslumbrante entorno da histórica cidade.

Ao descer vá em busca do Museo del Greco, mas perca-se nas ruelas até lá e depois nas cavernas da antiga casa do judeu Samuel Leví, uma incrível mostra das lendas e  dos tesouros ocultos da cidade.

Arroje vivenciando aulas de esgrimas ou de como manusear facas, afinal é a cidade da arma branca que desfila em suas vitrines verdadeiras obras de arte destas peças.

Saboreie as saborosíssimas empanadas assadas a lenha pelas monjas do Convento de Santo Domingo el Antiguo.

Finalmente, repouse num dos hotéis castelo como o Castillo de San Servando, torcendo que seja uma noite tempestuosa para vivenciar a emoção dos famosos fantasmas que rondam seus corredores.

Toledo, Patrimônio Mundial da UNESCO, cujo maravilhoso centro histórico está confinado sobre um monte, formando um ínstimo cercado por um caudaloso rio, por isso muito bem defendida ao longo de séculos. Mesmo depois que Filipe II mudou a corte e a capital para Madrid em 1561, a cidade continuou sendo um centro religioso nacional, preservando elementos das culturas árabes, judaicas e cristãs.

A cidade conta com uma belíssima Catedral construída em 1226, e duas praças principais que servem como pontos de referência, pois representam transições entre bairros. A Plaza del Ayuntamiento a sudoeste da Catedral e a Plaza del Zocodover que localiza-se a nordeste da Catedral e repleta de cafés populares  ao ar livre.

ATRAÇÕES

A famosa Catedral foi construída no período de 1226-1493 e é uma das três catedrais góticas espanholas do século XIII, porém apresenta também elementos de outros estilos, como o barroco.

Cheia de tesouros de arte sacra, esta catedral continua sendo a sede eclesiástica da Igreja Católica Romana na Espanha. Ela foi construída no local da mesquita principal de Toledo, que por sua vez foi construída sobre as fundações de uma catedral visigótica, testemunhando a longa história da cidade.

Alguns dos eventos históricos marcantes aconteceram neste belíssimo local como a proclamação de Joana, A Louca, e seu marido, Philip, O Belo, como herdeiros do trono da Espanha.

Entre os tesouros da arte estão o altar construído por Narciso Tomé, El Transparente. O escultor fez um buraco no teto que traz a ilusão de que o altar está se elevando aos céus; a Sacristia que possui diversas pinturas de grandes artistas europeus como El Greco, Caravaggio, Ticiano, Goya, Van Dick e outros. Imperdível é a Sala do Tesouro, com 228 ​​kg de pedras preciosas do século XV, que são levadas para as ruas de Toledo durante a festa de Corpus Christi.

O Museo de Santa Cruz vale a visita, pois é repositório para dezenas, talvez centenas, de pinturas do século XVI e XVII. Lá você pode chegar perto de obras de arte do artista El Greco, como La Asunción de la Virgen, pintado em 1607-1613.

O Museu Convento de Santo Domingo el Antiguo, vale a visita pela magnífica obra Assunção de El Greco sobre o altar.

Outro é instigante Museu Sefardí, sobre o Judaísmo, que levou 500 anos para abrir (após a expulsão dos judeus da Espanha) e na Sinagoga del Tránsito, construído em 1355 por Samuel Levi. O edifício foi cristianizado depois de 1492, portanto apenas alguns dos pergaminhos nas paredes são originais. As vitirines do museu relatam comunidades judaicas na península ibérica da época romana.

El Transparente ,é considerado um verdadeiro tesouro da arte

El Transparente: considerado um verdadeiro tesouro da arte

VIDA NOTURNA

Os moradores de Toledo procuram na vida noturna, lugares na cidade moderna, longe das atrações históricas. Você pode ouvir boa música no Bar La Abadía, na Plaza San Nicolás 3 ou visitar o Pub irlandês O’Brien que costuma atrair uma multidão jovens.
Para os amantes de vinhos o Super Chef Adolfo Muñoz é dono do Adolfo Collecion, local em que é possível desfrutar uma variedade de vinhos, tapas e ainda se misturar com o povo de Toledo. Apresenta um ambiente hippie com capacidade para apenas 16 pessoas.

ALIMENTAÇÃO

Adolfo Restaurante é outro estabelecimento do chef Adolfo Muñoz. O restaurante possui uma estrutura medieval e fica perto da catedral. Lá ele oferece os maiores sucessos da cozinha de Toledo e é necessário fazer reserva. Ele serve costela de carne de veado com um refogado de cebolas, cenouras e frutas secas e o típico o prato Carcamusas, com carne de porco ervilhas e tomate.
No Alfileritos 24 Taberna Restaurante, a sua aparência é de uma construção medieval e se localiza em uma rua muito estreita, quase no centro geográfico da cidade. O lado bares muito frequentados, com almoço saboroso e muito acessível.

ACOMODAÇÕES

O Hotel Pintor El Greco, no antigo bairro judeu perto da Sinagoga del Tránsito, possui uma das hospedagens mais românticas da cidade. Este hotel foi construído em torno do núcleo de uma casa de Toledo do século XVII de tijolo e estuque, tanto dentro como fora. Os móveis são de madeira com estofados em tecidos estampados.
Outro excelente é o Parador de Toledo que ocupa uma bela construção de pedra com telhado do século XIV. Os viajantes o escolhem pela sua magnífica vista. A propriedade fica em uma crista montanhosa a cerca de 4km do centro da cidade , que é um ponto de vista perfeito para obsevar toda glória arquitetônica de Toledo.

Comentários

Powered by Facebook Comments