viagem

Alcalá De Henares

Publicado em: 6/06/2016

A cidade do saber de 2000 anos

 

ALCALA-plaza-cervantes

Praça em homenagem ao autor do clássico Dom Quixote: Miguel de Cervantes

Colado a Madrid está um pequeno município, com ares de interior, chamado Alcalá de Henares. Muito icônico por vários motivos, primeiro uma cidade com um passado glorioso, de 2000 anos, um centro histórico medieval que se tornou um grande polo cultural e educacional, cuja Universidade foi fundada no século XV em meio a mosteiros e palácios. Sua rua principal, Calle Mayor, é a mais antiga na província de Madrid e é ainda a cidade onde Miguel Cervantes, autor do clássico Dom Quixote nasceu. Alcalá publicou a primeira bíblia européia poliglota em 1517, e teve vínculos com os mais importantes intelectuais da Espanha, como Lope de Vega, Quevedo, São Ignacio de Loyola, Calderón de la Barca, entre outros. Para fechar, é patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO.

ATRAÇÕES

Talvez o melhor seja informar-se das programações festivas e culturais que sempre acontecem e muitas valorizadas por terem os palcos nos prédios históricos. Vale lembrar que de Alcalá se acessa os pontos turísticos de Madrid em torno de uma hora apenas.

O famoso Colégio Mayor de San Ildefonso, adjacente a praça principal, Praça de Cervantes, é a faculdade em que o dramaturgo Lope de Vega e outros espanhóis famosos estudaram. Seus nomes podem ser vistos gravados em placas nas salas.
Atravesse o Pátio de Saint Thomas e o Pátio dos Filósofos para chegar ao Pátio das três línguas, fundado em 1557. Lá o grego, latim e hebráico foram por séculos ensinados.

Outra atração que vale a pena é o Museu Arqueológico Regional, um dos mais famosos do gênero no país. Sua cobertura inclui história natural, bem como a ocupação humana e ainda ossos de animais há 780.000 anos. Não deixe de conferir também os murais maravilhosos recuperados da época romana de Alcalá.

O Museu Casa Natal de Cervantes é indicado para aqueles que querem conhecer melhor a vida do autor do clássico da literatura ocidental Dom Quixote. O interior do piso de cerâmica, as paredes brancas e as portas de madeira remetem o estilo de vida confortável da família. Reparem nos displays de manuscritos de Cervantes, eles revelam aos visitantes maior conexão com o autor.
Talvez o melhor seja informar-se das programações festivas e culturais que sempre acontecem e muitas valorizadas por terem os palcos nos prédios históricos. E mais, pode acessar pontos turísticos de Madrid em 1 hora.

O famoso Colegio Mayor de San Ildefonso

Colégio Mayor de San Ildefonso: frequentado pelos maiores intelectuais da época

GASTRONOMIA

Alcalá de Henares oferece uma variada oferta gastronômica que vai da tradicional culinária castellana à de vanguarda, influenciada por Madrid, sem mencionar a típica, chamada la cocina del Quijote. Ao longo do ano, diversos festivais gastronômicos prestigiosos acontecem entre restaurantes e hotéis.

ACOMODAÇÕES

O Hotel da rede Parador de Alcalá, bem no meio do burburinho e do centro histórico foi onde ficamos e recomendamos. É um antigo convento, com paredes de mais de 400 anos, cujo prédio de porte foi repaginado por um competente projeto arquitetônico que inseriu estruturas e instalações moderníssimas e que conseguiu valorizar ainda mais seus traços antigos. Seu café da manhã, como em geral nesta tradicional rede, é soberbo, destacando muito a culinária e ingredientes típicos, tudo a um preço convidativo.

 

 

Comentários

Powered by Facebook Comments