viagem

Córdoba

Publicado em: 4/05/2016

A linda cidade histórica das três culturas

cordoba

Por Marc Szeligowski

A cidade de Córdoba se localiza na Andaluzia, no sul da Espanha. Claro que é famosa pelos seus vinhos, por ser a origem do flamengo, pela sua qualidade de vida e sua modernidade. Porém, sua marca mundial é seu codinome “Cidade das Três Culturas“, cristã, muçulmana e judaica que ao longo do período de mais de 200 anos do poderoso califado conviveram pacificamente. No vale onde está a Córdoba de hoje, floresceu a segunda maior Capital islâmica do mundo antigo com mais de 1 milhão de habitantes na época. Talvez o mais marcante em Córdoba é um fato arquitetônico único no mundo: uma mezquita que possui no seu centro uma capela católica, que figura entre as mais exuberantes do mundo cristão.Com esses olhos, de cristão, islâmico e de judeu é que devemos percorrer o enorme e multifacetado centro histórico de Córdoba.

Atualmente é uma cidade moderna com população de 320.000, entretanto ainda é possível vislumbrar sua antiga glória. Dentro do grandioso centro histórico estão os antigos bairros árabes e judeus com suas ruas estreitas e casas com pátios regados de flores e varandas. Passeie por estas ruas de paralelepípedos de Judería (bairro Judeu), pelo jardim da Rainha Isabel em Alcázar, visite igrejas e palácios renascentistas, explore alguns dos melhores museus, deixando como ponto alto a vislumbrante Mezquita Catedral ícone de Córdoba e Património Mundial.

ATRAÇÕES

Ela é o monumento (Património Mundial desde 1984) visitado tanto por muçulmanos como por católicos e considerada o monumento islâmico mais importante em todo o Ocidente apesar de ser uma Catedral Católica. O templo muçulmano se mantém preservado e suas 850 colunas de granito e mármore se conectam por arcos de pedras vermelhas e tijolos vermelhos e brancos. Uma das características que se destacam é o Mihrab, um santuário de cúpula de mosaicos bizantinos que já abrigou o Corão.

Um belo exemplo para apreciar a belíssima arquitetura da cidade está no palácio-fortaleza Alcázar de los Reyes Cristianos, próximo ao Rio Guadalquivir e da Mezquita. Foi encomendado pelo Rei Alfonso XI e serviu de residência para os reis católicos  Isabel de Castela e Fernando II de Aragão. Possui três torres: Torre dos Leões, Torre de Menagem e por fim, a Torre da Inquisição em que nela encontram-se uma série de mosaicos e sarcófagos romanos. Há também espetáculo de som e luz às segundas-feiras e nas tardes de sábado das 16h30 às 20h.

No Museu Arqueológico de Córdoba é possível aprender um pouco mais sobre a vida na cidade desde que os primeiros Neandertais vieram para a área, em 300.000 anos atrás. Displays de ferramentas e utensílios domésticos, seguidos de artefatos fenícios e gregos, estátuas ibéricas e extensos materiais romanos são vistos no local. A nova construção do museu foi inaugurada em 2011.

Outro é a Casa Andalusí, um pequeno museu que tenta recriar a vida diária em Córdoba durante o califado do século XII. Fica ao lado da Sinagoga, no centro do Bairro Judeu. Lá encontra-se  uma pequena fonte repleta de rosas, ótimo para apreciar o perfume das flores. Para explorar ainda mais a cultura, história e tradição sefardita, na Casa de Sefarad você pode encontrar artesanato tradicional, atrações musicais e literárias sefarditas.

Mosque Cathedral of Cordoba / Mezquita de Crdoba (Spain)

 

VIDA NOTURNA E TABERNAS

É comum visitas a clubes de flamengo, porém a mioria dos Cordobeses vagueiam pela cidade para degustar vinhos regionais nas varias tabernas. O Bodegas Campos é uma das tabernas recomendadas, há outras opções especialmente se você passar pelas ruas da Judería, que são super coloridas à noite.

O melhor da dança e música flamenga está no Tablao Cardenal, o mais popular clube de flamengo de Córdoba. Ele se localiza ao lado da Mezquita, e lá você pode desfrutar de um show com artistas premiados e internacionais. Córdoba é famosa ainda pelos seus cavalos, possuindo espetáculos equinos mesclados com danças e músicas realmente imperdíveis.

Os famosos shows de flamenco no Tablao Cardenal

GASTRONOMIA

El Caballo Rojo é um restaurante de primeira classe que além de apresentar uma boa oferta de tapas, possui uma especialidade incorporada recentemente: alboronía. O prato consiste em uma salada fria de legumes cozidos com açafrão, mel e aroma de anis.

Originalmente uma loja de vinhos, o Bodegas Mezquita se expandiu para se tornar um excelente bar e restaurante. O bar abre primeiro e à medida os clientes vão chegando os garçons abrem as outras salas. A lista de vinhos possui garrafas da província de Córdoba, mas inclui também boas escolhas de toda a Espanha. A maioria dos pratos são oferecidos em uma variedade de tamanhos. A especialidade local é o pote de arroz Córdoba com carne de porco cozida e cogumelos.

Outro restaurante famoso é o La Almudaina, que inclui em seu cardápio carne de porco com molho de trufas, finalizado com espadarte em um molho de conhaque com cogumelos selvagens.

O Los Caballerizas de los Marqueses é outra opção com áreas de jantar em um pátio ao ar livre, apresentando ainda uma sala de jantar coberta dentro do hotel Las Casas de la Judería. Este requintado restaurante gerido pelo chef Oscar Hidalgo González conta com pratos refinados da cozinha tradicional de Córdoba com especialidades de peixe. Entre os pratos estão o robalo assado no forno com feijão verde e hortelã.

ACOMODAÇÕES

O Hotel NH Amistad combinou a arquitetura de dois palácios do século XVIII criando um gracioso hotel com arcos esculpidos e tetos adornados que invocam a essência de Córdoba.

Para descansar, a rede Paradores dispõe em Córdoba uma grande unidade, em estilo resort, situada em uma área nobre residencial, a cinco minutos de carro do centro histórico e com uma vista cinematográfica de toda a cidade.

 

Comentários

Powered by Facebook Comments