viagem

Cáceres

Publicado em: 4/05/2016

O segundo maior centro histórico do país

Plaza Mayor de Cceres

Por Marc Szeligowski

Já passava da 1 hora da manhã depois de bebermos muitas taças de maravilhosos vinhos no jantar e saborear as famosas carnes de caça. Resolvemos nos deitar no meio da pequena praça cercada de muralhas e prédios seculares para ouvir um jovem violeiro romântico que tocava. De repente a delicada música foi cortada por poderosos guinchos de enormes pássaros que nos sobrevoavam: O que era aquilo?! Eram as enormes cegonhas voltando aos seus ninhos gigantes muito comuns na histórica cidade de Cáceres. A magia só aumentou naquele momento magnífico.

Cáceres fica na afastada região da Extremadura na Espanha e se encontra cercada por muralhas, palácios e torres, que foram financiadas por ouro enviados das Américas pelos conquistadores. A cidade foi fundada muito antes, pelos romanos e é o segundo maior centro histórico da Espanha, Património Mundial da UNESCO, apresentando uma singular mistura das culturas dos vários povos que ocuparam o sul do país.

ATRAÇÕES

A Plaza de Santa María é um dos mais importantes centros históricos de Cáceres. O local apresenta formato irregular e possui contruções com fachadas cor de mel, que já foram habitadas pela nobreza local. Do outro lado da Praça de Santa María é possível notar a Catedral de Santa María, que apresenta estilo gótico, apesar dos toques renascentistas adicionados.

A Plaza Mayor é outro local que é livre das consequências que o planejamento urbano apresenta em outros locais historicamente importantes. Algumas das lojas mais atraentes estão nas ruas que irradiam esta praça. A Plaza de las Veletas abriga um museu arqueológico provincial e exibe também alguns artefatos góticos.

Nos finais de semana estas praças sempre possuem atividades de lazer como shows teatros, excursões culturais e ecológicas, todas muito frequentadas pela população local e espanhola, que estão sempre receptivos a se integrar com os turistas estrangeiros. Afinal, viajar é também conhecer pessoas locais.

GASTRONOMIA

A região prima pela carne bovina e de caça, normalmente de origem controlada saborosíssima, macia e fresca. Bons restaurantes na cidade e no centro histórico são facilmente encontrados. Destacam-se, o restaurante Atrio já selecionado várias vezes como um dos melhores do mundo  Não deixe de experimentar o loncheja, uma mistura maravilhosa de jamón com salada de lula e molho de curry.

O prato típico loncheja

ACOMODAÇÕES

A famosa rede de hotéis Parador tem uma unidade diferenciada em Cáceres, localizada dentro de um palácio do século XV. Uma reforma em 2011 adicionou tecnologia nos apartamentos, mas manteve o ambiente medieval.

Hotel o Parador de Cáceres dentro de um palácio do século XV

 

Comentários

Powered by Facebook Comments