viagem

A bela e festiva Europa desconhecida

Publicado em: 8/04/2016

Com castelos, parques, a bordo de veleiros, descobrindo mil ilhas com incrível mar azul… e muitas festas

 

IMG_8278

 

Minha sensação era estar numa cidade de conto de fadas, a iluminação multicolorida explodia a minha volta do alto das falésias nos ricos jardins do Orsula Park, onde eu estava, e escorria morro abaixo até a linda enseada cercada pelas muralhas e castelos do centro histórico da aconchegante cidade de Dubrovnik.

Lá embaixo, na praça medieval decorada, ecoavam como um devaneio a Orquestra Sinfônica Croata e os premiados cantores Baroque Ensemble e Monika Cerovčec, dando vida aquelas luzes e a robusta arquitetura milenar. Assim foi uma das noites do 66º Festival de Verão de Dubrovnik, na Croácia, cada vez mais conhecida como o país dos Festivais de música ao ar livre.

O festival de Verão de Dubrovnik de 2015 reuniu cerca de 2.000 artistas de todo o mundo apresentando 75 programas de teatros, música, balé, arte popular, dança, cinema e exposições, durante 47 dias, em 15 locais diferentes na cidade.

Realmente o “must” é conciliar turismo na Croácia com a curtição de um dos famosos e acessíveis festivais de verão, principalmente para o público jovem. Confira a extensa programação de festivais para 2016 na tabela.

Agora o top mesmo é acessar tudo isso a bordo de um veleiro, com uma animada turma de jovens estrangeiros ou com sua própria turma, fazendo várias paradas inacreditáveis pelo incrivelmente azul Mar Adriático. É um show a parte sentir este glamour e adrenalina em plena Europa, com o gosto de um milhão de dólares, mas gastando apenas 500 Euros. Isso mesmo, a locação de um veleiro por uma semana com tudo incluído roteiro, cabine privada, comida, bebida, tripulação e até festas ou festivais nas ilhas custa a partir de 500 euros por pessoa. Acesse   www.theyachtweek.com/croatia.

Há cerca de 20 anos atrás, a recém-independente república da Croácia era confundida com outras repúblicas ex-socialistas, e sua posição no mapa era em geral desconhecida para a maioria das pessoas. Hoje, o país, que oferece maravilhas naturais com o mínimo de alarde turístico e ótimos preços, tem reconhecimento internacional como destino turístico.

As belezas da Croácia – lugar hoje considerado extremamente seguro, com uma das mais baixas taxas de crimes violentos na Europa – vão desde as águas azuis da costa do Adriático, até as montanhas com cachoeiras dos Alpes Dináricos, passando por belíssimas cidades medievais. As vibrantes cidades históricas, riqueza de ruínas romanas, castelos medievais, maravilhas naturais, belíssimas praias e diversas ilhas, proporcionam aos turistas muitos lugares para relaxar, dançar, saborear vinhos e tomar sol.

Passeios históricos

O país é repleto de riquezas culturais e históricas, como ruínas de civilizações e impérios antigos que valem a pena ser visitadas. Passe pelo Palácio de verão do imperador Diocleciano, em Split, construído no século 3 dC, um dos mais espetaculares locais do país. A Arena, em Pula, foi projetada para acomodar 22 mil espectadores, é o sexto maior anfiteatro do mundo e um dos mais bem preservados. A Basílica de Eufrazijeva, em Porec, é uma das igrejas cristãs mais perfeitamente preservadas de toda a Europa e um dos monumentos mais importantes da arte bizantina. Não deixe de passar também pela Catedral Sveti Lovrijenac, em Trogir, um exemplo da arquitetura românica, cujo mais impressionante detalhe é a porta principal, decorada com pedras minuciosamente esculpidas no século 13.

Vida cultural

O país é ótimo para ser visitado em meses de verão, tempo em que não se pode perder os concertos e festivais de música: de pop ao jazz, a capital Zagreb e a costa tem de tudo. Há grandes festivais musicais que atraem milhares de croatas e estrangeiros, além de shows de menor escala e concertos diversos que ressoam o ecletismo dos croatas. Grandes cidades, como a capital, Split e Dubrovnik ocasionalmente sediam eventos internacionais, e visitantes poderão ir também a festivais de cinema – a maioria deles com uma mistura interessante de filmes internacionais. O Dubrovnik Summer Festival tem renome mundial e oferece performances de teatro de qualidade e concertos de música clássica com artistas internacionais – todos contra o pano de fundo das águas azuis do Adriático.

Atividades esportivas

Há parques nacionais em abundância na Croácia, ótimos para passar tempo ao ar livre. Dependendo da estação, há picos para escalar e lugares ideais para mergulhar. Fazer rafting no Rio Neretva, na Dalmácia do Sul, por exemplo, é uma boa pedida. Pode-se também mergulhar nas águas cristalinas da Baía Kvarner, particularmente perto das ilhas de Cres e Losinj. Para quem gosta de escalar, visite o Parque Nacional Paklenica, na Dalmácia do Norte. A montanha Velebit faz caminho para o Adriático, criando um paraíso de escalada, que atrai milhares de europeus.

 Festivais 2016

Park Orsula, Dubrovnik - Darko Rundek Cargo Trio - (25.08.2012)

Electro Dance Madness:

Novalja, ilha de Pag, 16-19 junho 2016

Parte do Spring Break da Croácia, a segunda edição deste festival vai ter foliões festejando em uma plataforma sobre o mar!

INmusic Festival:

Zagreb, 20-22 junho 2016

Maior festival ao ar livre da Croácia e está agora em seu décimo primeiro ano. A banda Florence + The Machine irá se apresentar no evento.

Hideout Festival:

Novalja, ilha de Pag, 26 – 30 de junho de 2016

Muitos nomes já confirmados para o sexto Hideout.

Love International:

Tisno, 29 junho – 6 julho 2016

Um novo festival que parece ser um vencedor!

Electric Elephant:

Tisno, 07-11 julho 2016

Electric Elephant retorna ao Tisno quebrando a line-up.

Ultra Europe:

Split, 15-17 julho 2016

Quarto ano da Ultra Europe e terá muitas festas impressionantes antes e depois da parte principal do festival.

Fresh Island Festival:

Novalja, ilha de Pag, 12-14 julho 2016

Melhores nomes do hip hop virão para a Praia Zrce para se divertir no sol.

SuncéBeat:

Tisno, 20-27 julho 2016

Mais uma semana de folia da multidão organizado pelo Southport Weekender.

Seasplash Festival:

Pula, 21-25 julho 2016

O décimo quarto Seasplash reunirá uma mistura eclética de estilos e gêneros musicais.

Love Week Festival:

Novalja, ilha de Pag, 23-30 julho 2016

Sete dias de diversão em pontos turísticos da Croácia.

Movement Croatia:

Tisno, 28 julho – 1 agosto 2016

Soundwave Croatia:

Tisno, 04-08 agosto 2016

Soundwave retorna ao início de agosto para sua oitava edição.

Stereo Forest:

Novalja, ilha de Pag, 08-10 agosto 2016

EDM no Kalypso – um dos melhores clubes da Praia Zrce, o mais antigo clube de praia no sudeste da Europa!

Defected Croatia:

Tisno, 11-15 agosto 2016

Outro novo evento no The Garden Tisno por pessoas que frequentam Ibiza regularmente.

Sonus Festival:

Novalja, ilha de Pag, 21-25 agosto 2016

Outro festival top de dança no local de festa nobre da Croácia!

Dimensions:

Pula, 25-28 agosto 2016

A irmã mais nova de Outlook (abaixo), outro festival eletro de alto nível realizado no mesmo local deslumbrante. 

Outlook Festival:

Pula, 1-04 setembro 2016

Nunca foi a um festival em um belo antigo forte? Com uma cerimônia de abertura em um anfiteatro romano? Não?! Aqui está sua chance!

Dekmantel:

Tisno, 01-5 setembro 2016

A folia em Tisno continua em setembro deste ano!

Belezas naturais

O país é cheio de grutas e cachoeiras, lar de muitas espécies de animais selvagens. Algumas das melhores áreas naturais da região são hoje protegidas como parques nacionais que não podem deixar de ser visitados. O Plitvicka Jezera, por exemplo, em Zagreb, é uma das áreas naturais de primeira classe do país, e possui 16 lagos aninhados em cascata e uma belíssima floresta protegida. O arquipélago Brijuni, na Istria, foi designado parque nacional em 1983. O grupo de 14 ilhas ao norte de Pula é retiro de férias para o qual o líder iugoslavo Marechal Josip Broz Tito já levou convidados famosos de todo o mundo. O parque da Krka, na Dalmácia central, tem rios e cachoeiras que formam um belíssimo cenário, lar de uma grande diversidade de tipos de flora e fauna.

Praias

A Croácia oferece várias opções para passar o tempo nas águas azuis do Adriático. Na cidade Hvar, Dalmácia central, que permanece completamente a vontade com suas belezas antigas – como casas de pedra medievais, em torno das quais foi construído um porto natural – um destino favorito é o iatismo. A cidade é também conhecida como a capital da vida noturna da Dalmácia. Em Rat Zlatni, a espetacular praia na ilha de Brac é considerada uma das joias do Adriático: areais brancas e um mar azul extremamente suave atrai diversos turistas. Já na velha cidade de Rovinj, na Istria, o cenário é romântico e descontraído: é possível passear nas vielas de pedra calcária, cercadas pela arquitetura de uma Veneza cativante. Em Opatija, Kvarner, uma boa pedida é capiar na Lungomare.

Construído em 1889, o passeio de 12 km ao longo do mar a partir de um pitoresco bairro, passando em frente a hotéis, parques, marinas e sumptuosas vivendas. Pode-se também optar por uma excursão para Mljet, uma longa e fina ilha de encostas rochosas e íngremes e densas florestas de pinheiros. É considerada uma das ilhas mais bonitas de todo o país.

Acomodação

Inúmeras propriedades históricas foram reformadas por empresários locais e transformadas em seguros hotéis de luxo, locais em que pode-se encontrar paz, tranquilidade e boa comida. Entre os melhores estão o Hotel Waldinger, Osijek, na Eslavônio – bem intimista e um dos mais luxuosos de todo o país, além de ter um excelente restaurante –, o Hotel Vestibul Palace, em Split, que fica dentro do Palácio de Diocleciano e o Pucic Palace, em Dubrovnik, um romântico palácio barroco. Perto de Zagreb, há o Dvorac Bezanec, uma encantadora casa antiga senhorial, completamente renovada, com mobiliário de época e acessórios autênticos.

Alimentação

Cada cidade croata tem pelo menos um restaurante onde os moradores se reúnem. Na capital, Zagreb, é bom procurar pratos saudáveis como carnes “a la Zagreb” – vitelas recheadas com queijo e presunto – e, na costa da Dalmácia, os pratos são de inspiração mediterrânea, como frutos do mar e risotos. Em Istria, trufas selvagens são o destaque, enquanto na ilha de Pag, experimente queijo de leite de ovelha picante servido com azeitonas.

Comentários

Powered by Facebook Comments