alta culinária

Os bastidores de um bom restaurante

Publicado em: 5/02/2016

Aprenda: a relação do chef  e sua equipe é a maior responsável pelo resultado final do seu prato.

 

Por Ernesto Iaccarino  

 

O papel do chef de cozinha é versátil e cheio de facetas. Certamente, há pratos para preparar e convidados para atender, mas o papel mais importante de todos é a relação existente na equipe da cozinha. A força de uma cozinha é a soma das suas partes e, portanto, se não houver harmonia, profissionalismo e cooperação, o resultado não será o melhor no restaurante. Imaginem as consequências péssimas que existiriam em um restaurante com grandes conflitos entre a equipe e seu responsável. Sem falar na falta de profissionalismo.

E é aí que entra o chef. Nem sempre é fácil manter o clima organizacional de toda a equipe. É preciso administrar as ambições, as personalidades e as atitudes de cada um. Só uma postura fraterna e amigável para tranquilizar e ao mesmo tempo manter a exigência e rigorosidade, quando necessário, é que garantirão o bom trabalho de todos.

Um chef deve ter consciência que seu trabalho é bastante cansativo, já que envolve muitas renúncias e sacrifícios, mas mesmo assim deve trabalhar com satisfação e buscando melhorar sempre.

Muitos se fascinam pelo que veem na televisão e acreditam que a cozinha é um conto de fadas. Mas é uma dura realidade que exige amor. Acredite no restaurante que tiver estas características nos seus bastidores, cujo chef esteja investido com estas qualidades, e você muito provavelmente será muito bem servido.

 

Bom apetite!

 

melanzana

 

Berinjela com parmesão

 

TEMPO DE PREPARO:  30 minutos

Tempo de cozimento:  10 minutos

Serve 4 pessoas

 

Ingredientes:

400 gramas de berinjela

20 gramas de manjericão

300 gramas de mozzarella

200 gramas de molho de tomate

Azeite extra virgem a gosto

Sal a gosto

 

Modo de preparo:

Corte a berinjela em fatias de cerca de 5-6 cm de diâmetro e 1 centímetro de espessura e frite em óleo até que fiquem com aparência marrom. Adicione sal a gosto. Depois, corte a mozzarella em fatias com o mesmo diâmetro, de 5 a 6 centímetros, e 0,5 centímetros de espessura. Então, monte fatias alternadas de berinjela e mozzarella, adicionando a cada camada algumas folhas de manjericão, até que se tenha uma torre composta de cinco fatias de berinjela e 4 de mozzarella. Asse no forno a 180º por cerca de 10 minutos. Sirva tudo sobre uma camada de molho de tomate e, se quiser, enfeite com uma folha de manjericão fresco.

Comentários

Powered by Facebook Comments