guia

Guia Berlim

Publicado em: 10/07/2015

Por Arthur Souza Lobo

 

Rainha

Visita da Rainha

Sendo uma capital, é normal que Berlim receba visitas de diversos chefes de estado do mundo todo, e algumas acabam sendo especiais e ganham bastante repercussão. Um exemplo foi a recente presença do mandatário norte-americano Barack Obama, que parou a cidade. A última foi a visita da Rainha Elizabeth II em Junho. A monarca passou por Berlim para conversas com o presidente Joachim Gauck e a chanceler Angela Merkel, e compareceu a uma palestra do historiador de arte britânico Neil McGregor. Depois disso, seguiu para Frankfurt, dando prosseguimento às suas visitas oficiais.

Berlin_Buehne

 

Ritter Schokowelt

Para quem já conhece o chocolate alemão Ritter, uma visita ao Ritter Shokowelt é mais do que recomendada: é obrigatória. O local celebra o famoso chocolate quadrado da fabricante alemã, que é vendido em inúmeras variedades, muitas não encontradas em lojas comuns. Você pode solicitar um Ritter de acordo com as sua vontade, escolhendo os ingredientes. Há ainda um pequeno museu mostrando curiosidades sobre a marca e a produção do chocolate, além de um café/ restaurante onde é possível degustar uma incrível torta de chocolate… Ritter. Vale a pena!

quiz_14_01

Trude Ruth und Goldammer

O Ruth & Goldammer é mais um bar bastante inusitado que eu adicionei à “coleção” recentemente. Localizado em uma movimentada esquina do bairro Neuköln, chama a atenção pela presença maciça de gente jovem, de todos os lugares, comum em bares e boates da cidade. O bar oferece coisas tradicionais na cidade: cervejas variadas, jogos como ping pong, exibição de Tatort aos domingos, e por aí vai. Mas definitivamente a atmosfera do Ruth und Goldammer é algo único; difícil de descrever. Só estando presente para confirmar!

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

48 Stunden Neuköln

Por falar em Neuköln, nos dias 26 a 28 de Junho ocorreu o 48 Stunden Neuköln, festival de artes abrangendo diversos eventos realizado no bairro. A proposta, além de proporcionar o contato do público com variados tipos de obras, é fomentar a cena artística de Berlim (já bastante ativa) e oferecer discussões no que se refere à cidade e à realidade da população. O festival incluiu uma seção específica para jovens e crianças, com obras direcionadas a esse público. Quando a gente pensa que já conhece ou que já ouviu falar de todos os eventos da cidade, sempre aparece alguma novidade… Assim é Berlim.

20140606_180142

Chaveiros

Algo que chama a atenção de quem mora em Berlim são os chaveiros (ou Schlüsseldienst, como é chamado o serviço por aqui). Consta que os valores por esse serviço são altíssimos, podendo chegar a algumas centenas de euros. Um amigo precisou desembolsar 200 euros para abrir a fechadura de sua casa, que não estava funcionando adequadamente. Claro que se tratou de uma fatalidade e o valor foi repassado ao proprietário do imóvel, mas serve de lembrete para que jamais percamos as chaves. Pode sair bem caro.

Konzerthaus

A regra é clara

Recentemente, levei visitas que estavam pela cidade para comer uma pizza em um local bastante agradável, a praça Gendarmenmarkt. Havia uma criança entre nós, e como um dos presentes não estava com muita fome, surgiu a ideia de pedir duas pizzas do menu para crianças, que são obviamente menores. Uma ideia sensata? Ao ouvir nosso pedido, o garçom alemão foi categórico: pizza do menu para crianças é apenas para crianças. Só tem uma criança na mesa. E não é que ele tinha razão?

Comentários

Powered by Facebook Comments