viagem

Guia Berlim

Publicado em: 10/06/2015

Guia Berlim.

 

 

Por Arthur Souza Lobo

Alte Nationalgalerie

Uma das atrações da célebre Ilha dos Museus – o terceiro museu a ser inaugurado – a Alte Nationalgalerie possui coleção de pinturas e esculturas que se concentra nos períodos Romântico e Neoclássico. Artistas como Adolph Von Menzel, Joseph Anton Koch, Max Liebermann e Claude Monet (para não ficar apenas nos germânicos) adornam os corredores do imponente edifício, que por si só já é maravilhoso – consta que, durante a Segunda Guerra Mundial, o prédio foi bombardeado em diversas ocasiões, mas felizmente foi restaurado após o término do conflito e reaberto ao público.

DIGITAL IMAGE

Linha 100

Para quem estiver em Berlim e quiser economizar uma grana com aqueles ônibus que fazem um tour pela cidade, uma boa opção é pegar a linha número 100. Ela cobre diversos pontos, digamos, estratégicos para quem quiser conhecer melhor a capital alemã: Bundestag (Parlamento), Portão de Brandemburgo, Unter den Linden são as principais atrações, além de Friedrichstrasse, a Coluna da Vitória, Alexanderplatz e mais. É claro que você não vai contar com um guia, mas pelo preço bem camarada de uma passagem de ônibus, é possível aproveitar bastante.

game-of-thrones-41-58115343

Game of Thrones

Durante o mês de maio, o evento ‘Game of Thrones – The Exhibition’ – que já deu as caras no Brasil, diga-se de passagem – marcou presença também em Berlim. Fãs de Tyrion Lannister, Jon Snow, Sansa Stark e outros célebres personagens da saga literária de George R. R. Martin e televisiva da HBO tiveram a oportunidade de conferir espadas, roupas, estandartes das Casas de Westeros, o Trono de Ferro e muitos outros itens. Depois de Berlim, a exibição passou por Amsterdam e segue para Paris, confirmando o sucesso mundial da franquia.

 

Star Wars no Madame Tussauds

E por falar em franquias e sagas, fãs de Star Wars, como eu, também não ficam a ver navios em Berlim. O famoso Madame Tussauds – museu de cera que possui filiais em várias cidades do mundo, incluindo a capital alemã – está apresentando personagens do mitológico universo criado por George Lucas. Organizada em parceria com a Disney, que adquiriu a Lucasfilm e os direitos da série, a exibição proporciona figuras dos heróis e vilões dos filmes ambientados em uma galáxia muito distante, há muito tempo atrás. Nada mais apropriado, uma vez que no final de 2015 um episódio novo em folha da saga chegará aos cinemas.

 

Berlin Food Art Week

Na coluna anterior, falamos da Berlin Beer Week, evento que congrega diversos estabelecimentos e apreciadores do ramo da cerveja na cidade. Agora é a vez de mencionarmos o Berlin Food Art Week, que ocorre entre os dias 19 e 26 de junho e, de acordo com o site oficial, reúne eventos, locais, exibições, experiências gastronômicas, performances, workshops e mais – a proposta é reunir comida e arte, dois temas que, obviamente, são sucesso em Berlim. Trata-se da primeira edição do evento, que provavelmente ocorrerá mais vezes no futuro. www.foodartweek.com

 

Moderat

Em se tratando de música, a predileção deste que vos escreve é o bom e velho rock. Mas isto não me impede de conhecer e apreciar outros gêneros. O Moderat é um projeto de música eletrônica original de Berlim. Em atividade desde 2002, o grupo se originou com a combinação de dois outros projetos anteriores (Modeselektor + Apparat) e faz bastante sucesso no cenário berlinense – o que é considerável, haja visto que a cidade é tida por muitos como a Meca da música eletrônica. Mais informações em http://moderat.fm

Comentários

Powered by Facebook Comments