turismo

Emirados Árabes

Publicado em: 10/06/2015

O país do arrojo arquitetônico.

 

Dubai Marina.

350 bilhões de dólares em novas obras fantásticas: visitamos e destacamos algumas na capital Abu Dhabi.

Para produzir este especial de arquitetura, visitamos o país que mais investe em projetos arrojados do segmento em todo o mundo, os Emirados Árabes, com enfoque especial em sua capital: Abu Dhabi. Estimativas apontam que em todo o país há, atualmente, 350 bilhões de dólares aplicados em projetos de construções ativas.

Os vultuosos recursos das exportações de petróleo e gás natural estão sendo utilizados para gerar um boom na construção civil, industrial e de serviços visando o turismo para diversificar a economia do país.

Pequenino, riquíssimo e localizado no golfo Persa, tem menos de 80 mil quilômetros quadrados e pouco mais de um milhão de habitantes nativos. É formado por uma confederação de sete Emirados monárquicos, onde o Emirado de Abu Dhabi – o maior – cobre 86,7 % da área total do país.

Neste especial selecionamos projetos emblemáticos de renomados arquitetos do mundo, alguns ainda não concluídos, para maravilhar qualquer apreciador de arquitetura, arte e turismo.

 

Cultural-District-Aerial-view

Ilha Saadiyat

Destacamos, entre os diferenciais da arquitetura dos Emirados Árabes, seus espetaculares e enormes aterros sobre o mar, criando ilhas e pequenas penínsulas. Nelas, são urbanizados luxuosos empreendimentos de hotéis, condomínios e espaços culturais, como é o caso da icônica ilha Saadiyat.

Planejada para ser um mega centro cultural, a ilha tem, entre outros entretenimentos, 5 museus projetados dos quais destacaremos 4: Louvre Abu Dhabi, Guggenheim Abu Dhabi, Museu Nacional Zayed e o Performing Arts Centre.

Museu Guggenhein Abu Dhabi

Arquiteto Frank Gehry

Inauguração: 2017

Orçado em U$800 milhões e 13 mil m2 de construção, seu design utiliza a linguagem do desconstrutivismo. Onze estruturas cônicas gigantes remontam em 4 níveis, ligadas ao redor de um átrio por pontes de vidro. Este formato de cone propicia maior espaço útil para expor obras. Sua função será expor arte moderna global, exibições e programas de educação com foco particular em arte contemporânea do Oriente Médio.

Teatro multifuncional Performance Art Centre

Arquiteto Zaha Hadid

Inauguração: 2016

Um teatro com 6300 lugares, também projetado sob o mar, cujo design inspira movimento e formas de plantas, ainda devassando do seu interior toda a beleza externa do golfo pérsico.

 Museu do Louvre Abu Dhabi

Arquiteto francês Jean Nouvel

Inauguração: 2016

Resultado de uma acordo entre a França e Abudhabi, terá 24 mil m2 de construção, custando mais de 100 milhões de euros. Deverá exibir obras de arte de todo o mundo, promovendo uma ponte entre as artes clássicas ocidental e oriental. Inspirado pela antiga engenharia árabe, sua cúpula foi construída em várias camadas translúcidas, simulando folhas de palmeiras entrelaçadas (material tradicionalmente usado como cobertura no deserto), as quais resultarão no efeito de uma encantadora chuva de luz.

 Museu Nacional Zayed

Arquiteto Lord Norman Foster

Inauguração: 2016

Com um projeto arrojado de cinco torres inclinadas e pontiagudas, remetendo as pontas das asas do falcão, a construção é símbolo poderoso do rico patrimônio cultural dos Emirados Árabes Unidos. Foi projetado para minimizar o uso de energia através da incorporação de ventilação e iluminação naturais. Utiliza, ainda, painéis fotovoltaicos e tecnologias de troca de calor.

 

MOSQUE2

Bin Sultan Al Nayhan

Grupo arquitetônico: Spatium

Inaugurado: 2007

A mesquita que está entre as maiores do planeta, de estilo arquitetônico belíssimo e clássico, possui o maior tapete persa do mundo em seu interior. Materiais de referência mundial foram utilizados em sua construção: mármore italiano, pedras semi-preciosas, cristais e cerâmicas finas. Não mulçumanos só podem visitar na companhia de um guia e precisam vestir-se com discrição.

 

AL DAR

Al Dar Headquarters

Grupo arquitetônico: MZ Architects

Inaugurado: 2010

Com design distinto e extremamente inovador, característicos da arquitetura de Abu Dhabi, a estrutura de vidro é completamente circular, simbolizando unidade, racionalidade, estabilidade e infinidade, por ter um formato que não tem início ou fim. Com visual belo e harmônico, o prédio de unidades corporativas é um dos primeiros projetos sustentáveis de Abu Dhabi.

Emirates Palace in Abu Dhab

 

Hotel Emirates Palace

Grupo arquitetônico: WATG

Inaugurado: 2005

O hotel com visual de luxuoso palácio dispõe de belíssimos lustres com cristais Swarovski e chapeamento de ouro. Com espaços para reuniões, congressos e festas, tem restaurantes, spa e centro esportivo. Icônico, costuma receber estrelas da musica famosas na cidade para concertos realizados no auditório do hotel, que é um bom representativo da riqueza na cidade.

 

Capital Gate Building

Capital Gate

Grupo arquitetônico:

RMJM Architects

Inaugurado: 2011

Certificado como o “Prédio de Maior Inclinação Feito pelo Homem” pelo Guiness World Records, uma alusão a Torre de Pisa, o prédio de escritórios de design extremamente visionário e criativo tem, ainda, 160 metros de altura.

 

Comentários

Powered by Facebook Comments