destaquesSem Categoria

2º Festival Gastronômico do Shopping Iguatemi oferece ao público diversidade em vinhos e cervejas

Publicado em: 19/06/2015

O proprietário do Food Truck Los Mendozitos, André Fischer, e Ismar Junior, do Mr. Beer, apontam dicas para harmonizar os pratos doces e salgados com essas bebidas.

 

 

 

 

A_Mr._Beer

 

A 2ª edição do Festival Gastronômico do Shopping Iguatemi Ribeirão Preto, que acontece de 19 a 20 de junho, surpreende pela diversidade em alimentação, além de bebidas artesanais – nacionais e importadas. Ao todo, 19 renomadas marcas apresentarão cardápios variados entre doces, salgados, massas, cervejas, queijos artesanais e vinhos.

Para harmonizar o cardápio variado de comidas de rua dos food trucks e as opções de bebidas presentes no Festival, André Fischer, do Los Mendozitos, diz que há sempre um bom vinho para qualquer prato – doce ou salgado. No evento, o food truck oferecerá vinhos tintos, rosés e brancos e espumantes, além de drinks de inverno. Fischer sugere um vinho tinto para harmonizar com os hambúrgueres. Neste caso, segundo ele, a escolha dependerá do tipo de carne e molho. “Para os mais picantes e/ou com carne de porco o Syrah é a companhia certa. Molhos mais encorpados casam com vinhos com mais corpo como Cabernet Sauvignon”, indica.

Para ele, a típica acidez do catchup, combina com vinhos mais frutados como os rosés. No caso dos hambúrgueres de carnes como frango, peixes ou os vegetarianos, a opção deve ser por um espumante ou vinhos brancos. “Levaremos, especialmente, ao Festival as opções de Garnacha Blanca orgânico, perfeito para essa combinação”, completa.

O chef ainda comenta que além da harmonização, a escolha de um vinho de boas vinícolas – nacionais ou importadas, de uvas estrangeiras ou brasileiras – deve ser de acordo com cada região do país. “Somos especializados em vinhos e espumantes, com foco nas produções artesanais e orgânicas da região de Mendoza, na Argentina. De lá vêm os melhores Malbecs do mundo”, considera.

Os pratos doces também harmonizam com vinhos, neste caso, o Moscatel, suave e doce no ponto. “Outra opção é o espumante rosé que celebra com qualidade a segunda edição da feira”, opina.

O food truck ainda traz para essa edição do festival gourmet a novidade: o Andino, um drink preparado com blend de Malbec, Syrah e Bonarda (a mais suave das uvas argentinas), com um mascavo e um toque de gengibre, canela e cardamomo.

Cervejas para todos os tipos de pratos

A Mr. Beer também estará presente no Festival Gastronômico com sua diversidade em cervejas do tipo Pilsen, Weiss, Wit e Stout, entre outras.  Para não errar na escolha,  Ismar Junior sugere que os pratos mais fortes  sejam acompanhados  por cervejas mais encorpadas, ou vice-versa. Neste caso, segundo ele, cervejas do tipo IPA harmonizam bem com carnes de caça. “O ideal é que a cerveja seja degustada durante a alimentação ou depois para apurar o paladar entre os dois”, disse.

Ele ainda recomenda que as cervejas nos estilos Stout e Brown Ale acompanhem doces como chocolates, brownies, sorvetes de creme, entre outros. “A cartela de opções é grande. Nacional ou importada a cerveja é sempre um bom acompanhamento para qualquer tipo de prato. As nacionais, de alta qualidade, têm níveis equivalentes às importadas, ou seja, há cervejas para os diversos paladares presentes no festival. Entre as mais procuradas, as cervejas locais são: Invicta,  Colorado, Lund e as do tipo Belga, da República Checa e as alemãs”.

Conheça os participantes!

Food Trucks:

Buzina Food Truck – serve hambúrgueres especiais com ingredientes diferentes, como o Truck Burger com cebola caramelizada e queijo gruyère.

Holy Pasta Food Truck – De ravioli a nhoque, no truck do Holy Pasta a massa é garantida;

A Queijaria: seleção de queijos variados

Merenda de Rua: hambúrguer de cordeiro e batata rústica;

Frida Taqueria: com a culinária mexicana;

Maria Marie Food Truck: sanduiches, legumes, ragu de cordeiro;

Botica da Roça: linguiças artesanais – que além de lanche também comercializará linguiças artesanais por quilo;

Sweet Shake:  variedade em shakes, sorvetes e sucos;

Los Mendozitos: trailer especial de vinhos e cervejas nacionais;

Dunatto´s: além de servir deliciosas opções de churros, também oferece opções de salgados como a porção de batata com corte caseiro e casca, batata corte tradicional e também anéis de cebola.

Outros participantes:

Casa Mathilde: traz a cultura portuguesa aos pratos do evento. Entre os produtos, bolos secos, biscoitos, salgados e sanduíches, além dos convencionais: broa de milho, pastel de nata e São Bento, queijada de leite e suspiro;

Cervejaria Patriarca: pasteis de costela desfiada, tradicional combinação de bolinhos de feijoada e arroz cremoso com queijo brie e risotos;

Mr. Beer: com rótulos de cervejas exclusivos de países e regiões diferentes, entre eles, da Alemanha, EUA, Bélgica, entre outros;

Sherlock Dog: opções de hot dog e sobremesas;

Le Sofiah: doces finos;

Rizzo Gourmet:  sanduíches, massas e caldos;

Bar do Peixinho & Açafrão: gastronomia de peixes e derivados;

Piola: massas diversas;

Bendito Burger – com os renomados e diferenciados hambúrgueres;

Festival Gastronômico

Quando: 19 e 20 de junho, das 15h às 22h

Onde: estacionamento Shopping Iguatemi Ribeirão Preto

Entrada gratuita

Vinhos

Comentários

Powered by Facebook Comments