guia

Guia Berlim

Publicado em: 22/04/2015

Guia Berlim.

 

 

Por Arthur Souza Lobo

Tatort

Tatort

Tatort (“Cena do Crime”), seriado sobre investigações policiais exibido religiosamente todo domingo à noite. Com diferentes versões de acordo com a localidade, dependendo da rede que o transmite: Berlim, Frankfurt, Hamburgo, etc. Muitos alemães torcem o nariz para a atração televisiva, mas o interesse na produção costuma ser grande – principalmente entre estrangeiros. No fim das contas, a verdade é que nos anos recentes o programa atingiu um status de “cult”.

06

Zum Boehmischen Dorf

E por falar em bares onde é possível assistir Tatort, o Zum Boehmischen Dorf é um. Lugar bastante aconchegante, no celebrado bairro de Kreuzberg, tem um grande diferencial para os apreciadores de uma boa cerveja: oferece o chopp da famosa cerveja tcheca Pilsner Urquell – “Vom Fass” (de barril), como eles dizem por aqui. Só isso já é um bom motivo para frequentar o recinto. Mas tem mais: o local também tem apresentações de grupos musicais e dj’s. Ou seja: reúne todas as características necessárias.

bQX5wk

Ramones Museum

Embora Berlim seja conhecida mundialmente pela reverência à música eletrônica, o bom e velho rock também marca presença na capital alemã. Um deles é o Ramones Museum, dedicado ao mitológico quarteto de rock americano. O lugar pode até parecer pequeno à primeira vista, mas logo a parafernália relacionada aos Ramones fica evidente: por um preço bem camarada, é possível conferir pôsteres, instrumentos musicais e outros ítens interessantes. Além disso, o local possui um café anexo bastante aconchegante com preços bem convidativos, onde é possível relaxar ao som de… Ramones.

 

JRD_Ansicht_01

Joseph Roth Diele

Às vezes, tudo o que se deseja em Berlim é comer em um restaurante tipicamente alemão, sem precisar gastar os olhos da cara. O Joseph Roth Diele é uma excelente opção nesse sentido. O nome vem do escritor Joseph Roth, que morou em Berlim e trabalhou para o jornal Neue Berliner Zeitung. De acesso relativamente fácil – fica próximo a Potsdamer Platz – o pequeno e convidativo restaurante tem uma atmosfera bem caseira e comida excelente. A cerveja servida por lá é certamente uma das melhores que eu tive a chance de experimentar. E olha que não foram poucas!

 

kryptonite-evo-u-lock

Travas de bicicletas

Uma das coisas que dominam a paisagem em Berlim é a quantidade de bicicletas na cidade. Devido a fatores já comentados, como o terreno predominantemente plano e ciclovias bem sinalizadas por toda parte, Berlim favorece – e muito – a prática do ciclismo. O lado ruim é que o furto de bicicletas é um problema na cidade, de modo que uma trava de qualidade se torna importante. Já comprei a minha bike, mas ainda não iniciei meus passeios, porque ainda não adquiri uma trava de respeito, à prova de larápios.

 

facebook_photo_download_6126161354185540

St. Patrick’s Festival Berlin

São Patrício é o padroeiro da Irlanda, e seu dia (17 de março) é celebrado em diversas partes do globo, com eventos e festividades que remetem aos irlandeses e suas tradições. Em Berlim não é diferente. No dia 15 de março, foi organizado o Festival de São Patrício (ou St. Patrick’s Festival) pela Sociedade Germano-irlandesa de Berlim, com comidas típicas, apresentações de dança e música, e, é claro, muita cerveja Guinness.

Comentários

Powered by Facebook Comments