guia

Guia Berlim

Publicado em: 9/12/2014

Confira dicas sobre a vida em Berlim, um dos maiores centros culturais e tecnológicos da Europa 

Por Arthur Souza Lobo Guzzo em Berlim

 

Greves

Em Outubro e Novembro, a Alemanha foi sacudida por greves que afetaram a Deutsche Bahn, empresa estatal responsável pelo transporte ferroviário no país. As greves diziam respeito aos maquinistas, ou condutores de trem, que pararam por dois finais de semana não consecutivos. Este que vos escreve foi afetado por uma delas: com uma viagem marcada para Dresden, tive de comprar uma passagem de ônibus para não perder o passeio. Sem falar nos trens que cruzam Berlim e também são operados pela DB, os famosos S-Bahn.Foi a primeira vez que vivenciei algo desse tipo, mas duvido que tenha sido a última.

ICx 2011

 

HAY Design

Fundada em 2002, a marca dinamarquesa HAY representa um elevado grau de sofisticação e simplicidade em se tratando de móveis e acessórios para casa. O foco da empresa é o design, de modo que as peças são elaboradas tanto por novos talentos da área como por nomes já estabelecidos no mercado mundial. O resultado são artigos extremamente diferenciados – e talvez por isso nem sempre tão baratos. Mesmo que não se vá comprar nada, vale uma visita à loja na Auguststrasse. Principalmente se você for um arquiteto ou designer – aí a satisfação é garantida!

site_1

 

Na Brasa

Sempre tem gente – seja brasileiro ou europeu – atrás de um bom restaurante tupiniquim na capital alemã. O Na Brasa é uma ótima opção, localizado no bairro Prenzlauer Berg. Servindo seus pratos na curiosa modalidade de espetos individuais, o estabelecimento tem vários ítens no cardápio para brasileiro nenhum botar defeito, como um bom arroz com feijão, mandioca frita, e, claro, o clássico brigadeiro de sobremesa. Vale a pena para quem não consegue ficar longe da comida de casa, mesmo estando na Alemanha.

aphoto88073

 

Kraftwerk

Coisas de Berlim: em Janeiro do ano que vem, o famigerado grupo de música eletrônica alemão Kraftwerk vai fazer um show na cidade. Até aí, nada de novo. Mas o concerto vai ser realizado dentro de uma galeria de arte. E não é qualquer galeria: nada menos que a Neue Nationalgalerie. Não sou um grande fã de música eletrônica, embora tenha conhecido mais sobre esse estilo aqui, onde ele reina supremo. Mesmo assim, confesso que fiquei curioso sobre o show em questão. Com certeza será um espetáculo, goste-se do Kraftwerk ou não.

Neue_Nationalgalerie_2

 

Feiras de Natal

Ainda tem um tempinho para o  Natal, mas as feiras típicas da estação estão movimentadas. As principais – Gendarmenmark, Potsdamer Platz e Charlottenburg – já estão em plena atividade, com barracas típicas, diversões, comidas e muito mais. Aliás, o quesito “alimentação” é o que mais chama a atenção nessas feiras. Para se ter ideia da sofisticação, até mesmo restaurantes da cidade montam sua própria barraca nos eventos. Se a intenção do visitante não for comer, há inúmeras outras opções para entreter quem se aventura por um desses locais. Com certeza é algo a ser visto na cidade nesta época do ano.

Gendarmenmarkt_Berlin_2009

 

Spielstrasse

Algo que chamou minha atenção aqui na cidade são ruas demarcadas com o aviso  “Spielstrasse”. Indica que é uma rua onde jogos e esportes são autorizados, de modo que nenhum veículo é permitido no local, exceto aquele dos próprios moradores, pelo que entendi. Alem do sinal indicando a restrição veicular, a rua é mais estreita que o normal e não possui uma configuração normal como se vê no resto da cidade – não há ciclovia, por exemplo. Algo similar às áreas residenciais que temos no Brasil, mas o nome “Spielstrasse” – ou “rua de brincadeira” em tradução livre – é o que achei mais curioso.

KONICA MINOLTA DIGITAL CAMERA

Comentários

Powered by Facebook Comments