decoração

Jóias arquitetônicas e seu dinamismo com o Espaço

Publicado em: 4/09/2014

Projetos do Grupo Xten nos mostram a busca de integração da casa com o seu ambiente e com a natureza ao seu redor

 

Por Marc Szeligowski

 

 

OPENHOUSE

Esta residência está inserida em uma propriedade de encosta de alta inclinação, em um local desafiador que levou à criação de uma casa que é integrada a natureza e aberta para a cidade.

A estrutura e o detalhamento da casa são mais complexos do que parecem. A extensa classificação e muros de contenção em terraços foram desenvolvidos para estender o primeiro nível da encosta e para criar um jardim em cada nível.

Vigas de aço foram fixadas perpendicularmente na encosta, de forma a alcançar a envergadura posterior necessária para as grandes cantilévers na parte da frente do edifício. Um aço lateral claro abrange 50 pés entre estes feixes, para criar cantiléver duplo na casa e uma vista panorâmica e cinematográfica sobre a cidade.

Elevações frontais, laterais e posteriores da casa são usadas para “apagar” todas as fronteiras dentro e fora e ligar os espaços para jardins e terraços em três níveis.

Saliências profundas servem como proteção solar para o vidro de painel duplo e tornam-se progressivamente maiores à medida que a principal elevação do edifício segue os contornos da encosta Leste, para a exposição do sudoeste. Cada elevação da casa se abre para captar os ventos dominantes e resfriar todo o ambiente.

A lareira é feita de granito empilhado, que continua como um elemento estrutural vertical a partir do chão da sala até o nível superior. A escadaria principal é posicionada no concreto estrutural de um tubo de aço. Áreas de serviço e secundárias são revestidas do piso ao teto, com paineis de carvalho e com portas ocultas embutidas. Várias paredes interiores são de estuque escuro, um material exterior que envolve dentro e fora da casa.

Situado em uma área de encosta visível acima da cidade, a residência aparece como uma forma escultural forte desenvolvida em escala no local. A lógica da arquitetura é realizada diretamente a partir dessas condições do terreno: a construção segue os contornos do local, os espaços interiores se estendem para abraçar a natureza e a natureza se projeta para dentro e para toda a casa.

O uso de piso e paineis de cascalho em toda a casa, decks e terraços continuam a integração interior-exterior, que é amplificada quando as paredes de vidro deslizam. Os acabamentos da construção são poucos em números, mas são utilizados em uma multiplicidade de formas ao longo do projeto, promovendo a experiência de espaços contínuos do interior para o exterior.

 

Openhouse_2

Openhouse_4

Openhouse_9

 

Comentários

Powered by Facebook Comments