destaques

IndusParquet dá dicas de como cuidar do piso de madeira

Publicado em: 14/07/2014

Instruções geram durabilidade e permanência no aspecto de novo do piso

 

Maior fabricante de pisos de madeira tropical maciça do país, a IndusParquet também é referência quando se trata da manutenção de pisos de madeira. Com um vasto portfolio de produtos de alta qualidade e fácil conservação, composto por pisos prontos, ecológicos, próprios para áreas externas (decks), entre outros, a empresa conhece métodos eficazes para manter o piso de madeira com aspecto de novo e acredita que, com os cuidados certos, ele pode durar uma vida toda.

Para a limpeza, a IndusParquet recomenda o uso de vassouras de pelos macios e panos levemente umedecidos, e alerta que materiais abrasivos, como saponáceos e esponjas de aço, não devem ser utilizados, pois riscam a superfície do piso irreversivelmente, assim como as ceras, que promovem a formação de um filme gorduroso, dificultando a limpeza e ocasionando o aparecimento de manchas e fungos.

Não devem ser utilizados, também, solventes químicos, álcool, detergente e lustra-móveis. Segundo a empresa, a higienização do piso de madeira só pode ser feita com produtos desenvolvidos especificamente para esta finalidade, como o Skania Super Clean. Destinado a todos os tipos de pisos de madeira e diferentes vernizes, ele remove sujeiras, manchas, marcas de sapatos e respingos, além de proteger e embelezar o piso, deixando-o com aspecto de novo.

Outra grande inimiga dos pisos de madeira é a umidade. Por isso, eles não podem ser expostos a quantidades excessivas de água ou qualquer outro líquido, e, em dias de chuva, é necessário ficar atento a portas e janelas abertas, ou outros locais por onde a água possa entrar. Além disso, não é aconselhável deixar vasos de plantas em contato direto com o piso, pois a umidade pode causar manchas.

A fim de evitar marcas no piso, a IndusParquet afirma que o ideal é proteger os pés de mesas, cadeiras e demais móveis com borracha ou feltro, não arrastar móveis pesados e não utilizar tapetes impermeáveis, pois impedem a “respiração” do piso de madeira. Em ambientes com muita incidência solar, é preciso, também, colocar cortinas ou persianas nas janelas, para aumentar a durabilidade do piso.

Em residências, é recomendável deixar um tapete na porta de entrada para recolher a sujeira e possíveis partículas, principalmente de areia, retidas nas solas dos sapatos, evitando, assim, atrito com o piso. Já em ambientes comerciais, onde o trânsito de pessoas é maior, podem ser instalados tapetes tipo “capacho”, que impedem que os resíduos entrem no ambiente.

unnamed (1)

unnamed

Comentários

Powered by Facebook Comments