bem estar

Frutas se destacam como fonte de energia e disposição para esportes

Publicado em: 21/02/2014

Equipe de nutrição do Oba Hortifruti mostra qual é a rotina ideal de preparação e como os alimentos auxiliam o esportista

 

Durante a concentração todos estão focados em um mesmo objetivo, a espera da largada. A partir daí para que o atleta consiga superar seus limites e alcançar sua meta é preciso de muita energia e um bom preparo físico. A equipe de nutrição do Oba Hortifruti selecionou várias dicas para melhorar o rendimento e cruzar a linha de chegada da Corrida Oba 2014 com muito sucesso.

Nessa questão algumas frutas se destacam, como açaí, abacate e manga. Com alto índice energético, essas opções se tornam essenciais e ganham cada vez mais espaço também por outros benefícios ao organismo, como explica a nutricionista do Oba Hortifruti, Daísa Pinhal. “Além de energéticos, esses alimentos são ricos e complementam a dieta do dia a dia de quem gasta muita energia. Eles contêm alto índice de vitamina E, vitamina C, vitamina B1, cálcio, magnésio e ferro. Após as atividades físicas o corpo perde alguns desses nutrientes e essa é a melhor e mais prática maneira de fazer a reposição.”.

Além de todos os benefícios, essas deliciosas opções são ricas em antioxidantes, que combatem os radicais livres. “Durante a prática esportiva o consumo de oxigênio aumenta o que promove maior formação dessas substâncias responsáveis pelo envelhecimento precoce das células – pele e cabelo, por exemplo. As frutas como, abacate, manga e açaí ajudam nesse combate.”.

Para os que evitam essas frutas por medo de ganhar alguns quilinhos na balança, a educadora física Alessandra Hernandez explica o que deve ser feito para que não prejudiquem a dieta. “Com alimentação balanceada e exercícios adequados, o açaí, o abacate e a manga, se tornam importantes aliados. O importante é dosar as porções dos alimentos com a sua quantidade diária de exercícios.”.

 

Como queimar as calorias?

A educadora lembra que existem diferentes tipos de treinos de preparação para a corrida. “Para começar, o ideal é fazer diariamente um percurso longo e mais devagar por até uma hora. Depois disso, ir aumentando a velocidade e diminuindo o tempo com o passar das semanas.”. Para os que precisam adquirir mais resistência, o treino intervalado é o mais indicado. “A pessoa pode fazer cinco minutos de alta intensidade, na velocidade máxima que conseguir, e cinco minutos de trote, para recuperar o fôlego.”, explica Alessandra.

A educadora física ainda diz que a musculação deve ser feita para reforçar a musculatura. “Como o circuito de rua muitas vezes é irregular, treinos de resistência muscular são importantes, pois os exercícios localizados podem prevenir possíveis lesões.”.

 

Açaí + frutas + guaraná: pura saúde e energia

Além de delicioso e saudável, o açaí pode ser uma prática e refrescante opção após os treinos. O Oba Hortifruti possui um saboroso e energético suco de açaí com guaraná e banana. “Os dois ingredientes tornam a mistura ainda mais energética e gostosa. O diferencial da banana para os atletas é a presença de grandes quantidades de potássio, importante para a prevenção de câimbras, que podem aparecer após treinos intensos com perda de muito líquido.”, complementa a nutricionista.

Além dessa, outras combinações com essas deliciosas frutas podem ser feitas para deixar a dieta do atleta que se prepara para a Corrida Oba ainda mais gostosa e interessante. Confira!

 

Smoothie de manga light

Ingredientes

1 xícara (chá) de cubos de gelo

1 manga grande madura

2 colheres (sopa) de adoçante

1 embalagem de iogurte natural

Modo de Preparo

Bata no liquidificador todos os ingredientes por aproximadamente 5 minutos. Sirva em seguida.

 

Salada de abacate com molho de limão

Ingredientes para o molho

Coentro fresco

Azeite de oliva extra-virgem de boa qualidade

2 sucos de limão fresco

Raspas de 1 limão

Sal e pimenta

Ingredientes para a salada

Folhas verdes

½ cebola picada

3 xícaras Tomate Cereja

2 abacates médios, em cubos

Queijo cottage a gosto

Modo de preparo

Para o molho, combine os ingredientes no liquidificador, usando duas colheres de chá de sal e pimenta a gosto. Bata até ficar homogêneo. Para a salada, combine os ingredientes em uma tigela grande e misture com o molho. Para ser ainda mais refrescante, leve a geladeira antes de servir.

 

Mousse de açaí

Ingredientes

250ml de suco de açaí com banana e guaraná Oba

200 ml de iogurte natural desnatado

1 sachê de gelatina em pó sem sabor

2 colheres (sopa) de adoçante em pó (para uso culinário)

Modo de Preparo

Bata no liquidificador o suco de açaí, o iogurte, o adoçante e a gelatina dissolvida até obter uma mistura homogênea. Depois disso, distribua em taças e leve à geladeira até obter uma consistência firme.

 

Corrida Oba 2014

Nesse ano, dia 06 de abril, acontece a corrida mais gostosa de Campinas e região – Corrida Oba 2014 – e ela vem recheada de novidades! Traz uma mesa repleta de 22 metros e 6 toneladas das mais suculentas frutas fresquinhas, além da deliciosa água de coco Oba. Ela ainda conta com uma confortável Ala VIP para 800 inscritos, que receberão uma exclusiva camiseta finisher para curtir após a prova. Idosos e grupos de corrida ainda tem descontos especiais. Antes da largada que acontece às 8h, na Praça Arautos da Paz, educadores físicos comandam um animado aquecimento para que todos aproveitem bem os 8km pela avenida mais charmosa de Campinas – Av. Norte e Sul. E para finalizar, todos vão poder curtir um show com Zoom Boxx, o trio de música eletrônica que toca sucessos nacionais e internacionais. Inscrições pelo sitewww.corridaoba.com.br

 

Sobre o Oba Hortifruti

Com experiência de 35 anos, a rede especializada em hortifruti vai além de oferecer aos seus clientes produtos excelentes no que se refere à qualidade, variedade e atendimento. Prioriza, em cada unidade, o tratamento diferenciado, exclusivo e cuidados com o consumidor. Ao longo do tempo, o Oba tornou-se referência, sendo fonte de informação para quem procura bons hábitos alimentares e esportivos, pois acredita que uma alimentação saudável e saborosa é a base para uma vida com mais prazer.

Atualmente, possui 39 lojas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal, com área de venda aproximada a 21 mil m². São mais de 12 mil itens, sendo 300 só no setor de hortifruti e ainda 280 tipos de produtos pré-lavados. Conta com os setores de: frutas, verduras e legumes, pré-lavados, açougue, mercearia, frios e laticínios, adega, peixaria, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante.

 

 Açaí

 

Comentários

Powered by Facebook Comments