atelier

Ameríndia apresenta: “O Brasil antes dos brasileiros”

Publicado em: 23/08/2013

Por Ameríndia – Arte Indígena Brasileira e Arqueologia

Apague prédios, ruas, carros, computadores, naus, navios, aviões, foguetes ou qualquer sinal de fora. Nesta viagem, o destino tem nome: “O Brasil antes dos brasileiros”, galeria de peças arqueológicas da Ameríndia. Localizada no cambuí, a loja reúne histórias de etnias que não sabemos os rostos, e nem tampouco o idioma, e que vieram de antes de uma nomeação que as chamaria de “índios”, palavra que, ainda hoje, mal os define.

São esses povos nativos, ou melhor, a cultura e a história dos mesmos, que estão presentes na sala expositiva da  Ameríndia Arte Indígena Brasileira. A exposição permanente apresenta machados de pedra polida, pontas de flecha, peças em cerâmica que datam de tempos remotos.

O passeio, pequeno e intenso, é como uma viagem ao passado através da riqueza de detalhes nas peças elaboradas com habilidade, herdada de gerações em gerações. É a reunião da arte de vários povos e da identidade peculiar de cada um. Uma experiência que certamente irá mexer com a sua curiosidade.

Museu Amerindia

Adornos e indumentárias
É o maior grupo de peças de nossa coleção, uma centena de materiais empregados e uma grande variedade de objetos compõem este grupo. São eles: adornos de materiais ecléticos da cabeça, tronco,membros, indumentária e arranjos de decoro, objetos de toucador, objetos de uso pessoais ou específicos para venda.

Adornos plumários
Sem nenhuma duvida é o grupo de peças especiais que fascinam o mundo em particular os colecionadores e os museus. Podem ser adornos plumários da cabeça, do tronco, membros ou peças diversas tanto de uso como  para comércio. Por determinação  do governo brasileiro a compra destes itens está  inviabilizada.

Armas
Ricas em técnicas de execução, podemos dizer que estas peças são uma boa referência no que  diz respeito à inteligência destes povos. Neste grupo elas se dividem em: armas de uso de arremesso complexas, arremesso simples,contundentes de choque, sopro com setas ervadas e apetrechos de defesa.

Cerâmica
Rica em detalhes, esta arte de confeccionar artefatos com argila e outros materiais, referencia uma beleza impar que encanta o mundo. Pode ser utilitária para cozinha,cerimônia,armazenamento e serviço, lume, estatuário temático figurativo ou especifica para venda.

Torradeira – Etinia: Mehinako (Xingu)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cordões e tecidos
Como nos trançados uma dezena de matérias primas podem ser empregadas neste grupo, bem como técnicas de tecelagem e processos de manufatura diversos. Podem ser: tecidos para conforto pessoal, para pesca,transporte,vestuário e adorno ou específicos para venda.

Instrumentos musicais
Muito presente entre todos  os povos, uma gama de matérias primas é utilizada para confecção destas peças, bem como diversas técnicas são encontradas. Enfim. podemos observar que a música é muito importante  em diversas ocasiões. Podem ser : aerofone, cordofone,idiofone e membranofone.

Objetos rituais mágicos
Trata-se de um grupo com importância relevante nas culturas destes povos, e pouco estudado até então. Podem ser: Indumentária ritual de dança,insígnias de status diferenciado, instrumentália do pajé,instrumentos cirúrgicos e rituais de mortificação,aparelhos para estimulantes e narcóticos,amuletos de uso pessoal,utensílios mnemônicos e de comunicação, utensílios funerários, utensílios mágico-lúdicos e utensílios infantis.

Trançados
Diversos são os grupos, diversos são as formas e mais diversa ainda e a gama de matérias primas empregadas para a confecção dos trançados. Podem ser  para uso e conforto doméstico, caça e pesca, para o processamento da mandioca, meio de transporte de carga, uso e adorno , pessoais e específicos para venda.

Utensílios de madeira
Este também é um grupo bem interessante que pode nos mostrar as mais diversas formas dos utensílios de uso cotidiano. Podem ser: utensílios para o preparo de alimentos, para guarda e serviço de alimentos, conforto doméstico,trabalho agrícola,trabalho artesanal, navegação ou para venda.

Serviço

Ameríndia – Arte
Indígena Brasileira e Arqueologia
Exposição “O Brasil antes dos brasileiros” – 2º andar
Rua Ferreira Penteado, 1460
Campinas – São Paulo – Brasil
Fone: (19) 3294-7621
Email: amerindia@amerindia.com.br

Comentários

Powered by Facebook Comments