família

Ensinar é fundamental. Parte 1

Publicado em: 11/11/2012

Fotos Carlos Sérgio

Para começar bem

O ensino fundamental tem um papel de extrema importância na introdução da criança na sociedade, na convivência com o próximo e na formação crítica que será explorada mais tarde nas outras séries

Todos os pais sonham em ver seus pequenos indo bem na escola, entrando em uma faculdade, conquistando o primeiro emprego e sendo bem-sucedido na vida. Porém, para que tudo isso vire realidade, é necessário investir na educação da criança já no ensino fundamental, que hoje vai até o nono ano. Essa fase é a base para todo o conteúdo que será aprofundado no ensino médio e depois na faculdade. Além disso, o ensino fundamental tem um papel de extrema importância na introdução da criança na sociedade, na convivência com o próximo e na formação crítica que será explorada mais tarde nas outras séries. Por tudo isso, é muito importante escolher bem e escolher certo o colégio que as crianças vão dar seus primeiros passos para um brilhante futuro profissional.

O domínio das línguas

Com a globalização e a tecnologia que aproxima cada vez mais pessoas de culturas diferentes, saber bem a língua materna e aprender outras, como inglês e espanhol, é importantíssimo hoje em dia. “A vida digital, vagas de empregos, bons relacionamentos com culturas diferentes, exigem o conhecimento de línguas cada vez mais cedo”, explica Cristina Tempesta, diretora pedagógica do Colégio Progresso, que investe no domínio de línguas já no ensino fundamental. “Cuidamos tanto do português, que é língua materna e a principal, sem dúvida, quanto do inglês e do espanhol”, comenta Cristina.

Além disso, Cristina alerta para a importância do embasamento que os alunos do ensino fundamental precisam para aprender a emitir opiniões críticas e embasadas. “É importante que no ensino fundamental o aluno consiga entender as informações, emitir opiniões e sustentá-las. É uma formação crítica, para que o aluno tenha bons argumentos, boas informações e aprenda a ter uma conduta justa ética, cada vez menos preconceituosa”, afirma. As aulas no Colégio Progresso são embasadas em todas essas características. “Esse é um outro diferencial do Progresso. Mantemos os valores na formação do sujeito”, acrescenta.

O domínio de várias línguas: importantíssimo hoje em dia

A tecnologia em sala de aula

Importante, também, que a escola reconheça que os alunos do ensino fundamental nasceram com um computador na palma da mão. “Recebemos muitos alunos que têm contato diário com as novas tecnologias. Por isso, é importante investir nela desde o ensino fundamental”, explica Margareth Aparecida Baptistella Gasparini, orientadora organizacional do Integral de Itatiba. Esse contato com a tecnologia é uma das preocupações do Integral de Itatiba. “Temos o programa do Ipad, em que cada aluno recebe um aparelho que tem um aplicativo com todo o material didático, além de outros aplicativos para serem usados nos estudos e o laboratório de informática”, diz Margareth.

Esses novos recursos e outros tradicionais devem ser usados para passar da melhor maneira o conteúdo para o aluno. “O ensino fundamental é importantíssimo, pois, é nesse período que ocorre a construção das estruturas essenciais e o processo de desenvolvimento, que serão usados nos próximos seguimentos: ensino médio e faculdade”, conta.

Tecnologia em sala de aula: cada vez mais uma necessidade

O hábito de estudo e a organização

Essa época também é o melhor momento para o aluno obter disciplina e criar o hábito do estudo. “O aluno do ensino fundamental precisa aprender a se organizar, ser responsável pelos compromissos, saber equilibrar a vida escolar com a vida social. É importante aprender essa organização desde pequeno, porque gera autonomia, para quando chegar ao ensino médio toda essa formação, esse hábito já esteja pronto”, garante Valéria Dellafina Barone, coordenadora pedagógica do Colégio Asther. Os alunos do Asther passam a ter esse aprendizado de organização desde cedo. “Eles têm contato com a agenda para aprenderem a se programar; é claro que respeitada a faixa etária e a autonomia de cada um. Esse é o melhor momento para os alunos terem noção do hábito diário do estudo e organização”, relata. Valéria também ressalta a importância do ensino fundamental, já que este é o alicerce de todo conhecimento que o aluno vai ter quando chegar ao ensino médio. “Esse é outro grande diferencial do Asther: a maneira sólida como os alunos são alfabetizados e como aprendem o conteúdo. Além disso, tentamos aguçar a curiosidade do aluno com aulas práticas para que esse alicerce seja melhor sustentado”, finaliza.

A aprendizagem em grupo

Saber compartilhar e lidar com pessoas diferentes, também é um aprendizado importante durante o ensino fundamental. A escola tem a missão de transmitir o conhecimento em uma situação específica: o coletivo. “Os alunos devem aprender junto a seus colegas, e isso leva a uma série de outros aprendizados”, orienta Marcos Loturco diretor da unidade Integral Campinas Parque Prado. O ensino fundamental proporciona esta situação de uma forma mais adequada, facilitando ao aluno a assimilação de conteúdo em qualquer outro momento de sua vida. “É aqui se solidificam as formas e as estratégias do como estudar: em grupo e individualmente”, acrescenta Loturco.

Esse é o diferencial do Integral Campinas, que oferece aos alunos do ensino fundamental a oportunidade de crescimento e desenvolvimento em grupo. “Ele cria um ambiente saudável e cheio de desafios, com muito respeito ao próximo. Um espaço onde o aluno se sente à vontade para buscar o seu aprimoramento”. Para Loturco, uma boa formação no ensino fundamental é aquela que cria situações que levam o aluno a desenvolver inter-relações com o mundo em que vive. E acrescenta: “aprender a ler e escrever, interpretar os símbolos e as leis da sociedade em que está, saber o que é ética, cidadania, respeito ao próximo, ou seja, é trabalhando tudo isto que se faz uma boa formação neste período”.

A aprendizagem em grupo: compartilhar e socializar

O conteúdo e o apoio

Ter um suporte neste período tão importante dos estudos é imprescindível e, às vezes, devido à falta de tempo, os pais não conseguem ajudar os filhos com as dificuldades nas tarefas. Pensando nisso, o Colégio Novo Anglo oferece plantões de reforço para seus alunos do ensino fundamental. “O plantão de reforço ocorre no contra período. É essencial, já que o aluno tem a oportunidade de retomar o que já aprendeu e tirar as dúvidas”, explica Diógenes Silva, diretor pedagógico do Novo Anglo Taquaral. Ele destaca também a sociabilização, já que o ensino fundamental é a primeira experiência de vida em sociedade das crianças. “O que as crianças e os adolescentes aprendem socialmente na escola é o que elas irão fazer na sociedade”, completa.

Além da sociabilização, é no ensino fundamental que se aprende a base dos conteúdos que serão aprofundados mais tarde. Silva fala da importância de se ter um bom projeto pedagógico e bons professores para a aplicação de tal. “O Novo Anglo oferece um bom projeto pedagógico, bom material didático e professores experientes para a aplicação desse projeto”, acrescenta.

A cultura geral

Edmilson Motta, coordenador geral do Grupo Etapa, também ressalta a importância de se passar bem os conteúdos normais e a cultura geral durante o ensino fundamental. “O ensino fundamental é quando o estudante vai ter um primeiro momento de contato com as diversas áreas de conhecimento. Isso irá definir como a pessoa vai ver cada área do conhecimento”. Para Motta, é um momento decisivo, já que isso poderá influenciar posteriormente na escolha profissional. Ele defende a importância de se ter uma integração entre a prática e a teoria. “Se for ensinar ciência é preciso um laboratório. Se for ensinar linguagem é preciso trabalhar com textos. Enfim, tem que ter uma integração”, explica.

A integração é o diferencial do Colégio Etapa. “O Etapa oferece essa formação integrada, apresentando e aplicando todo esse conhecimento. Temos também professores interessados e valorizamos também a sociabilização e a formação de cidadão”, reforça.

A aprendizagem em grupo: compartilhar e socializar

Comentários

Powered by Facebook Comments