jukebox

Os cabeças do dinossauro

Publicado em: 9/11/2012

Por Isabela Reis  / Foto: Marcelo Tinoco

Cabeça Dinossauro é o terceiro álbum de estúdio da carreira da banda Titãs. Foi lançado em junho de 1986 e está na lista dos “100 melhores discos da música brasileira”, da Revista Rolling Stone Brasil. O disco marcou a estreia da parceria da banda com o produtor Liminha e garantiu o primeiro disco de ouro ao grupo. A capa foi baseada em um esboço do pintor italiano Leonardo Da Vinci intitulado “A expressão de um homem urrando”. Um outro desenho de Da Vinci, “Cabeça grotesca”, foi para a contracapa do CD.

O disco volta à mídia em comemoração anos 30 anos de carreira dos Titãs, que relançaram o álbum este ano. A nova versão tem um CD duplo sendo que o primeiro disco traz o álbum completo, em versão remasterizada, e o segundo CD traz a demo completa que deu origem à Cabeça Dinossauro, com 12 faixas que entraram no álbum mais a música Vai Pra Rua, de Arnaldo Antunes e Paulo Miklos e única que não entrou no disco oficial na época.

Capa inspirada em um esboço do pintor italiano Leonardo Da Vinci

Influências: punk rock com pitadas de reggae e funk

Cabeça Dinossauro traz músicas influenciadas principalmente pelo punk rock, mas com pitadas de reggae e funk. E as letras das canções discutiam acidamente os vários pilares da sociedade, expressas já nos títulos como “Polícia” e “Igreja”. Além de críticas a sociedade, como nas músicas “Homem Primata”, que aborda o capitalismo, e “Dívidas”, que trata dos tributos abusivos pagos pela população. Letras corrosivas e irônicas, com as quais se identificaram milhares de fãs num momento em que o Brasil sepultava definitivamente os demônios da ditadura militar. Muitas delas tornaram-se hinos da rebeldia e da indignação de toda uma geração.

O disco foi um marco na história dos Titãs e do rock brasileiro. Foi feito em um momento que a banda buscava uma síntese de sua linguagem musical na construção de um estilo próprio, inventivo e original. Cabeça de Dinossauro foi um fenômeno de vendas e catapultou os Titãs ao pódio do rock que se fazia na época no Brasil.

Turnê com arranjos originais

Os Titãs estão em turnê para comemorar os 30 anos de Cabeça Dinossauro. Durante os shows, o grupo toca todas as músicas desse emblemático e reconhecido trabalho, com os arranjos originais e na sequência em que foram editadas no disco: Cabeça Dinossauro, Aa Uu, Igreja, Polícia, Estado Violência, A Face do Destruidor, Porrada, Tô Cansado, Bichos Escrotos, Família, Homem Primata, Dívidas e O quê.

O show conta também com outras músicas que vieram antes e depois de Cabeça Dinossauro, mas que mantém o mesmo espírito roqueiro, aguerrido e irônico, sempre com a marca registrada dos Titãs: música pulsante com letras fortes, diretas, que questionam e fazem pensar.

 Arte:
Cabeça Dinossauro
Edição Especial
Preço. R$ 24,90

Comentários

Powered by Facebook Comments