família

Ensinar é fundamental. Parte 3

Publicado em: 13/11/2012

Fotos Carlos Sérgio

Desde pequeno

Oportunidade de aprender uma segunda língua ainda criança é permitir explorar uma imensa capacidade de aprendizado

Falar uma segunda língua é indispensável para pertencer ao mundo sem fronteiras de hoje em dia, sendo a língua inglesa a mais importante. A oportunidade de aprender uma segunda língua ainda criança é permitir explorar uma imensa capacidade de aprendizado. Pesquisas nacionais e internacionais apontam que, quanto mais cedo se aprende outro idioma, melhor e mais rápido se assimila uma outra língua.

Quanto mais jovem, mais capacidade o cérebro tem de aprender, seja o que for. Então, a época da infância e da adolescência é ideal para o aprendizado de um outro idioma. Será mais fácil, rápido, além de ser um aprendizado para a vida toda. Por esse motivo, os pais incentivam cada vez mais os filhos pequenos a aprender uma nova língua, principalmente o inglês. Vera Cleto, gerente regional da Experimento Intercâmbio Cultural, explica que o inglês está presente em quase tudo no mundo de hoje, principalmente devido a essas novas tecnologias que têm estreitado os laços entre pessoas de diversas culturas. “O inglês continua sendo a língua universal e com as novas tecnologias e as mídias sociais, as crianças têm cada vez mais acesso a essa língua”. Muitas vezes a criança nem fez aulas de inglês e já conhece um pouco do idioma por ter acesso a essa comunicação que permite entrar em contato com pessoas de outras nacionalidades, conhecer outras culturas e países por meio da internet. “Por tudo isso, o aprendizado de um segundo idioma, principalmente o inglês, é cada vez mais prematuro”, completa.

Intercâmbio: uma experiência de vida

A vivência no exterior

Ter uma vivência no exterior com pouca idade ajuda muito na hora de conseguir fluência no idioma. “É o primeiro momento que as crianças podem usar a nova linguagem”, afirma Vera. Uma viagem para outro país ainda jovem é importante para as crianças e adolescentes entenderem melhor o mundo e aprenderem a se cuidar sozinhos. “É uma forma de o jovem começar a perceber que o mundo não está restrito ao dia-a-dia dele. O fato de terem contato com essa diversidade: modo de vida, de vestir, a alimentação, ver essa imensidão que é o mundo é muito importante. Eles voltam bem motivados e mexidos com esse contato”, conta. A Experimento oferece programas de intercâmbio especiais para crianças a partir de 11 anos. O programa em destaque no momento é o English Days at Disney, que ocorre em janeiro, em que crianças e adolescentes podem aprender ou aperfeiçoar o inglês se divertindo no Walt Disney World, em Orlando, na Flórida. A proposta do programa é o aprendizado da língua inglesa de uma forma interativa e divertida aliada à imersão na cultura americana por intermédio da experiência mágica dos parques temáticos.

“A criança ou o adolescente tem acesso aos bastidores da Disney, conhecendo seu funcionamento”, explica Vera. Os alunos são acompanhados por um profissional da Experimento e um professor credenciado do English at Disney. O programa apresenta uma novidade: os pais podem acompanhar os filhos na viagem e, enquanto os filhos aprendem, eles podem se divertir no parque ou na cidade e até mesmo fazer um curso de inglês.

“A Experimento é especialista em intercâmbios. Temos experts e especialistas no assunto trabalhando conosco, ótimos programas, como este da Disney, e a tradição de 45 anos de experiência no país”, afirma Vera. A Experimento é considerada a melhor agência de intercâmbio da América Latina, e além do “English Days at Disney”, oferece muitos outros programas para todas as idades.

Comentários

Powered by Facebook Comments