bem estar

Hoje é segunda-feiraaa!

Publicado em: 15/10/2012

Por Isabela Reis   Arte Vinícius Sasso

Como é o seu humor na segunda-feira? Muitos responderiam: muito ruim. A coitada da segunda-feira é considerada o pior dia da semana, por trazer um constante e eterno mau humor. Porém, estudos realizados por pesquisadores da Universidade Stony Brook, de Nova York, finalmente derrubaram este mito. A pesquisa, publicada no periódico científico Journal of Positive Psychology, afirma que o humor das pessoas não é pior na segunda-feira do que em qualquer outro dia da semana, exceto, é claro, na sexta-feira.

Os pesquisadores, em parceria com o Instituto Gallup, fizeram uma enquete com 340 mil pessoas para chegar a tal resultado, que também revelou entrevistados mais felizes no dia que antecede o fim de semana, fortalecendo a ideia de que a sexta-feira traz um sentimento especial.

Segundo Arthur Stone, professor e coordenador do estudo, as pessoas dizem se divertirem mais e terem menos preocupações nas sextas-feiras, nos sábados e nos domingos em comparação com os outros dias da semana. O contraste entre o humor do domingo e o de segunda-feira que faz com que o primeiro dia útil da semana ganhe o título injusto. Os cientistas que realizaram o estudo consideram que o mito do mau humor da segunda-feira deve ser descartado e deve ser dado mais enfoque à ideia da sexta-feira feliz. O mito do mau humor de segunda-feira é cultural e o dia recebe essa conotação negativa por interromper o lazer. “A segunda-feira interrompe o lazer, o descanso e traz aquela sensação de começar tudo de novo. É mais prazeroso estar com a família, se divertindo”, afirma Rita Karter, doutora em psicologia e professora da Puccamp (Pontifícia Universidade Católica de Campinas).

A segunda-feira, para a universitária Lígia Camargo Antoniazzi, não é nada fácil. Ela conta que seu desânimo já começa no domingo à noite. “Eu me sinto assim simplesmente porque eu sei que vai começar tudo de novo: estágio, faculdade etc.”, reclama. Lígia está entre aqueles que consideram o dia como o pior da semana. “Acho que a segunda-feira é o pior dia porque você sabe que o fim de semana está muito longe de voltar”. E resume como se sente: “muita preguiça, principalmente de ter que acordar cedo.”

Ela concorda com a pesquisa e afirma que se sente exatamente como o estudo descreve os sentimentos durante os dias de semana. “Meu humor vai melhorando gradativamente ao longo da semana: na terça, tenho sintomas parecidos com os da segunda. Na quarta já estou me acostumando. Na quinta me sinto mais animada, porque o fim de semana se aproxima e, na sexta, meu bom humor é garantido.” Lígia diz que esse humor interfere até no cuidado com si mesma. “No meio da semana, sempre vou trabalhar mais animada e até mais arrumada. Percebo que o humor interfere muito na minha rotina e até mesmo na maneira como cuido de mim mesma”.

Como encarar a segunda-feira

É importante derrubar o mito da segunda-feira, para melhorar a vida das pessoas, já que o mau humor atrapalha o trabalho e a vida pessoal. “Se a pessoa conseguir ficar de bom humor, na segunda-feira, seria ótimo. Vai trabalhar melhor, além de viver de uma forma mais tranquila”, explica a psicóloga Rita Karter. As pessoas têm que entender que o trabalho é necessário; é o que dá autonomia para cada um e o que ajuda a todos a se manterem. “Com bom humor todos os dias da semana, o profissional terá melhores condições de entender a vida e o trabalho. Já o mau humor atrapalha tudo”, acrescenta.

A professora Rosana de Cássia Reis tem uma relação estável com a segunda-feira e garante que seu humor é muito bom neste dia. “Vejo a segunda-feira um dia como outro qualquer. A única diferença é que ela representa o recomeço de um novo ciclo. Me sinto bem humorada, sim”. De acordo com ela, a segunda-feira traz a sensação de continuidade da vida. “Esse dia traz a impressão de que a vida continua, e que a cada sete dias surge uma nova chance para recomeçar um caminho que talvez nos conduza a dias melhores”, comenta.

Rosana diz que o bom humor é resultado do valor a que ela dá ao trabalho e à profissão que escolheu. “O trabalho faz bem! É importante em nossa vida, principalmente quando se faz o que gosta. O final de semana existe para que possamos resgatar nossas forças, nossas energias, e na segunda-feira, fazer tudo de novo”. Essa é também a dica que a psicóloga Rita dá para manter o bom humor na segunda-feira. O trabalho realizado com prazer é essencial para garantir o bom humor. “Gostar do que se faz e ter prazer em trabalhar dá motivação, para uma boa segunda-feira e também para o resto da semana”, finaliza.

Comentários

Powered by Facebook Comments