casa

Anticorpos

Publicado em: 11/12/2011

Por Frederico Asteca

O improvável, o improviso, a ousadia, a alegria e demais singularidades da vida brasileira têm a sua mais bela tradução nas peças icônicas dos Irmãos Campana, sensibilidade que, combinada ao domínio da gramática cultural – da popular à erudita –, tornou a dupla mundialmente reconhecida.

Essa consagração internacional culminou com a organização da primeira grande retrospectiva de Fernando e Humberto Campana pelo prestigiado Vitra Design Museum, Alemanha, localizado na cidade de Weil am Rhein, com curadoria de Mathias Schwartz-Clauss, em 2009, que chega ao Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo.

A mostra, dividida em nove núcleos diferentes, aponta a variedade formal e de materiais usados pelos irmãos, ao mesmo tempo em que mantém o processo do design transparente. A exposição contempla desde a biografia de Fernando e Humberto, com textos, filmes, fotos e, a partir das duas cadeiras que marcaram o início da carreira, “negativo” e “positivo” (1989), os objetos chaves, decisivos para o crescimento das formulações acerca dos princípios criativos.

No total, são 70 peças de mobiliário, 13 luminárias, 8 jóias e vestuários, 50 objetos domésticos, 20 objetos de arte, 3 maquetes de arquitetura e uma instalação inédita, além de 25 objetos colecionados pelos Campana.

 

Local: Centro Cultural Banco do Brasil
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro – São Paulo
Data: até 15 de janeiro de 2012
Horário: de terça a domingo, das 9h às 21h
Entrada: grátis
Telefone: 11 3113-3651

Comentários

Powered by Facebook Comments