motor

A sintonia perfeita

Publicado em: 10/11/2011

Por Marco Afonso Camargo

A emoção tomou conta do Salão Internacional de Frankfurt 2011 quando a Alfa Romeo apresentou o novo conceito do 4C GTA. O supercar compacto representa a verdadeira essência de um carro esportivo, além de estar em completa sintonia com os valores da marca: performance, estilo italiano e excelência técnica que visa máximo prazer de condução em total segurança.

O modelo é inspirado nos 8C Competizione e nos 8C Spider, mas está um passo à frente. Enquanto os dois modelos foram focados na obtenção de mais “poder de fogo”, o foco do 4C Concept GTA está na redução de peso graças ao uso extensivo do carbono.

Este legítimo Alfa Romeo se distingue pela sua graciosa linha externa, mas também por um projeto on-board que mantém as características e os dispositivos que refletem diretamente no espírito esportivo do carro.

Centro de gravidade

Graças ao uso extensivo de fibra de carbono o peso chega a apenas 850 quilos. O chassi suporta um corpo completamente trabalhado a partir de carbono, dentro do qual há espaço para o motorista e passageiro, enquanto a estrutura do chassi traseiro e as caixas de colisão utilização o alumínio. Este layout melhorou o centro de gravidade do veículo, oferecendo maior agilidade e dirigibilidade mesmo nas estradas mais difíceis.

Performance

O conceito 4C GTA é alimentado por um “4 cilindros” 1750 motor turbo a gasolina localizado centralmente na parte traseira e acoplado a um novo “Alfa TCT” transmissão automática de embreagem dupla seca. Com uma potência total de 200 HP, o motor de sprint vai de 0-60 MPH em apenas 5 segundos, enquanto a velocidade máxima sobe para 155 MPH.

Também vem com um layout de suspensão extremamente sofisticado (quadrilátero alto à frente, MacPherson na parte traseira), que combinado com um sistema de tração traseira, oferece uma distribuição de peso de 40% no eixo dianteiro e 60% no eixo traseiro.

Valor

Alfa Romeo anunciou que o GTA 4C não é apenas um exercício de design, mas vai entrar em produção em 2012, em uma tentativa de reforçar o conceito de crescimento global. O novo modelo sairá primeiro nos Estados Unidos e depois na Europa.

A Alfa planeja montar de 15 mil a 20 mil unidades do cupê 4C ao longo de cinco anos e outros de 5 mil a 10 mil roadsters serão construídos pela Abarth. Na Europa, os preços do GTA 4C vão começar a girar a partir de 45 mil euros.

Comentários

Powered by Facebook Comments