gastronomia

Paco perez, o icônico chef 5

Publicado em: 8/06/2017

Referência mundial da culinária de vanguarda, que visa explorar os 5 sentidos, possui a incrível marca de 5 estrelas Michelin e coordena 5 restaurantes na Espanha e Alemanha

 

paco perez

 

Sara Pedroso

 

Há anos, o hotel Miramar de Llançà (Giroda) tornou-se um lugar de peregrinação para os amantes da gastronomia contemporânea. Um negócio familiar que possui duas estrelas Michelin e inunda de criatividade seus pratos.

Paco Pérez comanda a Enoteca do Hotel Arts, em Barcelona, também premiada com duas estrelas Michelin. Além disso, o chef dirige a cozinha do La Royale e do Bar Bao, sua nova proposta.

Desde 2012, tem, em Berlim, o restaurante CINCO (que visitamos e damos destaque ao lado), no Das Stue Hotel, que recebeu uma estrela Michelin, somando os cinco títulos.

Pérez possui ainda um restaurante despojado, o L’EGGS. Diferente, divertido, para todos os públicos e economicamente acessível.

 

Residenciais: Poderia comentar o que é a icônica cozinha vanguardista espanhola?

Paco Pérez: A nossa cozinha vanguardista é a nossa essência. É o que somos, o retrato daquilo que pensamos com a adição de todas as técnicas possíveis que inovam a culinária.

Residenciais: As técnicas da culinária molecular transformam até que ponto o ingrediente?

Paco Pérez: Estas técnicas não devem mudar o gosto, mas torna-lo mais interessante. É importante entender que estes métodos e equipamentos existem para ajudar a compor a estrutura do prato e torna-lo único.

Residenciais: O paladar dos consumidores tem se sofisticado, mas ainda assim, a maioria não entende a complexidade e a riqueza da alta cozinha. Qual conselho que daria para desfrutarem ao máximo esse novo mundo?

Paco Pérez: Acho que a dica para entender a complexidade da alta cozinha, é tentar desfrutar ao máximo de toda a rica e diversa experiência que ela pode proporcionar e se deixar levar por ela.

Residenciais: A cozinha vanguardista e o celeiro rico e inexplorado de ingredientes da América do Sul (especialmente da Amazônia), devem se unir para apresentar novas e surpreendentes receitas?

Paco Pérez: É claro que qualquer novo produto desconhecido culturalmente ajuda a surpreender e desenvolver novas criações. A nossa cozinha sempre está aberta a novos produtos e a novas técnicas que possam dar originalidade ao nosso trabalho.

Residenciais: Os 5 sentidos são cada vez mais requisitados na nova gastronomia, nunca se criou tanto. Cada vez mais, novas técnicas, fusões, sabores, aromas e texturas. Para onde isto nos leva?

Paco Pérez: Os 5 sentidos estão sempre presentes na nossa cozinha. Os pratos nos levam para onde as pessoas que produzem nos querem levar, pois quando produzimos estamos sempre refletindo como somos e o que queremos mostrar.

Residenciais: Os 5 sabores. Qual é o melhor? O suave, picante, amargo, doce ou azedo? Como funciona a química do chefe?

Paco Pérez: Você sabe qual é a cor do arco-iris mais bela? Não é possível chegar a uma resposta. Cada sabor está relacionado a uma memória pessoal a história de cada um. Assim, o sabor está atrelado muito ao reconhecimento pessoal de um prato e a um momento vivido.

Residenciais: Destacamos quatro diferenciais do seu restaurante 5 de Paco Pérez (Hotel da Stue, em Berlim) poderia destacar o de numero cinco?

Paco Pérez: Para mim o ponto 5 é a minha equipe. O conjunto de pessoas que fazem parte desse trabalho e colaboram para o meu sucesso.

Residenciais: Poderia mencionar 5 ideias para a culinária criar um mundo melhor?

Paco Pérez: Acredito que as 5 sejam, paixão, a amizade, a partilha, a reflexão e o amor são as palavras-chave para construir um mundo melhor, não só na culinária como também em outros contextos.

Residenciais: 5 estrelas Michelin. Como conseguir?

Paco Pérez: Acho que é necessário muito trabalho, perseverança, paixão e equipe. Não é fácil correr atrás de seus sonhos, mas com o foco certo você chega lá. Porém, talvez o que muito ajude é ficar feliz por poder acordar cada dia e poder vivê-lo.

 

BERLIM

O Restaurante cinco por paco pérez, do das stue hotel dentro do hotel Da Stuel está o Restaurante CINCO por Paco Pérez, e fomos até lá degustar o “menu experiências”. Desde a entrada até as sobremesas estão as mais extraordinárias combinações de texturas, aromas e sabores, que se entrelaçam para garantir uma experiência única. Tudo acompanhado por uma seleção criteriosa de vinhos para cada um dos variados pratos mas que constroem uma só identidade culinária. Paco propõe um tipo de cozinha de vanguarda formada principalmente por produtos do Mediterrâneo, que são incorporados através de técnicas inovadoras, tais como a molecular. O serviço cuida de cada detalhe, o restaurante é confortável e desenhado para apenas 28 convidados.

das_stue_cinco-155

Hotel Restaurante CINCO por Paco Pérez, em Berlim, Alemanha

 

Comentários

Powered by Facebook Comments