destaques

Simulado com múltiplas vítimas vai fechar a Delfino Cintra dia 17

Publicado em: 16/05/2017

Organizado pela SBAIT, evento vai reunir e treinar equipes de Campinas e região

 

A Rua Delfino Cintra, no Centro de Campinas, vai viver a rotina de uma ocorrência de trânsito com múltiplas vítimas na próxima quarta-feira, a partir das 14h30. O Simulado Nacional de Atendimento a Múltiplas Vítimas, organizado pela SBAIT (Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado), tem como objetivo treinar equipes de resgate que atuam em Campinas e cidades da região para uma situação real.  Ele vai ocorrer na altura do número 63, em frente à SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas), onde estará montada toda a estrutura do evento. O trânsito no local será desviado por agentes da EMDEC (Empresas de Desenvolvimento de Campinas).

 

O simulado, em comemoração ao Maio Amarelo, faz parte da programação pré-congresso do Campinas 2017, que acontece entre os dias 18 e 20 de maio no Expo Dom Pedro. Intitulado Gestão de Acidentes com Múltiplas Vítimas, o curso será ministrado, também na SMCC, por uma equipe de cirurgiões de Israel, através da Sociedade Mundial de Cirurgia de Emergência. Os médicos israelenses vão acompanhar os trabalhos de resgate em Campinas.

 

Após a montagem da cena, o Corpo de Bombeiros será acionado às 15h, e, a partir deste momento, será seguido o protocolo real para este tipo de caso. A instituição ficará responsável pelo acionamento dos demais órgãos envolvidos, após avaliação inicial da ocorrência, a exemplo do que acontece em situações reais.

 

Cada uma das vítimas da ocorrência será acompanhada por um “sombra”, responsável por passar as informações clínicas a quem estiver fazendo o atendimento. O papel do sombra é importante para direcionar e avaliar o trabalho do profissional responsável pela saúde da vítima.

 

“Nós vamos envolver várias equipes de resgate, inclusive o Águia, neste simulado. É fundamental que esses profissionais passem por treinamentos próximos à realidade. Dessa forma, as instituições conseguem melhorar seu protocolo e o treinamento da equipe”, destaca o coordenador do Comitê de Prevenção da SBAIT, Gustavo Pereira Fraga. “Além de um atendimento correto, é crucial um bom tempo de resposta. Tudo isso faz diferença para estabilizar a vítima”, explica.

 

Este é o terceiro ano em que a SBAIT realiza simulados com múltiplas vítimas. “A Sociedade tem um papel importante no atendimento ao traumatizado. Por isso, desenvolvemos ações e cursos para que as equipes possam se aperfeiçoar cada vez mais”, comenta o presidente da entidade, José Mauro da Silva Rodrigues.  Em 2015, foi realizada a 1ª edição do simulado em Campinas, na Praça Arautos da Paz.

 

Além da EMDEC e da SMCC, participam da ação a Secretaria de Transportes de Campinas, Prefeitura de Campinas, alunos da disciplina Cirurgia do Trauma da Unicamp (Universidade de Campinas), Liga do Trauma da Unicamp,  GRAU (Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências), COBOM (Corpo de Bombeiros) de Campinas, CIMCamp, Bombeiros Voluntários de Monte Mor, Concessionária CCR AutoBAn, Rota das Bandeiras e Guarda Municipal de Campinas.

 

Alterações no trânsito

As ações de operação de trânsito da Emdec para a realização do simulado começam a partir das 14h30. Trecho da Delfino Cintra, entre Regente Feijó e Avenida Francisco Glicério, será compartilhado para a montagem do cenário. A partir das 15h, haverá o bloqueio total da Delfino Cintra, a partir do cruzamento com a Avenida Orosimbo Maia. O desvio poderá ser realizado pela Avenida Francisco Glicério ou seguindo pela Orosimbo Maia, dependendo do destino do motorista.

 

Para o pouso do helicóptero Águia, que será na confluência das vias Delfino Cintra, Francisco Glicério e Marechal Deodoro, também haverá bloqueios momentâneos na Glicério com Orosimbo; Isolethe Augusta Sousa Aranha com Orosimbo; e Sacramento com Marechal Deodoro. A previsão do encerramento do simulado e liberação total das vias é por volta das 16h.

 

Campinas 2017

O Campinas 2017 é o maior congresso médico no interior de São Paulo. Nesta edição, ele reunirá três grandes eventos, que acontecem paralelamente no Expo Dom Pedro entre os dias 18 e 20 de maio: o Intergastro & Trauma 2017 (IG&T), o XIX Congresso Brasileiro de Ligas de Trauma (CoLT) e o IV Congresso da Sociedade Mundial de Cirurgia de Emergência (WSES).

Comentários

Powered by Facebook Comments