destaques

Influência das cores no Design

Publicado em: 21/06/2016

Por Viviane Bertolini

0c905a0c-fc68-480f-b414-606e14b77c97

Desde os primórdios as cores são de grande influencia na vida dos seres humanos.

Grandes nomes na historia como pintores famosos, cientistas, filósofos e estudiosos dos séculos passados já vinham desvendando essa importância.

As cores mexem e estimulam com o nosso psicológico e fisiológico, compondo nossa personalidade, por isso a importância das cores corretas de acordo com o ambiente e das necessidades de quem irá utilizá-los.

O vermelho, laranja e amarelo são cores quentes, excitantes que estimulam energia, apetite e criatividade. São ideais para teatros, restaurantes, cozinhas e salas de almoço e jantar.

O verde, azul e violeta transmitem equilíbrio, harmonia, força, estabilidade, confiança e afeto. São indicados para clinicas, hospitais, spas, escolas e dormitórios.

O marrom como o verde está ligado à natureza, sendo uma cor neutra e versátil é utilizado em todos os ambientes, trazendo equilíbrio e força.

O preto, branco e cinza são cores neutras e impessoais, o branco e o cinza não transmitem efeitos fisiológicos porem no psicológico traz equilíbrio, sobriedade, sutileza e elegância.

O preto e o dourado esbanjam sofisticação, magnificência e nobreza. Devem ser usados em pequenos detalhes na decoração proporcionando um efeito especial. Quando associadas a outras cores modifica o efeito realçando seus tons.

Para associar e aplicar as cores nos projetos de interiores é fundamental a orientação do designer tornando assim o ambiente personalizado e equilibrado.

Comentários

Powered by Facebook Comments