casadecoração

Saiba como preparar a mesa para um jantar especial de Natal

Publicado em: 21/12/2015

O Natal é uma época do ano muito especial, pois é o conjunto de várias festividades realizadas em diversos setores da sua vida, como trabalho, amigos e familiares, ao mesmo tempo que encerra o ano e propõe que as pessoas pensem sobre os principais fatos, celebrando as vitórias e lembrando daquilo que não se realizou, mas que ainda há esperança de acontecer no próximo ano. Em meio a tantas recordações, esperanças e sentimentos de carinho, o jantar é uma das melhores oportunidades para reunir as pessoas mais queridas e ter a chance de conversar e viver bons momentos.

Além de comprar presentes, montar a sua árvore e decorar a casa para receber suas visitas já com o espírito de Natal, é importante saber como decorar a sua mesa de jantar, independentemente do tamanho e modelo do móvel e do número de convidados. Não é necessário investir muito para deixá-la aconchegante e bonita, pois você já pode dar uma nova aparência e fazer com que todos se sintam bem vindos com apenas alguns objetos decorativos.

mesa de natal

Linda decoração para se inspirar no natal

 

Quais objetos decorativos utilizar?

O mais importante no momento de decorar a mesa, seja para um jantar, seja para a ceia de Natal, é utilizar a quantidade certa de adereços e em tamanhos que não atrapalhem as pessoas quando forem se servir ou conversar entre si. Por isso, comece pensando nas toalhas e nos guardanapos – mesmo aqueles de papel ou de pano. Usá-los com estampas ou cores de motivo natalino torna tudo mais especial e apropriado para acompanhar as festividades.

 

Para incrementar a mesa, você pode incluir opções como taças, velas, centros de mesa, jogos americanos, bonecos pequenos de Papai Noel, arranjos de flores (bico de papagaio costuma ser a flor mais utilizada no Natal) ou ainda uma mini árvore. Você também pode ousar mais e colocar outros itens, apenas tome cuidado com pisca-piscas, pois eles geralmente não podem entrar em contato com líquidos, então opte por um modelos específicos, caso alguém derrube alguma bebida na toalha.

 

Quais cores escolher?

As cores mais tradicionais para essa época são o verde e o vermelho, mas muitas pessoas também gostam de fazer misturas com vinho, roxo, azul, prata ou dourado. Elas geralmente combinam mais com uma decoração com temática de inverno, que é a temporada no hemisfério norte e onde a cultura de comemorar a data surgiu.

 

No entanto, cada vez mais pessoas escolhem temas tropicais para enfeitar a casa para o Natal, valendo usar até mesmo a nossa fauna e flora como motivos para a mesa. Verde, amarelo, dourado, branco, rosa e azul são cores mais vivas e podem ser ainda mais valorizadas em uma mesa de frutas, por exemplo.

 

Ofereça atrações

Além de arrumar a mesa para receber os seus convidados, faz parte de preparar um bom jantar oferecer atrações para que eles se sintam mais à vontade antes e depois da ceia. Uma tábua de aperitivos, com bebidas e comidas, pode ser uma boa maneira de deixar as pessoas mais relaxadas logo ao chegarem, por exemplo. Faça uma playlist especial com músicas que agradem os seus convidados ou até mesmo canções natalinas, dando um clima ainda mais especial para essa reunião e deixando o ambiente mais descontraído.

 

Brincadeiras como amigo secreto podem ser uma boa maneira de todos se divertirem, mas faça isso depois da ceia, assim a brincadeira não precisa ter hora para acabar e todos ficam mais confortáveis.

Comentários

Powered by Facebook Comments