decoração

Nature City: O fantástico condomínio arquipélago

Publicado em: 6/11/2014

Projetado pelo nosso parceiro Oppenheim Arquitecture + Design, com 35 km2 de extensão, interligando centenas de ilhotas

 

 

 

Por Oppenheim Architecture + Design

 

 

Num arquipélago de 35 km2, formado por centenas de ilhotas, em Dubbai, chamado Ilhas Hudayriat Sul, foi desenvolvido um espetacular projeto arquitetônico e urbanístico de uma cidade ecológica, predominantemente residencial, liderado pelo nosso parceiro Oppenhein Arquitecture + Design.

Projetado dentro de uma baia cujas imediações já possuem grandes áreas urbanas, o projeto buscou complementar, ordenar e atender urbanisticamente toda a região.

O conceito urbanístico distribui as áreas edificadas de acordo com a densidade populacional, ou seja, quanto mais próximo da área costeira menor a densidade construída, gerando menor impacto ambiental.Dentro da área foi projetada um verdadeiro mega condomínio residencial, disposto da seguinte forma: após a área ambiental marinha, preservada, inicia-se à beira mar, as residências de mais alto padrão e de edificação de menor verticalização e após, seqüencialmente, adentrando cada vez mais no arquipélago, seguem áreas residenciais,  gradualmente menos luxuosas e mais verticalizadas até chegarem os apartamentos e finalizando com a área comercial. No entanto, não foram projetados edifícios altos nas centenas de ilhotas que formam o arquipélago; muitas receberam interligações por terra, transformando o arquipélago num condomínio paradisíaco.

OPPENHEIN EXPLICA O CONCEITO DO PROJETO

O projeto foi inspirado pelo ecossistema único de seus arredores, uma terra abundante e mística, onde o deserto encontra o mar, o nosso plano mestre para a Nature City, propõe uma oportunidade para imitar, acelerar e catalisar os processos da natureza. Institui uma estrutura para uma simbiose entre ecologia e sociedade, que fortalece o equilíbrio entre o homem e o mundo que habitamos. A grande extensão de maravilhas geológicas que criaram um mundo emparelhado com milhares de anos de civilização, inspirou a nossa ideologia para criar a possibilidade de um estilo de vida otimizado, uma sintonia com o meio ambiente, a cultura e a condição humana. O projeto simultaneamente reverencia e realça a beleza natural do local – estabelecendo um novo marco para o design, qualidade e sustentabilidade no ambiente natural.

Um reino de dramáticas ilhas, moldada por uma hipersensibilidade aos padrões e forças sublimes da natureza, maximiza a valorização e a celebração do lugar. O estudo e a especialização tem nos levado a construir um habitat de harmonia universal e de uma forma que dê suporte e prosperidade, para a vida em todo o ecossistema ao seu redor.

Através da composição diferenciada e equilibrada da construção, sua materialidade, espacialidade, textura, com o seu  mar, sua paisagem e sua luz, Criando uma atmosfera que promove bem-estar sendo atrativa para os sentidos e encantando a alma. Empregando uma sensibilidade urbana a nossa estratégia, atingimos um apogeu através de um equilíbrio entre urbanismo, arquitetura e um ambiente natural. É através dessa ideia de elegância aprimorada da natureza que faz surgem às possibilidades de como a vida pode e deve ser.

 

Nature City 5

Nature City 6

Nature City 4

Comentários

Powered by Facebook Comments